Framework da Celepar aumenta produtividade no desenvolvimento de sistemas

“É a nossa revolução! Agora temos a base para integrar todos os sistemas eletrônicos do Estado". O otimismo do gerente de Inovação Corporativa, Vanderlei Vilhanova, traduz a transformação pela qual a Celepar - Informática do Paraná vem passando. Há três anos, o governo cancelou contratos de prestação de serviço e fornecimento de software proprietário feitos com empresas terceirizadas. Toda essa demanda foi repassada para a Celepar.

O principal objetivo da decisão era, com o tempo, tornar a estatal capaz de atender os clientes com sistemas construídos sob medida, suprindo perfeitamente a necessidade de cada um.

As condições para atingir esse estágio acabam de ser alcançadas. A Celepar criou uma Plataforma de Desenvolvimento (termo também conhecido como “framework”), ou seja, um software que serve para fazer softwares. Ela define um método padrão de trabalho e é o ponto de partida para atingir os novos objetivos da companhia.

"A partir de agora tudo o que for produzido pela Celepar será feito com essa plataforma. Isso garante a integração de todos os sistemas eletrônicos do Paraná e a possibilidade de conversação entre eles. Atingiremos nossa autonomia tecnológica", explica Vilhanova.

Torre de Babel

Um dilema do mundo da informática é que cada software é construído de um jeito. Classicamente, o programador aprende as técnicas e as aplica da forma que considera mais eficiente. Mas essa escolha é particular, é possível usar outros métodos. Isso deságua em dois problemas.

Em alguns casos não é possível a troca de informações entre sistemas feitos de forma diferente, o que é vital para o Governo. Por exemplo, o ideal seria que os dados de todas as secretarias pudessem ser cruzados e comparados em poucos segundos. Assim, as políticas públicas seriam melhor planejadas. Em muitos casos, essa comparação de dados é feita de forma manual. Além disso, se outro desenvolvedor for escolhido para fazer uma versão avançada do mesmo software, terá grande trabalho se o estilo de programar dele for diferente.

Com uma plataforma feita especialmente para construir produtos para o Governo do Estado, esses problemas terminam. O estilo passa a ser o da Celepar, um padrão conhecido por todos os programadores, que inclusive têm à disposição um manual de instruções. Atualizações são feitas sem dificuldade, e a conversação entre os aplicativos feitos pelo sistema é total.

“A partir de agora, toda a área digital vai falar a mesma língua”, brinca o gerente da Celepar.

“Revolução Industrial”

“É como se fosse uma revolução industrial do software. Temos um conjunto de ferramentas, um padrão e um método de trabalho”, diz o gerente.

A produtividade é maior porque é possível usar partes de programas já construídos em projetos novos. “Se precisamos de um sistema de segurança, temos um pronto. Como ele já foi usado outras vezes, temos a certeza que funciona bem”. Esse reaproveitamento de soluções permite que elas sejam melhoradas a cada vez que forem usadas. Assim, os esforços da equipe ficam focados somente nas partes inéditas de cada novo projeto.

A tendência é que, com o tempo, todos os sistemas do Governo sejam construídos pela Plataforma Paraná, possibilitando a conversação e integração de todas as áreas.

“Sabemos que é um processo lento, pois algumas divisões usam software proprietário. Mas agora que essa tecnologia está aqui disponível para quem quiser, e ela está sempre sendo melhorada, sabemos que um dia todo o Governo vai usar o mesmo padrão”.

E a migração já começou. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) é o primeiro órgão a ter seu sistema de habilitação desenvolvido de acordo com os padrões da Plataforma Paraná. Somente com o banco de dados PostgreSQL feito em software livre, a economia em relação a um similar feito em software proprietário foi de de R$ 2,8 milhões. O sistema compreende um total de 160 funções, entre elas agenda, resultados de exames, controle de infrações e consultas relativas a todos os processos de trânsito.

O projeto piloto foi implantado recentemente nas Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) de Campo Largo e Araucária, na região metrotopolitana de Curitiba. A expectativa é de que até junho todas as 99 Ciretrans do Paraná possam se beneficiar do sistema integrado.

Autonomia e segurança

A Plataforma Paraná é um software livre, um programa de código aberto. Não existem direitos legais sobre essa tecnologia. Outros interessados podem usar, copiar, distribuir, alterar a plataforma e produzir seus próprios softwares com ela.

“Além de não depender de empresas terceirizadas, nos mesmos somos capazes de produzir tecnologia para suprir os interesses do Estado. É uma autonomia tecnológica que estamos atingindo”, opina Vilhanova.

O código aberto também é um fator que aumenta a segurança. “Já imaginou uma estrutura como a do governo do Estado ser dependente do código secreto desenvolvido por uma empresa privada?”, pergunta. “A chance de ter os dados oficiais espionados é muito grande. O código aberto é um jogo em que todas as cartas estão na mesa, onde é fácil descobrir o que está errado”.

Vilhanova cita como exemplo o governo estadunidense, que desenvolve e utiliza softwares livres em suas divisões.

CICERONE

É capaz de identificar sistemas web escritos com linguagens diferentes e de se comunicar com eles. Na prática, permite que a pessoa efetue um único procedimento de identificação com nome de usuário e senha para ter acesso a todos os sítios da empresa. Para o indivíduo, a impressão será a de que está em um único sistema, quando trata-se de diversas tecnologias resididas em servidores separados. Com o Cicerone, não é necessário decorar mais de um nome e senha, o que poupa tempo e paciência.

AGITA

Fabricado para fazer com que as atas das reuniões sejam cumpridas à risca. Esse aplicativo, além de possuir um padrão de ata pré-formatado, possui um campo especial para cadastrar os eventos aprovados em reunião. O Agita então entra em contato por e-mail com o responsável e cobra dele a tarefa dentro do prazo estabelecido. É uma forma ágil do indivíduo ficar sabendo as tarefas que deverá cumprir, mesmo faltando os encontros.

O QUE É PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO (FRAMEWORK)?

É uma estrutura digital feita especialmente para construir programas de computador, ou seja, um software que monta softwares. A plataforma funciona com métodos e padrões de trabalho bem definidos. Graças à essa organização, é possível aproveitar componentes já usados no desenvolvimento de novos produtos. É como se fosse um jogo de montar em que as peças podem encaixar livremente uma nas outras, graças à sua estrutura padronizada. Isso quer dizer que mais programas podem ser feitos com menos tempo e esforço. Assim, o trabalho fica concentrado nas particularidades de cada nova idéia.

Conheça as ferramentas da Plataforma Paraná

SENTINELA

Toda aplicação precisa de um sistema de segurança para determinar os tipos de usuários e o que cada um deles está autorizado a fazer. É essa a função do Sentinela. Trata-se de um sistema pronto que pode ser incorporado a qualquer novo produto feito pela Plataforma Paraná. Por causa disso, a probabilidade de falhas é baixíssima, uma vez que já foi testado muitas vezes por diversos estilos de softwares. Foi o primeiro produto desenvolvido com a plataforma.

J-QUERENA

Este produto é um gerador de códigos. Ao invés do programador digitar linha por linha aquilo que deseja fazer, basta ele observar a interface gráfica do JQuerena e a preencher com as informações desejadas. O programa vai interpretar os dados e transformá-los em códigos, agilizando muito o trabalho. O ganho na produção em alguns tipos de aplicativos chega a 80%. O “J” do nome quer dizer “Java”, a linguagem em que o produto foi escrito.

TIMONEIRO

Serve para desenvolver um tipo de aplicativo conhecido como Controlador de Processo, ou “workflow”. Ele permite que os diferentes comandos de uma entidade cadastrem reuniões, avisos e outras informações. Elas podem ser distribuídas para as pessoas que trabalham em certa área ou que prestam um serviço específico, dependendo da orientação escolhida na mensagem. Como o Sentinela, é um sistema pronto e totalmente compatível com projetos executados com a Plataforma Paraná.

CONSORTE

Foi desenvolvido pelo Timoneiro para uso dos programadores da Celepar. Como os diversos softwares produzidos na casa estão em constante atualização, é necessário saber em que versão cada um está e quais ferramentas precisam ser substituídas. O programador é informado das novidades pelo Consorte, atualiza os dados e não perde tempo. O produto também é capaz de ser absorvido por aplicativos feitos pela Plataforma Paraná.