GNOME ganha cada vez mais colaboradores

Um ambiente completamente livre para desktops, servidores em rede e dispositivos portáteis para o acesso à Internet com arquitetura moderna, o projeto GNOME inclui uma avançada plataforma de desenvolvimento e um moderno ambiente para o usuário final. Grandes empresas de software e hardware dão apoio aos esforços de desenvolvimento do GNOME, que é liderado por uma comunidade internacional de voluntários. Trata-se de comunidade organizada, com centenas de membros, incluindo um conselho diretor eleito e grupos temáticos para uso e acesso, cujas decisões são tomadas através de fóruns de debates. Sua atualização é definida por um grupo específico e agendada para acontecer a cada seis meses.

Ambiente operacional de fácil utilização, é também um importante framework de desenvolvimento de aplicações para desenvolvedores de software. O framework de acessibilidade do GNOME é o resultado de vários anos de esforços, um componente essencial e não apenas um complemento do sistema.

A interface gráfica Gnome é software livre e integra o projeto GNU, projetado para oferecer a usuários e desenvolvedores o máximo de controle sobre sua área de trabalho, aplicações e dados. A comunidade de voluntários e profissionais GNOME é responsável pela criação do o primeiro, e único, Guia de Diretrizes para Interface Humana em software livre (Gnome Human Interface Guideline, ou HIG), sendo que todas as principais aplicações GNOME seguem estes princípios. É utilizado, desenvolvido e documentado em dezenas de idiomas.

TIM NEY - Bastante conhecido na comunidade software livre, o diretor-executivo da Fundação Gnome, Thimoty Ney, é presença garantida na Latinoware Mercosul. Defensor do espírito de colaboração e compartilhamento do conhecimento que havia nos primórdios da informática, Tim Ney acredita que o software livre é o melhor caminho para o desenvolvimento tecnológico. Neste caso “o futuro é voltar ao passado”, costuma dizer. Na direção do Gnome desde 2001, ele jogou um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Fundação durante seu período de implantação. A exemplo de Nathan Wilson, da DreamWorks, ele também é apaixonado pelas artes cênicas, tendo atuado como diretor de associações independentes de produtores cinematográficos, em cujo meio ficou conhecido por liderar o lançamento desse tipo de serviço na indústria do entretenimento na Europa e no Japão. Foi atraído ao software livre pela mesma paixão que encontrou nos artistas e nos produtores de cinema.