Geo Notícias

Autoras: Cintia Mara Costa - ASTEC Gislene Lessa - ASTEC Iolanda Oliveira Barcelos - ASTEC

• A CELEPAR, iniciando seu processo de treinamento na área de Geo, promoveu no último trimestre deste ano, cursos do software ARCVIEW versão 3.1, destinados a usuários do Estado que utilizam esta ferramenta em suas atividades.

Para o próximo ano estão sendo programados diversos cursos na área de Geo, visando a disseminação das tecnologias envolvidas nos diversos setores da administração pública.

Caso sua Instituição tenha interesse em algum assunto específico na área de sistemas de informação geográfica, contate seu coordenador de Atendimento ou a ASTEC.

• Início de uma nova era na captura de imagens da Terra para uso em Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento:

"A Space Imaging liberou imagem da Terra vinda do primeiro satélite comercial de alta resolução do mundo. A imagem de um metro de resolução em preto e branco, de Washington, coletada pelo Ikonos, tem clareza e detalhamento sem precedentes em imagens comerciais do espaço. A imagem mostra parte da área do coração de Washington, e está disponível para download no web site da Space Imaging. "

As imagens do Ikonos terão utilidade em um número ilimitado de mercados, incluindo: Estado, Prefeituras, mapeamento, agricultura, silvicultura, emergência, energia, saneamento, telecomunicações, meio ambiente, segurança, transporte, e estarão disponíveis comercialmente no ano 2000.

• O primeiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto é lançado com sucesso:

"Os satélites Cbers-1 e Saci-1 foram lançados com sucesso na madrugada de 14 de outubro, à 1h15 a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan, na República Popular da China.

O Centro de Controle e Rastreio de Satélites (CRC) do Inpe, em São José dos Campos, passou por uma modernização para realizar, em parceria com a China, o acompanhamento e monitoramento do Cbers-1 em órbita.

O satélite, com cerca de 1,5 tonelada, é o primeiro de sensoriamento remoto produzido pelos dois países, sendo também o maior e o mais sofisticado já desenvolvido pelo Brasil.

Durante cerca de 80 dias o satélite estará passando por testes e calibração.

Após esta fase, o satélite deverá estar apto a fornecer imagens sobre a Terra para uso em diversas áreas de aplicação como: meio ambiente, agricultura, planejamento urbano, qualidade da água, além da utilização em atividades de monitoramento ambiental, como desmatamento e queimadas."

• Usuários e fornecedores de Sistemas de Informações Geográficas - SIG ou GIS, participaram juntamente com a National Geographic Society, Association of American Geographers e Environmental Systems Research Institut ESRI, do 'GIS Day 1999 '.

O GIS Day acontece em 19 de Novembro, nos EUA, sendo um evento que objetiva a popularização desta tecnologia, através da apresentação de aplicações do mundo real desta importante tecnologia por usuários e fornecedores, para escolas e o público em geral.

Estima-se a participação de 1300 organizações, 1.000.000 de crianças e 800.000 adultos.

"A map is the greatest of all epic poems. Its lines and colors show the realization of great dreams" - Gilbert Grosvenor, Editor, National Geographic.