Geoprocessamento

Autora: Elisa Terumi Rubel

 

Um conjunto de técnicas bastante recentes, o geoprocessamento modificou a maneira de visualizar e analisar os dados disponíveis por profissionais das mais variadas formações. Para a área de Administração Pública e Informática, a referência espacial ou geográfica dos dados torna-se poderosa à medida em que se integram os Órgãos Estaduais.

Geoprocessamento, em essência, significa o conjunto de tecnologias que tem como finalidade a geração, o armazenamento, o tratamento, o uso e a representação da informação relacionada à superfície terrestre. Ou seja, utilizando recursos de computação gráfica e processamento digital de imagens, é possível visualizar, manipular e analisar as informações referentes a rodovias, quadras, rios e regiões, entre outras.

Essas informações estão organizadas em níveis ou temas de um mesmo assunto de interesse.

Como exemplo, o Mapa do Estado do Paraná com a divisão municipal, os Grandes Rios e os pontos de coleta de informação.

A Celepar, na busca de soluções para tratar os dados e as informações geradas nos diversos segmentos que compõem o governo estadual, através de tecnologia da informação, desenvolve soluções e oferece serviços nesta área.

Os aplicativos desenvolvidos integram e gerenciam as informações geradas nos órgãos estaduais, possibilitando respostas ágeis e seguras ao cidadão e ao governo, através da manipulação das informações geográficas.

A empresa pode ser considerada uma pioneira dentre as empresas nacionais de Informática Pública, pois adquiriu a sua plataforma e montou a sua equipe de geoprocessamento numa época em que poucas empresas investiam na área.

A equipe de geotecnologia da Celepar desenvolve e customiza funcionalidades para a publicação de mapas na web, através de software para Sistemas de Informações Geográficas, utilizando os dados alfanuméricos e geográficos armazenados em bancos de dados convencionais e espaciais.

Software para tratar com informações geográficas, estruturado sobre a Internet, possibilitam a construção e disponibilização centralizada de uma ampla gama de mapas, dados e serviços, para atendimento dos requisitos de usuários internos a uma organização (Intranet) ou externos à mesma (Internet).

Os Sistemas de Informações Geográficas logo tornaram-se uma poderosa ferramenta para tarefas que afetam diretamente desde a mais moderna e complexa instituição, até a vida do simples cidadão. O êxito do sistema é determinado pela sua eficiência. Um sistema de geoprocessamento deve ser bem dimensionado e atender com desempenho ao seu objetivo, além de ter uma relação adequada custo/benefício.

Abaixo exemplos de funcionalidades básicas:

Exemplo de acesso ao dado: Seleção do Município de Paranaguá

Visualização de Paranaguá, conforme o solicitado acima

Exemplo de consulta: Atributos dos Municípios definidos pelo usuário