Geração do CD

Autora: Ana Maria Brotto Parada - GAC

APRESENTAÇÃO

A idéia de gravar um CD surgiu de uma conversa com o Diretor do Museu Paranaense, motivada pela possibilidade de usar a informática como um meio de divulgar os acervos culturais. O Museu Paranaense estava trabalhando num projeto relativo ao Acervo Kozák, cujo material era perfeitamente aderente à idéia que emergia.

Para nós, tratava-se de uma inovação e era imperativo testá-la. Com base no material existente foi produzido um protótipo, cujo principal objetivo era identificar referências para executar um trabalho desta natureza tais como: o modo de criação do produto final, avaliação dos recursos de hardware e software disponíveis, identificação das habilidades necessárias, dimensionamento dos objetos, estimativa dos custos decorrentes, etc.

O resultado foi surpreendentemente desafiador e motivador. As potencialidades de realizar um bom trabalho foram confirmadas e com base no resultado foi definido o conteúdo do CD. O protótipo, além de fornecer os dados que permitiram estimar a distribuição dos objetos que iriam ser utilizados, mostrou que para esse trabalho a apresentação visual era um dos fatores críticos do sucesso.

TEMA ESCOLHIDO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Dentre o extenso acervo disponível no acervo do Museu Paranaense, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, está o Acervo Kozák, um extenso material composto por filmes, fotos e anotações de campo, produzidos durante a época de colonização do estado na década de cinqüenta. O trabalho de Kozák é um testemunho da história dessa colonização.

O CD foi estruturado a partir de um texto especialmente criado, que apresenta um estudo antropológico sobre a tribo dos índios Xetá. Esse texto orientou a seleção de fotografias, filmes, mapas e imagens para o documento final. No início do trabalho não era do conhecimento da equipe a existência de alguma forma de som que pudesse ser incorporada ao trabalho.

Para a geração do CD "Quem são os Xetá?", foi necessário o trabalho de equipe com conhecimentos específicos na área antropológica, de especialista em filmes e fotos, de especialistas em informática com domínio de técnicas para trabalhar com imagens fixas e em movimento e sua utilização na geração de programação de multimídia, além de pessoas com habilidade em programação visual.

A composição da equipe, com formação multidisciplinar, foi colocada como requisito para agregar ao CD características de qualidade e apresentação, visando disponibilizar um produto atrativo que valorizasse seu conteúdo e o tema apresentado.

Esta equipe foi definida com a participação de pesquisadores ligados ao Museu Paranaense e à Universidade Federal do Paraná, de um cineasta, de técnicos da Coordenadoria de Desenho Gráfico da Secretaria da Cultura, de técnicos da CELEPAR, além de diversos outros profissionais.

O uso de imagens ou objetos cujo direito de uso são reservados, foi alvo de preocupação quanto à obtenção de autorização expressa de seus proprietários, os quais concederam ao Museu Paranaense autorização para sua utilização.

AS ETAPAS PARA A PRODUÇÃO DO CD

Preparação do material

O material produzido foi resultado de extensa pesquisa, cujos objetos de dados resultantes ficaram assim organizados:

  • texto - O texto foi estruturado como um documento em capítulos e serviu como orientador na seleção dos objetos que foram anexados ao trabalho;

  • fotos - Foram selecionadas do Acervo Kozák;

  • filme - Os filmes originais foram recuperados e transcodificados para tecnologia atual que permitiu sua captura para imagens digitais;

  • mapas - Os mapas selecionados sofreram atualização e foram recriados em meio digital;

  • sons - foi efetuada pesquisa para identificar e selecionar os sons para o CD;

  • anexos - foram incluídas como anexos: as obras consultadas, um glossário de termos indígenas e os catálogos dos filmes, fotos, ilustrações e músicas.

Programação visual

Sua preocupação era a criação da imagem do CD "Quem são os Xetá?".

A programação visual foi pensada como o elemento de integração entre os diversos materiais selecionados. Ao mesmo tempo deveria definir a forma final de apresentar o trabalho. Aqui, procurou-se fazer uma associação entre os conceitos de transição de navegação com ícones identificados e o material fotográfico pesquisado e selecionado.

As fotos disponíveis, apesar da sua excelente qualidade, são em preto e branco. Houve intenção definida no sentido de pesquisar a aplicação de cores preservando ao máximo a fidelidade ao apresentar o material pesquisado.

Geração do CD

Os passos executados para a geração do arquivo mestre em modo executável interativo e para posterior impressão do CD foram:

  • digitalização e conversão de filmes em fita de vídeo BETAMAX para arquivo digital no formato .AVI com geração do respectivo catálogo;

  • tratamento e criação de catálogo das imagens das fotos digitalizadas;

  • conversão de sons (cantigas, conversas, mensagens, etc.) gravadas em fita K7 para arquivo com extensão .WAV;

  • definição da estrutura e disposição geral das informações;

  • mesclagem de texto, fotos, imagens e geração dos arquivos e links indexados;

  • inserção dos catálogos (fotos, filmes, imagens e obras consultadas) e créditos;

  • revisão, melhorias e gravação do programa executável (CD Mestre).

Gravação dos CD’s

A reprodução das cópias foi feita através de processo industrial, a partir do CD mestre que foi enviado juntamente com fotolitos para impressão da capa e do selo interno do CD.

Lançamento, divulgação e distribuição

A divulgação foi programada para o mês de abril de 2000 como uma atividade da Secretaria de Estado da Cultura e Museu Paranaense em comemoração aos 500 anos do Brasil.

Uma amostra do CD está inserida no site do Museu Paranaense que pode ser visitada em www.pr.gov.br/museupr.

FORMAÇÃO DA EQUIPE

O trabalho se desenvolveu sob a coordenação geral do Diretor do Museu Paranaense, Prof. Dr. Jayme Antonio Cardoso e da Curadora do Museu Paranaense Profª. Dra. Zulmara Clara Sauner Posse. A relação dos colaboradores é a seguinte:

Texto de base

Zulmara Clara Sauner Posse, antropóloga
Blanca Guilhermina Rojas, antropóloga

Pesquisadores e redatores

Carmen Lucia Silva, antropóloga
Igor Chmyz, arqueólogo

Supervisão de mapas históricos

Jayme Antonio Cardoso, historiador

Fotografia e filmes dos índios Xetá

Vladimir Kozák - acervo do Museu Paranaense

Supervisão cinematográfica

Luis Fernando Severo, cineasta

Produção gráfica

Coordenadoria de Desenho Gráfico - SEEC
Teresa Cristina Montecelli - Coordenadora
Equipe técnica: Márcia Mendonça Furtado de Mattos
                            Leonardo Guimarães Salles
                            Livânia Cristina Pereira
                            Luciana Caminha de Carvalho e Beltrami

Revisão de texto

José Luiz da Veiga Mercer

Tradução dos textos em tcheco

Ivan Svimek

Restauração digital do Canto do urubu:

executada gentilmente pela OBDI - Objeto Digital Ltda., de Curitiba

Normatização bibliográfica

Regina Maria de Campos Rocha

CELEPAR - produção da matriz

Ana Maria Brotto Parada - Coordenadora
Newton Issao Hiromori, Analista de sistema
Jefferson Henrique Marçal, Analista de suporte técnico
Gislene Lessa, cartografia
Cintia Mara Costa, cartografia

  • Os filmes originais de Vladimir Kozák, produzidos em filme do tipo reversível, foram recuperados e telecinados graças ao apoio da FUNDAÇÃO VITAE, de São Paulo, colaboração da CINEMATECA BRASILEIRA, de São Paulo, e da S.A.M. (Sociedade de Amigos do Museu de Arte Contemporânea, do Museu da Imagem e do Som e do Museu Paranaense).

  • O fundo musical de abertura dos capítulos compõe-se de trechos de músicas cedidas pelo Museo del Barro, do Paraguai:

Música de los indígenas MBYA-GUARANÍ del Paraguay
Investigador-recopilador: Guillermo Sequera
Edición: Departamento de Documentación e Investigación del Centro de Artes Visuales/Museo del Barro - Asunción, Paraguay

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

Os dados a seguir foram obtidos do protótipo e orientaram a execução do trabalho.

Tamanho dos objetos transformados em arquivos digitais

Característica dos arquivos

Tamanho em Mega Bytes

Filme preto e branco - 1minuto (.AVI)

12,4 Mb

Filme colorido - 1 minuto (.AVI)

35,0 Mb

Foto preto e branco (.GIF)

0,10 Mb

Mapa colorido (.GIF)

0,05 Mb

Texto - 100 páginas .DOC)

0,10 Mb

Som - 28 Segundos (.WEV)

1,28 Kb

Tamanho da multimídia gerada

O arquivo protótipo compactado ficou com tamanho de 7,81 Mb. Este arquivo foi gerado com diversos desenhos de ícones, dois filmes coloridos, um filme preto e branco, três mapas, 20 fotos preto e branco e algumas páginas do texto. Após a geração do arquivo base e executada a compactação, observou-se redução em cerca de 40%.

Considerando a capacidade de um CD (650Mb), foi estudada uma composição de materiais, levando em consideração os tamanhos dos arquivos obtidos na prototipação. A título de exemplo, o CD poderia conter arquivos em tamanho e ou quantidade, conforme tabela abaixo:

Tipo de arquivo

Quantidade

Tamanho (um)

Tamanho total

Filme preto e branco (sem som)

10 trechos de 1 min.

12,40 Mb

124 Mb

Filme colorido (sem som)

10 trechos de 1 min.

35,00 Mb

350 Mb

Fotos preto e branco

150 imagens

0,100 Mb

150 Mb

Mapas

10 imagens

0,005 Mb

5 Mb

Texto

500 páginas

0,010 Mb

1 Mb

Som

10 trechos de 28 seg.

0,128 Mb

2 Mb

Espaço estimado em mega bytes (Mb)

632 Mb

DEPOIMENTO DOS TÉCNICOS ISSAO E JEFFERSON...

A importância do projeto que resultou no CD interativo foi preponderante para uma motivação crescente em torno do objetivo proposto. Conforme as idéias foram sendo colocadas pelos professores Dr. Jayme e Dra. Zulmara, fomos visualizando a possibilidade de criarmos um produto inovador que atenderia as suas expectativas.

O projeto consistiu em uma constante pesquisa do software utilizado, o Authorware da Macromedia, pela própria complexidade do produto, como também pelo intuito de disponibilizar os efeitos que pudessem fornecer ferramentas de fácil uso e compreensão, por parte dos usuários e, principalmente, objetivando a implementação das idéias propostas.

Um dos fatores que marcaram foi a formação de um grupo de áreas heterogêneas envolvidas no processo. Da mescla de antropólogos, historiador, designers, cineastas, analistas e técnicos em geoprocessamento, os conhecimentos advindos foram extremamente gratificantes.

Houve dúvidas diversas relativas ao desenvolvimento dos trabalhos. Entre elas podemos citar a necessidade de pesquisar como fazer a captura e a adaptação dos vídeos e sons a serem utilizados; como melhorar a qualidade dos mesmos, a compatibilidade e sincronismo dos desenhos gerados pelo pessoal da área de desenho gráfico da SEEC com o software utilizado pela CELEPAR; se os equipamentos que tínhamos seriam suficientes para produzir um CD. As alternativas foram sendo avaliadas durante todo o processo.

Outra preocupação era a etapa de revisão geral: sabíamos de antemão que haveria modificações e melhorias conforme o produto fosse sendo desenvolvido.

Aos poucos a espera foi sendo recompensada pela satisfação advinda da evolução do desenvolvimento do produto e a montagem deste quebra-cabeça possibilitou antever um produto de boa qualidade.

Outros fatores relevantes do projeto foram as preocupações em torno dos direitos autorais dos componentes da aplicação, pois tivemos de nos submeter às normas de divulgação de componentes como imagens, sons, vídeos, software utilizado, entre outros.

Hoje, a CELEPAR já tem condições de projetar aplicações multimídia com perfil de desenvolvimento mais apurado, em função do aprendizado adquirido na geração deste CD. (por Issao e Jefferson).