Gerência de Projetos - II

Autor: Nereu Delgado - GPS

FASE

PROCESSO

Para que possa ser entendido, trabalhado e controlado, costuma-se dividir um projeto em partes menores. Cada parte pode, ainda, ser subdividida para que melhor possa ser entendida. E assim, sucessivamente, enquanto houver necessidade. Acontece que, quando há muitas subdivisões, o projeto torna-se complexo e seu entendimento passa a ser mais difícil. Procurando evitar subdivisões indiscriminadas, criaram-se algumas convenções sem, porém, tirar a necessária flexibilidade do gerente de projetos. Essas convenções são conhecidas como Fase e Processo.

Fase

Fase é um conjunto de processos que culmina com a conclusão de um ou mais produtos.

As fases são dispostas em uma seqüência lógica para assegurar a adequada definição do produto final do projeto. As fases são determinadas pelo gerente do projeto, segundo o conhecimento que ele tem do problema. Um projeto pode ter muitas fases. Porém, é mais adequado que tenha entre 5 e 9 fases.

Processo

Processo é uma série de ações (tarefas/atividades) que geram um resultado.

O PMI classifica os processos em cinco grupos:

  • Processos de Iniciação - reconhecer que um produto ou fase deve começar e se comprometer para sua execução;
  • Processos de Planejamento - planejar e manter um esquema de trabalho viável para se atingir aqueles objetivos do negócio que determinaram a existência do projeto;
  • Processos de Execução - coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano;
  • Processos de Controle - assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias;
  • Processos de Encerramento - formalizar a aceitação do projeto ou fase e fazer seu encerramento de uma forma organizada.

Os processos também são determinados de acordo com a necessidade. Um processo está vinculado unicamente a um grupo de processos de uma determinada fase. Cada um pode ainda estar subdividido em "n" outros processos. Um processo pode até se caracterizar como um projeto ou subprojeto para outra equipe ou terceiros.

Para facilitar o entendimento, observe o quadro abaixo:

Grupos de Processos Fase 1 Fase 2 Fase n
Iniciação Processo 1a Processo 2a Processo na
  Processo 1b   Processo nb
      Processo nc
Planejamento Processo 1c Processo 2b Processo nd
    Processo 2c Processo ne
    Processo 2d  
Execução Processo 1d Processo 2e Processo nf
  Processo 1e Processo 2f  
  Processo 1f    
Controle Processo 1g Processo 2g Processo ng
    Processo 2h Processo nh
      Processo ni
Encerramento Processo 1h Processo 2i Processo nj
  Processo 1i Processo 2j  
    Processo 2l  
Uma fase, um grupo de processos ou um processo não precisa necessariamente iniciar somente com o término da anterior, a não ser quando seja necessário ou impossível iniciar-se uma ação sem que tenha em mãos o produto gerado pela anterior. Existem dois desenhos clássicos do PMI que ilustram isso:





É o gerente do projeto que deve estabelecer quando as coisas devem ser iniciadas e concluídas. Se ele não tiver a liberdade para estabelecer isso, então, efetivamente, ele não é o gerente do projeto. Aquele que melhor consegue sobrepor as ações de um projeto, obtém consideráveis reduções de custos e de tempo.

Disponível na Internet no endereço www.nereu.com.br.