Gerência de Projetos - VII

Autor: Nereu Delgado - GPS 

6ª. ETAPA: PLANEJAMENTO DA QUALIDADE

7ª. ETAPA: PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS

8ª. ETAPA: PLANEJAMENTO DAS AQUISIÇÕES

As três etapas abaixo descritas são complementares ao "plano de projeto". Dependendo do projeto podem ser bem simples, até informais, quanto podem ser altamente complexas e detalhadas. Elas servem de suporte e se constituem em planos que serão seguidos durante a execução do projeto.

6ª. etapa: Planejamento da qualidade (Item 8.1 do PMBOK)

Planejar a qualidade é identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinar a forma de atingí-los. Vale lembrar que qualidade significa assegurar que o projeto irá satisfazer as necessidades declaradas ou implícitas para as quais foi criado.

Um plano de gerência de qualidade deverá especificar como a equipe do projeto irá implementar sua política de qualidade. Se a empresa já tem uma política de qualidade, essa deve ser a base inicial para o planejamento da qualidade do projeto. Esse plano deve ser dirigido para o controle da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da qualidade.

7ª. etapa: Planejamento dos Recursos Humanos (Item 9.1 do PMBOK)

A amplitude do termo "Recursos Humanos" em projetos é maior do que a que tradicionalmente conhecemos como uma área da empresa que administra a contratação e manutenção de pessoal. Ela compreende todos os interessados e envolvidos no projeto, tais como patrocinadores, clientes, fornecedores, técnicos e usuários. Durante a fase de elaboração do plano do projeto, apenas o planejamento organizacional dos Recursos Humanos é executado.

O planejamento organizacional constitui-se basicamente na identificação, determinação de responsabilidades e relacionamentos dentro do projeto. Os produtos a serem gerados na execução desta tarefa basicamente são: uma matriz da designação de funções e responsabilidades, organograma do projeto, necessidade de treinamento e um plano de gerência de pessoal (descrição de quando e como os recursos humanos serão alocados e retirados da equipe de projeto).

8ª. etapa: Planejamento das aquisições (Item 12.1 do PMBOK)

Durante a execução do projeto será necessária a obtenção de muitos bens e serviços de terceiros. Esta etapa do planejamento serve para determinar o que contratar, como, quanto, onde e quando. Dependendo do projeto este trabalho é complexo e demorado. Projetos de alta tecnologia exigem uma contratação rigorosa e um controle forte sobre os produtos e serviços contratados. Projetos em empresas públicas exigem o detalhamento e execução de licitações, que invariavelmente geram muitos questionamentos e recursos jurídicos.

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