Gerência de Projetos - VIII

Autor: Nereu Delgado

 

 

9ª etapa: Integração

Conclusão final

 

Com este artigo estou dando por encerrada esta pequena série sobre gerência de projetos. Além de contemplar a última etapa no processo de elaboração de um plano de projeto, também apresento uma conclusão final e a expectativa para um novo trabalho. 

9ª Etapa: Integração (Item 4.1 do PMBOK)

 

Embora durante a elaboração de cada etapa a compatibilização entre elas vá sendo percebida e ajustada (inevitavelmente ao desenvolver as atividades de uma etapa descobrimos conflitos e necessidades de ajustes em etapas já desenvolvidas), a última etapa para a elaboração de um plano de projeto é dedicada à integração e consolidação de todas elas. Basicamente, o produto final desta etapa é o plano do projeto, o qual estamos perseguindo desde a primeira etapa. Isto não significa que o plano do projeto seja uma simples junção de todas as etapas. Ele se constitui em um documento formal, detalhado e claro para que os intervenientes o entendam, o aprovem e autorizem a execução do planejado.

 

Conclusão Final

 

Concluí com este artigo uma exposição da seqüência como um plano de projeto deve ser feito. Utilizei o PMBOK como referência, porém existem diversas outras metodologias relevantes. É bom salientar que embora haja uma seqüência apropriada para cada metodologia, para cada empresa ou projeto pode haver alterações convenientes nessa seqüência. Segui-las não significa que ao terminar uma etapa ela permanecerá estática e imutável. É natural que ao desenvolvermos uma etapa haja a necessidade de ajustes em etapas já desenvolvidas. Isto é positivo e significa evolução natural do projeto. O plano do projeto estará completo somente quando todas as etapas estiverem desenvolvidas e perfeitamente integradas.

 

O que foi apresentado até agora está relacionado apenas com o planejamento, embora o trabalho do gerente de projetos não se restrinja somente a isso. Ainda existem os controles, fechamento e a execução de tudo que foi planejado, temas que não são objetos desta série. Essas etapas exigem outras capacidades e habilidades do gerente de projetos, principalmente a de seguir o planejado. Se o planejamento não for bom, certamente a execução também não será boa. Daí a grande preocupação e ênfase no planejamento.

 

Não é possível identificar se o objetivo inicial (despertar o interesse das pessoas sobre o assunto) foi atingido. Aprender a gerenciar projetos certamente ninguém aprendeu, pois isso requer muito mais do que a leitura de vagos artigos sobre o assunto. Gerenciar projetos requer mais habilidades comportamentais e de inter-relacionamento, do que propriamente o conhecimento de uma metodologia. É fácil dominar uma metodologia, qualquer pessoa pode conseguir. Liderar uma equipe e levá-la a atingir e superar os objetivos propostos, com total integração e motivação e de acordo com o planejamento, exige muito mais das pessoas. Por isso é que poucas conseguem sucesso em seus projetos.

Isto não é uma despedida e não significa o fim. Esta série foi apenas a inspiração para um profundo trabalho que já se iniciou e em breve estarei divulgando.

 

Até breve.

 

Disponível na Internet no endereço www.nereu.com.br.