Gerência de Projetos l

Autor: Nereu Delgado - GPS

FUNDAMENTAÇÃO

Conceito de Projeto

Conceito de Gerência de Projetos

Este artigo dá início a uma série que visa apenas despertar o interesse das pessoas acerca do assunto "Gerência de Projetos". Serão artigos de tamanhos reduzidos e concisos. Para um melhor aprendizado recomendo que o interessado busque conhecimentos através de leituras específicas, cursos, palestras e participação em grupos de estudos.

Os conceitos que aqui forem apresentados refletirão somente o meu entendimento acerca do assunto, adquiridos no curso "MBA Executivo em Gerência de Projetos" da FGV e como membro e estudioso do PMI (Project Management Institute). Os conceitos desenvolvidos pelo PMI encontram-se detalhados em um documento conhecido como PMBOK - Project Management Body Of Knowledge (Corpo do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos). Esse documento pode ser copiado gratuitamente em sua forma original através do site www.pmi.org. Existem também algumas traduções independentes (não oficiais) dessa obra. Uma delas foi feita por um grupo de estudos existente na CELEPAR e pode ser recuperada através do Notes no Servidor CELEPAR3_CTA_M/CELEPAR/PR.GOV.BR, Banco de dados CELEPAR/DISCUSSAO_PMBOK. As pessoas que não têm acesso ao Notes da CELEPAR podem obter a tradução feita pelo capítulo do PMI de Minas Gerais no seguinte endereço: www.pmimg.com.br.

Conceito de Projeto

Projeto pode ser entendido de formas diferentes; depende da cultura e dos objetivos da comunidade em que está inserido. Muitas organizações desenvolveram conceitos próprios para orientar suas atividades. Essa prática é recomendada para ficar bem caracterizado dentro da organização o que é projeto. Mas, vamos ficar apenas com o conceito desenvolvido pelo PMI, pois tem como característica ser mais abrangente.

Projeto é um empreendimento temporário, conduzido para criar um produto ou serviço único.

Conceito de Gerência de Projetos

Ainda não há um consenso sobre a tradução desse termo (management) para o português. Para alguns o correto é Gerenciamento, para outros é Gerência e para um terceiro grupo o correto é Gestão. Não vamos entrar nessa discussão, o que importa neste momento é apenas o conceito. Novamente vamos ficar com o conceito desenvolvido pelo PMI.

Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, de forma a atingir e exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas.

Vamos durante os próximos dias refletir sobre esses conceitos e absorver essas idéias, para então continuarmos nossa rápida caminhada pelo mundo da "Gerência de Projetos".

Disponível na Internet no endereço www.nereu.com.br.