Gestão do Dinheiro Público

Autora: Assessoria de Comunicação Social - Celepar

 

Discurso do Presidente da Celepar - Marcos V. F. Mazoni, no lançamento do Portal Gestão do Dinheiro Público.

Bom dia a todos(as), ao Governador e demais autoridades da mesa, nosso Secretário Nizan Pereira, nossos colegas da Celepar, colegas de governo, demais pessoas que vieram acompanhar esse ato de lançamento do Portal Gestão do Dinheiro Público. É muito importante para nós essa integração do uso da tecnologia da informação a serviço de uma proposta de Governo democratizante, uma proposta de Governo que inclua as pessoas na gestão do próprio Estado. Estamos dando mais um passo de controle do Estado através da cidadania paranaense, portanto, realçando o aspecto de resgate da cidadania plena. Este é o foco do nosso trabalho, de toda a equipe da Celepar, junto com a equipe da Secretaria da Fazenda, que desde o início do Governo vem criando alternativas de transparências. Nós já tínhamos algumas informações colocadas na Internet, como por exemplo o repasse aos municípios, e começamos então a aprofundar estas informações, que achamos importante colocar tudo embaixo de um portal, aonde as pessoas possam ter facilidade de navegação, facilidade de encontrar essas informações. Este material que foi distribuído, apresenta um roteiro de como se pode navegar nesse portal, é a sua fase inicial, evidentemente que nós estaremos evoluindo-o, na medida em que evoluímos os sistemas informatizados da Secretaria da Fazenda e agora do conjunto dos outros órgãos do Governo. Então, eu queria finalizar aqui informando a todos que teremos grandes evoluções ainda neste nosso portal, mas fica deste já o endereço e o convite para que todos possam acessar”.

Gestão do Dinheiro Público

No moderno contexto de democratização das sociedades, há uma crescente mobilização para que os administradores públicos ampliem a transparência sobre suas ações, objetivando dar respostas concretas à sociedade.

O uso intensivo da tecnologia da informação e da Internet pelos governos, o “Governo Eletrônico”, permite cada vez mais que a gestão pública seja feita de forma transparente e democrática. O Governo do Paraná, em sintonia com as novas tecnologias e com profundo respeito ao cidadão, à ética e à responsabilidade, está criando um novo portal - Gestão do Dinheiro Público, onde estarão disponíveis os principais dados de administração pública estadual.

Na primeira fase do Portal, estarão à disposição da sociedade informações orçamentárias e financeiras do Estado, possibilitando o acompanhamento da evolução das finanças públicas do Paraná, de qualquer parte do mundo. Esse Portal estará sendo permanentemente melhorado, ampliado e detalhado, com a intenção de capacitar cada vez mais a sociedade para intervir na gestão pública.

Ser cidadão é participar efetivamente da construção da sociedade, onde seus direitos sejam respeitados e suas opiniões valorizadas. Para isso, o cidadão precisa estar bem informado. Com certeza, este é o objetivo mais importante do Portal de Gestão do Dinheiro Público do Paraná.

Acesse o site: <http://www.sefanet.pr.gov.br/gestao/>

Eu comentava aqui, Governador, que o exemplo que nós colocamos na pauta que foi distribuída, é o da Comunicação. São dados reais de hoje de manhã, extraídos do sistema e não estamos aqui apresentando um resumo da informação. Os dados que são apresentados são os dados reais do sistema de informação que o Estado trabalha. Portanto, o lançamento do sistema de contabilidade do Governo que se denomina SIAF - Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro, é a informação que será olhada pela Internet. Não há nenhuma transferência ou organização dos dados, por isso inclusive que ele tem um aspecto aqui um pouco técnico da área. Nós organizamos junto com a Secretaria da Fazenda uma forma de mostrar que ficasse um pouco mais visível, um pouco mais fácil de ser entendido, mas como trata-se de informações reais ela está na estrutura da base de dados do trabalho do Governo. Por isso talvez ainda venha a ter algumas melhorias, alguns ajustes a serem feitos para que fiquem cada vez mais fáceis. Mas achamos que era muito importante que os dados fossem os dados reais e que não tivessem nenhuma organização ou manipulação dos dados. Junto com essa informação, todos os repasses para os municípios e tão logo nós tenhamos a aprovação das demais leis autorizativas e orçamentos, estaremos também colocando na Internet todo este material e com base no Decreto que o Governador acaba de assinar. Colocamos a Celepar à inteira disposição de todos os órgãos do Governo, para que a gente possa, em trinta dias, atender o que está determinado no Decreto, inclusive, como cita o Decreto, como cita o Governador, para os demais órgãos de administração do Governo, seja no Poder Legislativo ou no Poder Judiciário. Então, Governador, é uma satisfação para todos nós, da equipe da Celepar, poder estar fazendo este tipo de trabalho, de juntar o nosso dia-a-dia de tecnologia com uma visão estratégica de um Estado controlado pela cidadania. Para nós esse trabalho é uma profunda satisfação, porque conseguimos transformar um pouco desta nossa tecnocracia, numa atividade real e isso evidentemente só é possível quando o Governo pensa em ser democrático, o Governo pensa em ser controlado pela cidadania e isso faz com que nos vangloriemos deste nosso trabalho, a gente agradece ao Governador essa oportunidade de fazer do nosso trabalho, algo real e importante para a cidadania no Paraná”.

Obrigado