Governo apresenta novos projetos de informática no Mercosoft/95

Autor: ASCOM

Os novos projetos que o governo divulgou na área de informática foram apresentados no Mercosoft/95, cuja feira aconteceu de 25 a 29 de abril, no Parque Barigui. No estande da CELEPAR o visitante pôde saber o que vem a ser o Telecidadão. Através de uma ligação telefônica, o cidadão passa a ter contato direto com o governo, tanto para reclamar, apresentar soluções e esclarecer dúvidas sobre os serviços ofertados pelo Estado.

Outro projeto que será lançado ainda neste semestre está voltado à área da educação. A meta é informatizar mais de 2.100 escolas públicas estaduais. Através do Sistema Escola, o governo estará mapeando informações que vão da matrícula ao histórico escolar de cada aluno. Na prática, as informações serão transmitidas da escola ao núcleo regional, à Secretaria da Educação, às demais escolas ou outros órgãos do governo. É a descentralização no processamento das informações e do próprio processo de decisão.

Saúde

Mais de 4 milhões de paranaenses terão acesso mais rápido à saúde com a informatização dos pólos regionais. O sistema é bastante ágil. Se o posto de saúde não tiver condições de prestar atendimento especializado ao cidadão, dali mesmo é feita uma ligação para o núcleo regional que marca o dia, a hora, o nome do médico para consulta. Tudo isso pesquisando sempre a cidade mais próxima. O mesmo critério será utilizado em caso de internamento hospitalar.

O Detran também está agilizando os seus procedimentos com a informatização dos 9 centros regionais e das 74 ciretrans distribuídas no interior. Junto com a ampliação da informatização, serão implantados novos serviços, como a teleconsulta, o auto-atendimento, a parceira e o Detran móvel.

Feira

Para dividir o espaço de 100 m2 do estande da CELEPAR, estiveram presentes o IAPAR de Londrina, lpardes, Polícia Militar, Procon, Tecpar, Secretaria do Planejamento, Subcomitê de Software da ABNT, Sanepar e Copel que apresentou o Simepar - Sistema Metereológico do Paraná. Os visitantes puderam acessar ainda a Internet e o BBS da CELEPAR.

Com um simples toque na tela interativa (vídeo touch-screen), utilizando recursos de multimídia (som, imagem e textos), quem visitou o estande da CELEPAR teve uma série de informações públicas através do Quiosque do Cidadão. São multas de trânsito, cadastro de empregos, orientação ao consumidor, informações turísticas e sócio-econômicas do Paraná, entre outras.

Telecidadão aproxima população do governo

O governo pretende colocar em operação até o início do segundo semestre o Telecidadão, um serviço onde a população estará se comunicando diretamente com o Estado, Através de uma central telefônica, cujo número está sendo definido, o cidadão poderá apresentar suas críticas, sugestões ou sanar possíveis dúvidas. A proposta, como explica o presidente da CELEPAR, Francisco Krassuski é permitir que o administrador público saiba realmente as principais necessidades da população e trabalhe no sentido de suprí-las.

O sistema Telecidadão foi demonstrado no estande da CELEPAR no Mercosoft/95. Os visitantes da feira puderam conhecer outros projetos que o governo lançará em breve na área de informática, principalmente envolvendo setores como educação, saúde e veículos.

Ligação telefônica

Quando se tratar de críticas, a teledigifonista encaminhará o assunto à Ouvidoria que, por sua vez, remeterá à Secretaria responsável, cobrando, dentro de um prazo estipulado, respostas e, principalmente, soluções do problema. As medidas adotadas pela administração pública serão comunicadas à pessoa que efetuou a reclamação.

No caso de sugestões, a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral será a responsável pela centralização e triagem das propostas enviadas ao governo. Este "banco de idéias" como denomina Krassuski, será um centro de referência para a elaboração e implantação de novos projetos no Paraná. "Desta maneira, explica o presidente da CELEPAR, o cidadão estará participando diretamente da administração do Estado."

O Telecidadão funcionará também como uma central para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da administração estadual. O objetivo é que o cidadão antes de sair de casa, saiba realmente todos os procedimentos necessários para receber o serviço oferecido pelo governo. "Queremos eliminar definitivamente as romarias desnecessárias às repartições públicas", destaca Francisco Krassuski.

O Telecidadão será operacionalizado através da rede de comunicação de dados e serviços do Estado que é administrada pela CELEPAR. Assim que receber a ligação, a teledigifonista enviará a mensagem ao órgão responsável, no caso Ouvidoria ou Secretaria do Planejamento, como também às centrais de atendimento ao cidadão que já funcionam em algumas empresas públicas estaduais.