Governo do Estado do Paraná adota Kurumin

Autor: Julian Carlo Fagotti

 

Governo do Estado do Paraná adota Kurumin.

Após profunda análise, a Companhia de Informática do Paraná - Celepar decide adotar o Kurumin como sistema operacional padrão para as estações de trabalho da administração pública estadual.

A opção por uma distribuição específica deve-se a alguns fatores:

1. Evitar que haja uma diversidade de sistemas da administração pública estadual, facilitando assim o suporte operacional ao usuário final;

2. As facilidades de assimilação da tecnologia pelos usuários e instalação para os administradores;

3. A facilidade de customização da distribuição para atender às necessidades específicas do Estado, e criar pacotes personalizados de acordo com a demanda dos órgãos do Governo;

4. Possibilidade de rodar o Linux a partir do CDROM da estação do usuários, ou seja, não existe a necessidade de se instalar no disco rígido da estação, permitindo assim uma avaliação do sistema antes de instalar.

A opção pelo kurumin não descredencia as outras distribuições Linux, como a Conectiva, Red Hat, SuSE e Slackware, entre outras que têm bom desempenho nos itens acima. Mas, por questão de logística, o suporte da Celepar deve se restringir à apenas uma distribuição.

Todo e qualquer desenvolvimento realizado pela Celepar sobre o Linux será compartilhado com a comunidade de software livre, como é de praxe.

A distribuição Kurumin do Governo do Estado do Paraná será personalizada e trará o editor de texto, imagens, apresentações e planilha de cálculo OpenOffice, e o navegador de Internet e cliente de e-mail Mozilla.

No meio do ano passado a Celepar já havia distribuído, através do Bate Byte um CD, com o Kurumin e o OpenOffice, para divulgar o software livre dentro do Governo do Estado.

Definida a distribuição de Linux, todos os computadores adquiridos pelo Governo do Estado do Paraná chegarão ao usuário com o Kurumin e demais programas solicitados já instalados.

Para saber mais sobre o Kurumin reproduzimos uma entrevista com Carlos E. Morimoto.

Quando e por que você começou a desenvolver o Kurumin?

Eu comecei a trabalhar no final de dezembro de 2002 e lancei a primeira versão de testes dia 14/01/2003, já faz um pouco mais de um ano :-). O objetivo inicial era criar um sistema operacional pequeno e fácil de usar, que pudesse ser incluído no CD-ROM do Guia do Hardware.

Este é um CD com os meus livros em formato digital e uma cópia off-line de todo o site. A idéia era incluir o Kurumin no CD, de forma que você pudesse pesquisar no conteúdo do CD mesmo quando o Windows desse pau e o PC não inicializasse mais.

Apesar do objetivo inicial ser modesto, apenas resolver um problema pessoal, logo o Kurumin começou a incorporar mais e mais recursos e a chamar a atenção de cada vez mais pessoas.

Por que ele se baseia numa distribuição alemã e não numa brasileira?

Uma das coisas interessantes do Linux é que o sistema é desenvolvido por uma comunidade mundial. Todo mundo tem acesso ao código fonte e às mesmas ferramentas. É algo bem democratizado. Não faz muito sentido limitar-se apenas aos projetos brasileiros, boas idéias surgem em todo lugar e no open-source você é livre para aproveitá-las.

Além disso, se já existisse uma distribuição brasileira com o mesmo foco, não faria sentido reinventar a roda desenvolvendo o Kurumin. Ele surgiu justamente para preencher esta lacuna.

Como ele funciona? Eu posso instalar num computador com sistema operacional Windows, numa partição?

Você pode ler a página de apresentação e o manual mesmo a partir do Windows, basta abrir o arquivo index.html que está dentro do CD. Alí você vai encontrar instruções de como configurar o PC para inicializar através do CD-ROM (caso necessário) ou criar um disquete de boot, além de conhecer mais sobre o Sistema.

Depois é só deixar o CD no drive, ele vai começar detectando os componentes da máquina e depois inicializar direto no KDE, a interface padrão do sistema. Os menus estão organizados de forma a facilitar ao máximo o uso do sistema. Se você se conecta na Internet via ADSL por exemplo, clique no K>Internet> Conectar na Internet>ADSL/PPPoE. Aproveite para brincar um pouco e conhecer os programas incluídos.

O Kurumin roda diretamente a partir do CD, então você não precisa ter medo de quebrar nada. Qualquer coisa, basta reiniciar o micro e ele vai voltar exatamente do jeito que estava. Se resolver voltar pro Windows, é só tirar o CD do drive.

Se você gostar e resolver instalar o Kurumin no HD, clique no K>Configuração do Sistema> Instalar Kurumin no HD. Durante a instalação você terá a opção de usar o Qtparted para redimensionar a partição do Windows e criar uma nova partição para o Kurumin. Você pode também usar outro particionador com que tenha mais familiaridade, como o Partition Magic. Mais adiante, responda “sim” quando o instalador perguntar se você deseja revisar as configurações do gerenciador de boot: ele vai abrir uma janela de instruções, onde você só precisa apontar o drive onde o Windows está instalado.

Fazendo isso os dois sistemas vão ficar instalados em dual boot e você poderá escolher qual usar cada vez que ligar o micro.

Onde é encontrado (em CD ou por download)?

O Kurumin é distribuído sob a licença GPL, isto significa que além de ser gratuito, você pode modificar o sistema e usá-lo como base para a criação de novas soluções. Você pode baixar o ISO (o arquivo que pode ser gravado no CD) no http://kurumin.org/.

Se você preferir, você pode comprar um mini-CD já gravado por R$ 10,00 no: http://www.guiadohardware.net/.

Existem outras pessoas que vendem CDs gravados do Kurumin, pode até ser que o seu vizinho tenha o CD e possa lhe dar uma cópia :-) Outras pessoas fornecem suporte e outros serviços, o que ajuda a gerar empregos. Você também é bem vindo para postar suas dúvidas e contribuições no http://guiadohardware.net/forum.

Referência

1. MORIMOTO, C. Entrevista sobre o Kurumim. Disponível em: http://guiadohardware.net. Acesso em: 01 de mar. de 2004.

Assessoria de Comunicação