Guia Gastronômico da Programação

Autor: Marcelo Fermann Guimarães

Um Guia Gastronômico pode ter algumas informações valiosas para uso didático. Sua utilização pode esclarecer algumas dúvidas e, se bem utilizado, nunca é indigesto.

O primeiro tipo de programação que se tem notícia nos leva aos primórdios da história da informática. Os programadores, os gênios dos CPDs – Centros de Processamento de Dados, usavam e abusavam dos GOTO (comando de mudança incondicional), fazendo com que o programa não seguisse uma seqüência lógica. Com essa técnica geralmente se obtinha um código fonte do programa muito difícil de se entender. A esse código confuso que parece não ter fim, chama-se código Spaghetti.

Na década de 80, pelo bem da manutenibilidade dos programas, expandiu-se a programação estruturada. Nela, um programa complexo era dividido em várias rotinas menores fazendo com que fosse mais fácil de se entender, pois cada pedaço tinha uma função bem definida. Essa técnica ainda é amplamente utilizada e o código pode ser encarado como um código Lasagne.

Na década atual, com a onda da Internet, o tipo de código utilizado é chamado Código Ravioli, pois com a técnica de programação orientada a objetos, onde os objetos contêm os respectivos dados e código, pode-se então saborear os objetos que encapsulam a carne. Faça sua escolha e "Buon appetito !".