I SIGA

Autora: Maria Alexandra V. C. da Cunha


Os técnicos e usuários de informática pública terão oportunidade de participar em Outubro do I SIGA - Seminário de Informática e Informações no Governo do Paraná.

A partir de uma idéia da superintendência de Informática da COPEL de organizar um seminário que promovesse a troca de experiências entre técnicos de várias empresas, que favorecesse a divulgação de projetos e fosse um estímulo à integração da informática entre os órgãos do Governo do Paraná, formou-se um comitê de coordenação composto pelo BANESTADO, CELEPAR, COPEL e SANEPAR, com o apoio do SEI/CGI - Sistema Estadual de Informações, Coordenação Geral de Informática e Informações.

O grupo tem trabalhado com os objetivos de, primeiro, apresentar alguns projetos de informática em andamento nas várias empresas e, segundo, mostrar também o ponto de vista do dirigente público, e as suas necessidades de informação. Para atingir estes objetivos, foi montada uma programação onde se alternam técnicos de informática e técnicos e dirigentes do setor público.

As palestras serão proferidas de 04 a 08/10, no período da manhã (na segunda-feira a programação avança também pelo período da tarde). O local é o auditório da COPEL, na rua Cel. Dulcídio, 800, 10º andar. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo telefone 352-1212, ramais 205, 208 e 221.

Temário do evento:

- 4/out - das 9:15 às 10:00h.

SEI - Sistema Estadual de Informações

Apresentação do modelo de gestão de informática pública implantado a partir do Decreto 2361 de 8 de junho de 93. Apresentador: Antônio Urban (SEI)

Economista pela UFPR, especialista em ciência da computação pela UFMG, Secretário executivo da Coordenação Geral de Integração de Informática e Informações, SEI - Sistema Estadual de Informática, SEPL - Secretaria do Planejamento.

- 4/out - das 10:15 às 11:00h.

Orientação a objetos

Relatos de experiências da COPEL no desenvolvimento de um sistema computacional para disseminação de informações meteorológicas do Paraná, utilizando POO com implementação de interface padrão Windows.

Apresentadores: Paulo Eliseu Portella e Leonardo Wons (COPEL)
Paulo Eliseu Portella é mestre em Engenharia Civil, professor da UFPR a Analista de Sistemas na COPEL.
Leonardo Wons é bacharel em Ciência da Computação e pesquisador do CITS/COPEL.

- 4/out - das 11:00 às 11:45h.

Projeto de Arrecadação Tributária

Uso da Informática na arrecadação, abordando os principais conceitos quais sejam tributo, contribuinte e necessidades de controle.

Apresentador: Nelson Akitoshi Yto (SEFA)

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em administração de empresas pela FGV. Na SEFA desde 1982, atualmente como chefe da assessoria de informática da Coordenação da Receita do Estado.

- 4/out - das 14:00 às 14:45h.

Comunicação de dados via satélite no BANESTADO

Apresentação da rede de comunicação de dados via satélite, os motivos que levaram à escolha desta tecnologia, as etapas de implantação e a situação atual.

Apresentador: Fábio Rodrigues de Oliveira (BANESTADO)

Engenheiro eletricista pelo CEFET-PR, especialista em análise de sistemas na administração de empresas pela PUC/PR. É coordenador do projeto de comunicação de dados via satélite no BANESTADO.

- 4/out - das 14:45 às 15:30h.

Rede Integrada de Comunicação de Dados e Serviços do Estado

Apresentação do projeto da nova rede em padrões internacionais abertos desenvolvida para promover a integração dos ambientes computacionais das entidades da administração estadual.

Apresentador: Armando Rech Filho (CELEPAR)

Engenheiro elétrico pela UFPR e mestrando em Engenharia elétrica e informática industrial pelo CEFET/Pr. Na CELEPAR desde 1972, Gerente do projeto de rede de comunicação de dados e serviços do Estado.

- 4/out - das 15:45 às 16:30h.

Modernização da Biblioteca Pública do Paraná

Apresentadora: Valéria B. Prochmann (BPP).

Diretora da Biblioteca Pública do Paraná. Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Jornalista profissional graduada em comunicação social pela UFPR, com pós-graduação em marketing e propaganda pela FAE. Membro do Conselho Estadual da Condição Feminina e do Conselho Estadual de Educação.

- 4/out - das 16:30 às 17:15h.

Sistemas Especialistas para Aplicações Industriais

O TECPAR vem desenvolvendo, desde 1990, sistemas especialistas, utilizando técnicas de inteligência artificial, para apoio à decisão, projeto, monitoramento de processos especificamente para aplicações industriais.

Apresentador: Milton Pires Ramos (TECPAR)

Engenheiro eletrônico pelo CEFET/Pr e coordenador do projeto de inteligência artificial do TECPAR.

- 5/out - das 8:30 às 9:15h.

Painel: Redes Locais no Estado do Paraná.

Coordenadora: Maria Alexandra Cunha (CELEPAR)

Este painel abordará as estratégias dos organismos do Governo do Paraná quanto a:
. uso de redes locais
. topologias mais comuns
. projetos de uso futuro
. pontos fortes no uso de LANs
. dificuldades operacionais

Painelistas: Ângela Maria do Rosário (SANEPAR); Julio Cesar Silveira (BANESTADO); Ruben Cesar Macedo (CELEPAR); Jackson Antonio Lis (COPEL) e Mário de Paula Soares Filho (SEAB).
Maria Alexandra Cunha é tecnóloga em P.D. e administração pela FGV. Professora da PUC/Pr e Gerente de Prospecção Tecnológica da CELEPAR.

Ângela Maria Rosário é economista, com especialização em processamento de dados pela FAE/Pr e em coleta e tratamento científico da informação pelo IPARDES-UFPR, analista de sistemas da SANEPAR.

Julio Cesar Silveira é engenheiro eletrônico pelo CEFET-Pr e analista de suporte técnico do BANESTADO na área de redes.

Ruben Cesar Macedo é economista pela FESP e analista de suporte técnico da CELEPAR na área de ambientes heterogêneos.

Jackson Antonio Lis é engenheiro eletrônico pela PUC-RS e analista de suporte da COPEL na área de redes.

Mário de Paula Soares Filho é engenheiro agrônomo e analista de sistemas da CISM/SEAB.

- 6/out - das 8:30 às 9:15h.

Coletor de Dados

Apresentação da implantação e funcionamento do sistema de microleitura para emissão de contas d'água.

Apresentador: Carlos Alberto Bittencourt Alberti (SANEPAR)

Analista de sistemas da área de desenvolvimento de sistemas na SANEPAR.

- 6/out - das 9:15 às 10:00h.

Sistemas Especialistas na COPEL

Apresentadores: Alvaro Antunes e Aluizio Carlos W. Grochocki (COPEL)

- 6/out - das 10:15 às 11:00h.

Automação Bancária no BANESTADO

Visa apresentar as tecnologias utilizadas para disponibilizar produtos aos clientes e para agilizar e racionalizar os processos bancários. Mostra os reflexos da abertura do mercado de informática na automação bancária e a nova tecnologia a ser adotada pelo BANESTADO.

Apresentadora: Miriam Akemi Kiyono (BANESTADO)

Bacharel em informática pela UEM. Coordena o projeto da nova plataforma de agências no BANESTADO.

- 6/out - das 11:00 às 11:45h.

Projeto SIMEPAR

O sistema meteorológico do Paraná é um sistema de coleta de dados meteorológicos, hidrológicos e ambientais, fruto de convênio entre COPEL (LAC) e IAPAR, com prazo de implantação de 5 anos. A palestra abordará aspectos de coleta e supervisão de dados.

Apresentador: Marcos de Lacerda Passos (COPEL)

Mestre em hidrologia pela USP e hidrometeorologia pela Univ. Birmingham. PhD em hidrologia e recursos hídricos na mesma universidade. Pós-doutorado em hidrometeorologia pela Salford University e MIT.

- 7/out - das 8:30 às 9:15h.

Geologia Aplicada a Estudos de Planejamento Urbano

Apresentação de projetos na área de geologia aplicada ao planejamento urbano, utilização atual de computação gráfica e potencialidades de uso.

Apresentador: Luis Marcelo de Oliveira

Geólogo pela UFPR, geólogo na MINEROPAR.

- 7/out - das 9:15 às 10:00h.

Uso de CAD na COPEL

Apresentação de CAD:

. em projeto de subestações
. com processamento de imagens na gerência de construção de usinas
. outras aplicações

Apresentador: Ledo Henrique R. M. Maciel (COPEL)

Engenheiro elétrico pela UFPR, com especialização em engenharia econômica pela FAE, mestrado em informática industrial, com ênfase em projeto auxiliado por computador (CAD) no CEFET-Pr e PUC-Pr em 1990. Na COPEL desde 1982, como analista de sistemas consultor.
- 7/out - das 10:15 às 11:00h.

Informática de uso e planejamento

Apresentação de diversas aplicações desenvolvidas no IPARDES para apoio ao planejamento governamental, com ênfase na informática de uso.

Apresentador: Emílio Carlos Boschilia (IPARDES)

Economista com especialização em análise de sistemas e mestrado em pesquisa. Diretor do Centro Estadual de Estatística do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

- 7/out - das 11:00 às 11:45h.

PROCON e a informática

Apresentadora: Sandra B. Ferrari Turra (PROCON)

Assistente social, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi chefe do Centro de Comunicação Social da SECS. Assessora de gabinete do Dep. Nelso Frederich. Atual coordenadora do PROCON do Paraná, vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania.

- 8/out - das 8:30 às 9:15h.

Geoprocessamento na COPEL

Relato de experiências adquiridas nas avaliações do MAXICAD e do GFIS como alternativas de software de geoprocessamento e CAD e determinação dos potenciais de integração com os demais sistemas já existentes.

Apresentador: Geraldo César Correa (COPEL)

Engenheiro eletricista, especialista em geoprocessamento pela UFPR. Na COPEL desde 1986, como analista de sistemas.

- 8/out - das 9:15 às 10:00h.

Quiosque do Cidadão - uma aplicação em multimídia

O quiosque do cidadão é um projeto que visa dotar o Governo do Paraná de um canal direto de comunicação 24 horas com a população, utilizando plataformas multimídia.

Apresentador: Pedro Kantek (CELEPAR)

Formado em matemática (PUC-Pr) e mestrando em engenharia elétrica e informática industrial (CEFET-Pr). Professor das Faculdades Positivo e da PUC/Pr. Desde 1974 na CELEPAR.

- 8/out - das 10:15 às 11:00h.

Automação de Redes de Distribuição de Água - Projeto TIBAGI

Apresentador: Arvid Augusto Ericsson (SANEPAR)
- 8/out - das 11:00 às 11:45h.

Projeto de Expansão de Capacidade de Processamento em Tecnologia Alternativa ao Mainframe

Esta palestra trata da migração parcial que a Empresa está realizando para plataformas RISC no seu ambiente central.

Apresentador: Clery Tadeu P. Ramos (CELEPAR)

Na CELEPAR desde 1973, atualmente no cargo de consultor assessorando a diretoria em assuntos ligados à evolução tecnológica da Empresa.

- 8/out - 11:45h.

ENCERRAMENTO