IAPAR

Presente no stand da CELEPAR, o IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, órgão vinculado à SEAB - Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, tem como missão a geração de tecnologia agropecuária adaptada às condições dos agricultores e exigências dos consumidores e agroindústrias, de forma a promover o desenvolvimento sócio-econômico e o bem estar da população paranaense. Sua infraestrutura é composta de 18 estações experimentais, 18 laboratórios científicos e e 33 estações agrometeorológicas, com um corpo de 1.280 funcionários, dos quais 220 pesquisadores e técnicos de nível superior altamente qualificado, treinados no Brasil e exterior. Para atingir o objetivo de contínuo aperfeiçoamento de suas ações, a informática é instrumento imprescindível, tanto ao incremento das atividades de pesquisa, como ao aperfeiçoamento das atividades administrativas. A utilização da informática resultou num elenco de produtos que, embora elaborados para suprir demandas específicas, podem ter aplicabilidade em outras organizações. Uma pequena amostra está sendo apresentada na feira:

Banco de Dados Agrometeorológicos - Armazena dados da rede de estações agrometeorológicas da instituição, coletados nos últimos 35 anos. O sistema resume, no final do mês, a maior e a menor temperatura, quantidade e duração de chuvas, insolação e evaporação do mês.

Acompanhamento de frotas de veículos - Este sistema é composto por dois módulos, o de controle de uso da frota que fornece dados de prestação de contas ao Departamento Estadual de Transporte Oficial, e o controle de manutenção preventiva de veículos (troca de peças, óleo e reparos gerais).

Acompanhamento de projetos de pesquisa - É um banco com os projetos de pesquisa em andamento e concluídos na instituição, contendo dados sobre a equipe técnica envolvida, pesquisador responsável, localização e andamento do projeto, órgãos financiadores etc.

Permite a extração de relatórios parametrizados em tempo de execução.

Publicações Técnico-científicas - A base possui aproximadamente 1.700 registros de publicações geradas no Iapar, desde sua fundação até o ano de 1992, sejam editadas pela própria instituição ou em congressos, revistas especializadas e seminários.

Pesquisadores e Técnicos do Iapar - Mostra o cadastro de técnicos e pesquisadores, trazendo em curriculum suscinto, com a formação profissional, titulação, área de especialização, local de trabalho, entre outros dados.

Controle de separatas - Desenvolvido para utilização individual dos pesquisadores, que podem, assim, armazenar informações específicas de sua área de pesquisa.

Controle de correspondências - Desenvolvido para controle da tramitação de correspondência e documentos na instituição, permitindo a recuperação, on line, por assunto, tipo de documento, instituição de origem, local de arquivamento etc.