IBM 3084 - Nossa nova máquina

Autora: Sonia Yabiku

Após um longo período de discussões e expectativas, finalmente temos a definição da máquina que instalaremos para expandir a nossa capacidade de processamento

Ela será a IBM 3084, modelo QX6, com as seguintes características principais:

* 27 mips
* 2 I/O processors
* 48 canais, 24 por I/O processors
* 64 MB de memória central.
* opera em dois modos: single ou partitioned

Embora essa máquina não contemple as novas arquiteturas IBM, quais sejam MVS/ESA E ESA/390, optamos por ela por três motivos principais: capacidade de processamento suficiente para os próximos dois anos; preparação de nossa instalação física para máquinas futuras(refrigeração a água); e, obviamente, razões financeiras.

Conforme dito acima, essa máquina é refrigerada a água e, para tanto, estamos preparando o nosso ambiente para recebê-la. As máquinas 4381 R24 e o 4341, foram transferidos para a sala de discos, para abrir espaço para os trabalhos de engenharia e para o próprio 3084. Para quem ainda não viu, é só dar uma passada pela sede e verificar os trabalhos que estão sendo feitos: tapumes de isolamento, reforço na laje, elevação do piso.

Mas além do ambiente físico, temos que nos preocupar também com o lógico, e para tanto, temos grupo de trabalho integrado por funcionários da DISUD, DISOF e ASTEC, que vem se reunindo há algum tempo, para discussões e definições desse ambiente.

O que se tem até o momento, é que unificaremos os nosso três ambientes lógicos atuais(CEL1, CEL3 E CEL9), nesta nova máquina,e o M380(Fujitsu), será destinada a um ambiente filtrado, onde através da implantação da Gerência de mudanças e de nível de serviço, teremos melhores condições pra garantir um ambiente estável otimizado.

Estamos agora, nós da DISOF, SOP, e DIATP, trabalhando para recebê-la, instalá-la e disponibilizá-la de forma mais transparente possível aos nossos usuários. A sua chegada está prevista para a primeira quinzena de dezembro.