INFOBRASIL

Autora: Olga Maria Soares da Costa - DIDOB


Retrato da informática no país nos últimos 26 anos.

1964 - é instalada a primeira empresa pública de informática no Brasil, o Centro Eletrônico de Processamento de Dados do PARANÁ, atual Companhia de Processamento de Dados do Paraná.

1968 - no Rio de Janeiro, em setembro acontece o 1º Congresso Nacional de Processamento de Dados promovido pela, Sucesu, onde técnicos discutem assuntos como: Controle da Produção de CPD, Sistemas Operacionais, Estudo de Viabilidade, Simulação em Computador etc. etc. etc.

1993 - em Brasília, de 25 a 31 de outubro acontece o 26º Congresso Nacional de Informática e Telecomunicações promovido pela Sucesu, onde especialistas discutem assuntos como: Interconexão de Sistemas Abertos, Inteligência Artificial, Supercomputadores, Neurística Inteligente, Multimídia, Sistemas Inteligentes, Compreensão de Sinais de Áudio etc. etc. etc.

O que aconteceu, em 26 anos, no cenário da Informática no Brasil?

1994 - no COMDEX/Rio'1994, para comemorar seus 30 anos de criação, a CELEPAR promove o lançamento da Base de Dados INFOBRASIL. Esta base, que é composta de 2237 referências bibliográfica, de todos os trabalhos publicados nos Anais dos Congressos da Sucesu nos últimos 26 anos, reúne e recupera informações que constituem uma parte significativa da evolução da Informática no Brasil.

A INFOBRASEL é o resultado do trabalho de indexação dos Anais da Sucesu pela Divisão de Documentação e Biblioteca - DIDOB, responsável também pelo planejamento e alimentação da base de dados.

Desenvolvida utilizando o software Microisis da Unesco, distribuído pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, a INFOBRASIL está sendo encaminhada a todos os segmentos do País ligados à informática através de bibliotecas, centros de documentação e pesquisa.

O Kit é composto por um disquete de 3 1/2" de alta densidade e manual para instalação e operação da base de dados, cuja produção contou com o apoio da IBM do Brasil.

Internamente, a INFOBRASIL está sendo instalada na rede, para acesso a todos os nossos técnicos.