INFORMÁTICA PÚBLICA NO PARANÁ

Autor: Antonio Edson Urban - Secretário da CGI (Coordenação Geral de Informática
e Informações do SEI - Sistema Estadual de Informações)

Notícias da Coordenação de Cartografia e Geoprocessamento

Os órgãos que integram o SEI e atuam na área de abrangência da Coordenação de Cartografia e Geoprocessamento, visando sempre a racionalização, integração e otimização dos recursos computacionais, procurando, através de novas tecnologias, melhorar a qualidade nos seus diversos bancos de dados, estão desenvolvendo trabalhos que vêm merecendo aplausos no meio científico.

Symposium On Mapping And Geographic Information System - Georgia - USA - Maio/Junho de 1994

Neste simpósio foi apresentado e premiado pela International Society for Photogrammetry and Remote Sensing, como o Best Poster Paper Working Group IV/1, o trabalho Counties Mannagement and GIS Wildlife Databank System - The Guaraqueçaba Apa Project.

Fruto da preocupação do Estado com a integração de esforços, este trabalho está baseado em outro desenvolvido pelo Departamento de Ecologia do IAP/GTZ, que trata da identificação da Fauna Ameaçada de Extinção no Paraná. O IPARDES, com seus recursos de multimídia, procedeu a scanerização das imagens das espécies ameaçadas, a formação do banco de dados digital e sua implantação em microcomputador.

Na seqüência deste piloto, o Instituto pretende avançar em conjunto com o IAP/Tecnologia, GTZ e outras instituições, na questão da geolocalização da fauna ameaçada e disponibilizar estas informações na Base de Dados Pública do Governo do Estado do Paraná.

Se você quiser maiores informações, contate com os técnicos responsáveis:

Celso Gonçalo Júnior, Mauro Barbosa da Silva, Oduvaldo Bessa Junior e Renate Winz - 245-8311, ramal 334.

XXII SECOP - Seminário Nacional de Informática Pública - Agosto de 1994

Em Aracaju (Sergipe) no dia 26 de agosto, a CâmaraTécnica de Cartografia e Geoprocessamento se fez representar através da COPEL, na participação do painel sobre geoprocessamento. Se você quiser maiores informações contate com o palestrante: Luiz Marques - 322-1212, ramal 571.

GIS Brasil 94 - 1º Congresso e Feira de Equipamentos, Softwares e Serviços de Geoprocessamento - 17 a 21 de Outubro de 1994

No GIS Brasil, a COPEL explanará os seguintes temas atinentes à CâmaraTécnica de Cartografia e Geoprocessamento:

Tema 1: (Objetivos)

1. Decreto Estadual nº 2361 publicado no Diário Oficial em 08/06/93, que institui o Sistema Estadual de Informações (SEI), subordinado à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral;

2. Decreto Estadual nº 2363 publicado no Diário Oficial em 08/06/93, que institui a Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento, com as finalidades definidas nos itens I a VII.

Tema II: (Metas)

1. Inventário e Diagnóstico da Base Cartográfica;

2. Inventário e Diagnóstico do Cadastro Técnico;

3. Padronização da Base Cartográfica;

4. Padronização da Base Cadastral;

5. Integração da Base Cartográfica e Cadastro Técnico;

6. Definições Básicas para Geoprocessamento;

7. Proposta para treinamento na área de Cartografia e Geoprocessamento;

8. Proposta de Cooperação Técnica e Científica na área de Cartografia e SIG.

9. Recomendações Gerais para a implantação de uma política cartográfica no Estado do Paraná.

Se você quiser maiores informações, contate com o palestrante:

Hamilton Figueiredo - 322-3535 ramal 4243.

Mapeamento e Cadastramento da COPEL

Este trabalho vem se desenvolvendo através de Convênio de Cooperação Técnica e Científica de Cartografia e Geoprocessamento, entre diversos órgãos do Estado, e consiste em: Mapeamento de novas áreas urbanas e rurais com o objetivo de planejar, projetar, manter, cadastrar e gerenciar as Redes de Distribuição de Energia Elétrica Urbana e Rural.

Este mapeamento na área rural tem como finalidade principal propiciar o cadastramento físico das Redes de Distribuição Rural (120.000 Km) que serviram para as equipes de topografia realizarem os trabalhos de cadastramento de 74.000 Km de redes rurais até julho de 1994.

Os dados relativos à rede de distribuição são extraídos deste mapeamento e armazenados em um banco de dados georreferenciado, a partir do qual é possível gerenciar o desempenho do sistema elétrico de distribuição através de um sistema de informações denominado Gerência de Redes de Distribuição - GEDIS. Este sistema está implantado no computador central com acesso on-line para consulta e atualização através da rede de terminais.