Implantação de Sistemática de Métricas de Software

Autor: Alfredo Jorge Reimann Filho - GAC

Síntese do trabalho final do curso de Desenvolvimento das Habilidades de Gestão

No momento em que toda a sociedade clama por serviços públicos de boa qualidade ofertados pelo Estado, a máquina administrativa estadual busca a sua eficiência reclamando por maior informatização de suas atividades.

O ambiente de atuação da CELEPAR, no que tange ao desenvolvimento de sistemas, é complexo, pela variedade de plataformas tecnológicas utilizadas, pelas variáveis ambientais que afetam este tipo de serviço e pela cultura predominante no corpo técnico da empresa.

A capacidade produtiva, o grau de utilização dos recursos e a eficiência do corpo técnico estão presentes nas Preocupações de todos os níveis decisórios da empresa. Estes precisam de informações apropriadas para suas decisões.

Inúmeros fatores influenciam o desenvolvimento de sistemas, entretanto, conhecendo-se a medida do tamanho do sistema, e relacionando-a a outras métricas, será possível a obtenção de indicadores de desempenho financeiro, de qualidade e de produtividade da GPS Gerência de Projetos de Sistemas, que serão de extrema valia para o monitoramento da área, tanto por seu corpo gerencial, quanto por parte da Direção da empresa.

A Análise por Pontos de Função permite dimensionar sistemas a partir de uma visão de seu usuário/cliente independentemente da tecnologia usada na sua confecção. Esta independência é valiosa aos dirigentes de informática, pois mantém a estabilidade no processo de coleta de dados para o estabelecimento dos indicadores de desempenho da área.

A sistemática de métricas proposta deve fazer parte do cotidiano da área de desenvolvimento e manutenção de sistemas, como uma ferramenta disponível a todos os técnicos da empresa. O aprimoramento contínuo e a expansão freqüente da abrangência do Programa de métricas deve ser buscado, através da ampla participação dos analistas de informática, considerando os objetivos traçados para curto, médio e longo prazo.

A implantação da sistemática de métricas deve ser conduzida de forma controlada e gradual, por representar uma mudança. Toda mudança, principalmente aquelas que interferem na forma de agir dos empregados, enfrenta resistências. O sucesso deste projeto dependerá, fortemente, das pessoas envolvidas.

Os objetivos maiores do programa de métricas estão associados à melhoria contínua de qualidade e produtividade, sendo uma atividade de longo curso. Por esta característica, é necessário definir uma equipe técnica que dissemine e dê suporte a este programa. A equipe encarregada da implantação da Sistemática de Métricas deverá atuar mais como consultora de cada Coordenação de Projetos. e mesmo de equipes específicas de projetos, que ficarão com a responsabilidade de efetuar as medições.

Manter um canal de comunicação, visando a constante divulgação dos resultados alcançados e esclarecendo e reforçando o papel de cada técnico no progresso contínuo da empresa, será altamente positivo para o gerenciamento desta implantação. E necessário deixar claro, mas muito claro mesmo, que o objetivo da implantação da Sistemática de Métricas não é "caçar culpados". É, pelo contrário, uma forma para ajudar a melhorar o que possa estar errado.

Os custos envolvidos com a implantação da Sistemática de Métricas, embora elevados, não são proibitivos. Encarados como um investimento da organização, poderão apresentar retorno a curto ou médio prazo. O fundamental, entretanto, não está nos valores gastos, nos esforços dispendidos ou nos recursos alocados, mas está, sim, no patamar em que a empresa se situará para enfrentar os seus desafios institucionais e a concorrência.

A informação é primordial para qualquer processo decisório, e isto será propiciado pela Implantação da Sistemática de Métricas de Software.

A Implantação da Sistemática de Métricas na GPS deverá ser realizada segundo um planejamento específico, observando - em grandes linhas - as etapas de designação e preparo da equipe, internalização da técnica, e o estabelecimento de indicadores, conforme detalhado a seguir.

DESIGNAÇÃO E PREPARO DA EQUIPE

Nesta etapa, superada a aprovação do projeto e dos seus objetivos, deverão ser designados os técnicos, com atividades voltadas à melhoria de qualidade e produtividade no processo de desenvolvimento de sistemas, para disseminar e dar suporte à aplicação da técnica.

As atividades previstas são:

  • Definição do Escopo dos Trabalhos:
    Revisão do projeto e clarificação dos objetivos. O objetivo central deve ser o de identificar o atual nível de desempenho da área de desenvolvimento de sistemas - GPS, iniciando pelos indicadores de produtividade e de custos, visto já existirem outras medidas associadas.
  • Treinamento da Equipe:
    Realização de curso sobre a técnica FPA (Análise por pontos e função) e suas regras de contagem.
  • Treinamento Prático:
    Aplicação da técnica FPA (Análise por pontos e função) para a medição de sistemas que sejam de conhecimento dos técnicos da equipe, visando eliminar dúvidas quanto a aplicação das regras de contagem e consolidar os conhecimentos adquiridos.
  • Definição de Indicadores:
    Revisão dos Indicadores propostos inicialmente, estabelecendo os indicadores gerenciais para avaliação da produtividade da GPS, a serem obtidos com a implantação da Sistemática de Métrica.
  • Sistema de Registro:
    Revisão do Sistema APF (Sistema de contagem de pontos e função), visando torná-lo a ferramenta oficial da CELEPAR voltada ao registro das medições e armazenamento de dados associados à Sistemática de Métricas, incorporando funções que permitam o registro dos fatores de influência na produtividade do desenvolvimento de sistemas e características da equipe que o desenvolveu. As funções referentes à obtenção dos indicadores de desempenho, também deverão ser incorporadas ao sistema.
  • Diagnóstico dos Atuais Processos de Medição de Tempo:
    Revisão das medidas relacionadas ao processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas, relacionada ao registro dos tempos dispendidos nos trabalhos (Sistema APC - acompanhamento de projetos).
  • Detalhamento do Plano de Trabalho:
    Revisão do cronograma de atividades relacionadas à implantação da sistemática de métricas, com vistas à ampla divulgação das datas e seqüência de aplicação do plano. Deverão ser, ainda, identificadas e estabelecidas estratégias para ultrapassar eventuais dificuldades durante o processo de disseminação da sistemática.

INTERNALIZAÇÃO DA TÉCNICA

Esta etapa pressupõe a internalização da técnica FPA em cada uma das equipes de desenvolvimento e manutenção de sistemas da GPS, e nas Divisões Técnicas das demais gerências da CELEPAR, de forma gradual, visando garantir o necessário apoio e suporte a ser prestado pelos responsáveis pelo projeto.

  • Treinamento do Corpo Técnico:
    Este treinamento será realizado na própria empresa e será ministrado pelos integrantes da equipe técnica, adequando-se à distribuição da carga horária face aos interesses e características de cada grupo de treinandos.
  • Medição do Portfólio de Sistema:
    Aplicação da técnica FPA para a medição dos sistemas existentes na empresa, tanto para a obtenção do Portfólio de Sistemas da Empresa quanto para atuar como instrumento de fixação dos conhecimentos adquiridos pelo treinamento. Esta contagem deverá ser realizada pelos próprios técnicos (Ias Divisões Técnicas.
  • Medição em Projetos:
    Acompanhamento às equipes de projetos, com vistas à aplicação da técnica FPA nos sistemas em desenvolvimento pelas DITECs (Divisões Técnicas).
  • Medição de Manutenções:
    Acompanhamento e suporte às equipes, nos processos de manutenção dos sistemas que já tenham passado pela medição inicial, com vistas a manter atualizadas as informações relativas ao parque de sistemas instalados.
  • Indicadores Provisórios de Desempenho:
    Paralelamente à implantação da sistemática de métricas em uma Divisão Técnica, poderão ser tabulados, preliminarmente, os indicadores de desempenho desta. Estes resultados devem ser tomados com a devida precaução, pois terão a finalidade maior de aferir os registros de medidas associados aos trabalhos, procurando-se eliminar as falhas que porventura neles existam.

ESTABELECIMENTO DE INDICADORES

Consolidada a implantação da técnica FPA e após efetuado o acompanhamento e registro relativo a um número significativo de projetos, poderão ser estabelecidos os indicadores de desempenho da GPS.

O primeiro grupo de indicadores a serem obtidos são os relacionados com a produtividade das equipes de desenvolvimento de sistemas, uma vez que já é realizada a medição dos tempos dispendidos nos trabalhos.

Os indicadores relacionados a custos poderão ser obtidos através do tratamento dos dados do Sistema de Custos e Resultados da empresa, associados à medida de tamanho do sistema.

Estes indicadores deverão ser utilizados nos planejamentos de novos projetos, com vistas à melhoria das estimativas de prazos, custos e recursos necessários à sua elaboração.

A melhoria contínua do desempenho no processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas virá através do estabelecimento de novas metas para cada um dos indicadores de desempenho, como um Desafio a ser vencido tanto pelos técnicos individualmente como pela empresa como um todo.