Importando uma base notes para dentro do MYSQL

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

 

Todos acompanham o esforço que a Celepar faz na conversão de seus sistemas originalmente feitos em notes (plataforma proprietária) em direção a sistemas abertos. Uma necessidade pela qual estou passando agora é a de converter uma base de dados que originalmente estava em notes para o gerenciador de BD Mysql. O escopo completo da conversão é abandonar o notes substituindo-o pela dupla Mysql + PHP, e de quebra, liberando o acesso ao sistema a partir de qualquer browser Internet.

Quebrei um bocado a cabeça, e tendo encontrado um caminho (mais ou menos) simples, escrevo este lembrete para compartilhar as descobertas, dentro do mais puro espírito do software livre.

Vamos às tarefas:

1. Criar um banco de dados Mysql que seja minimamente compatível com a antiga base notes.

2. Criar uma visão dentro da base notes que contemple os atributos que deverão migrar para a aplicação Mysql. Se já existir esta visão, desconsidere este passo.

3. Estando dentro da visão, escolha o comando Banco de Dados, exportar e solicite ao notes o formato tabular. Este processo gerará um arquivo ASCII seqüencial.

4. Como o Mysql espera receber o arquivo de entrada com uma tabulação separando cada coluna (e o notes não a colocou lá), escrevi um programa C que coloca essa tabulação nas colunas escolhidas pelo usuário. O nome do programa é POETAB e está à disposição dos interessados.

5. Carregado o Mysql, deve-se executar o comando LOAD DATA INFILE, passando o nome do arquivo devidamente trabalhado pelo POETAB, a lista de campos, na ordem em que eles aparecem no arquivo sequencial, bem como informações sobre a separação de campos e de registros.

6. Se tudo correr bem, a base notes estará carregada no Mysql.