Inclusão digital do Paraná

Autoria: Assessoria de Comunicação Social

 

Programa de Inclusão Digital do Paraná é destaque em reunião nacional

O estande da Companhia de Informática do Paraná - Celepar instalado na Semana de Inclusão Digital realizada em São Paulo, de 22 a 29 de maio, foi um ponto de encontro entre os visitantes. De acordo com Beatriz Tibiriçá, Coordenadora de Governo Eletrônico da Prefeitura de São Paulo, “O Paraná é o Estado mais adiantado nos interesses e no desenvolvimento de telecentros. Depois de São Paulo é o mais bem representado nesta Semana de Inclusão Digital”, disse.

Na noite de terça-feira (25), foi lançado o livro “Inclusão Digital: com a Palavra, a Sociedade”. O livro aborda a importância social da Inclusão Digital e coloca o Paraná como um dos empreendedores nesta área através da Celepar, dando destaque aos Telecentros Paranavegar e à dedicação da empresa e ao apoio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, através do Secretário Nizan Pereira.

A Diretora de Desenvolvimento da Celepar, Márcia Schüler, representou o Governo do Paraná no lançamento do livro, que cita o Telecentro Paranavegar de Ortigueira. Ela ressaltou o trabalho relevante que o Governo do Paraná vem fazendo no combate à exclusão digital.

Também ressaltamos que neste evento foram eleitos os Delegados que representaram o Brasil no Encontro Latino Americano de Telecentros que começou no dia 27 de maio. O Paraná tem dois delegados: os senhores Nelson Elemar Cândido e Nelson Expedito da Rosa, este representando os deficientes, ambos funcionários da Celepar, trabalhando no Projeto de Telecentros do Governo do Estado.

Segundo o Secretário Especial para Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira, a inclusão social no século XXI só terá êxito se for incluído também o acesso à informática e à Internet daquelas pessoas que estão marginalizadas desse avanço tecnológico, que são os mais pobres e os mais simples.

Referência

1.COMPANHIA DE INFORMÁTICA DO PARANÁ. @mpregado. CELEPAR - Inclusão Digital. Disponível em: <http://www.celepar.pr.gov.br>. Acesso em: 08 jun. 2004.