Incubadora Tecnológica de Curitiba

Autora: Cristiane Stainsack - TECPAR


A Incubadora Tecnológica de Curitiba – INTEC é um empreendimento conjunto de diversas instituições que oferece facilidades ao surgimento de novas empresas que desenvolvam produtos ou processos tecnologicamente inovadores. Localizada no INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ – TECPAR, propicia aos empreendedores condições favoráveis para a implantação de empresas de base tecnológica nas áreas de eletroeletrônica, metal-mecânica, informática, novos materiais e engenharia biomédica. Tendo seu projeto aprovado por uma Comissão de Acompanhamento, que analisa os aspectos de inovação tecnológica, mercado e perfil do empreendedor, a empresa instala-se em módulo próprio, de aproximadamente 50 m2, pelo prazo máximo de 2 anos e passa a usufruir de um conjunto de facilidades. O empresário que tem idéia inovadora, equipe qualificada, perspectivas de mercado para seu produto, encontrará na INTEC um endereço conhecido e respeitado que é o do Campus Tecnológico do TECPAR, na Cidade Industrial de Curitiba, área física exclusiva e áreas de uso comum (recepção, sala de reunião e treinamento). A Incubadora também oferece orientação empresarial (administrativa, jurídica, qualidade, "marketing"), serviços administrativos, laboratórios de metal-mecânica, eletroeletrônica, informática, metrologia e outros, consultoria técnica e consultorias especializadas como na área de design e elaboração de projetos, acesso a base de dados nacionais e internacionais e um ambiente comum com outras pessoas inovadoras. Ao sair da Incubadora o empresário está pronto para enfrentar o mercado, com grandes possibilidades de êxito.

Dez anos da Incubadora Tecnológica de Curitiba


Uma idéia inovadora na cabeça para montar uma empresa ou desenvolver um projeto, mas sem infra-estrutura adequada ou sem acesso a tecnologias avançadas eram problemas - aparentemente de difícil solução - enfrentados por muitos empresários. Para resolver situações assim, há 10 anos foi criada a Incubadora Tecnológica de Curitiba - INTEC, a primeira do Paraná e a quinta do Brasil. Neste período, conseguiu credibilidade e serve de modelo para outras incubadoras dentro ou fora do Estado.

Neste ano a Incubadora Tecnológica de Curitiba – INTEC comemora seus 10 anos de funcionamento. Ela foi criada através de um convênio de cooperação entre o TECPAR, SEBRAE/PR, FIEP-IEL/PR, CEFET/PR, SETI, CITPAR, PUC/PR e a Fundação do Banco do Brasil.

Sediada no TECPAR, suas instalações podem abrigar até 10 empresas simultaneamente. Ao longo destes anos, 20 empresas surgiram ou desenvolveram seus projetos na Incubadora, colocando mais de 60 produtos no mercado.

A primeira empresa "incubada" há 10 anos é um verdadeiro caso de sucesso. Esta empresa é uma indústria/comércio de produtos eletrônicos e começou a partir das dissertações de mestrado de 02 pessoas. Hoje tem 140 funcionários, uma sede própria em Curitiba com 2 mil metros quadrados e uma filial em São Paulo.

O projeto criado a partir das dissertações foi aprovado pela Incubadora Tecnológica, onde foram desenvolvidas uma impressora de telex e uma minimpressora autenticadora para automação bancária e comercial. Em 91, assim que saiu da incubadora, tornou-se uma S/A. Em 3 anos transformou-se em líder de mercado de minimpressoras.

É considerada uma das empresas de maior sucesso que já passou por uma incubadora no Brasil. Com um faturamento em 1999 de R$50 milhões, foi escolhida em 1998 como a Melhor Empresa de Produtos para Automação Comercial no "Especial Computerworld" e Empresa do Ano pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas - ANPROTEC.

Na Incubadora Tecnológica de Curitiba estão abertas vagas para novas empresas até 29 de fevereiro de 2000. Para se habilitar, o candidato precisa ter um protótipo do produto a ser desenvolvido, a patente do produto ou pelo menos tê-la requerido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. Um consultor específico da área também avaliará o grau de conhecimento do empresário no setor pretendido.

Quem quiser conhecer a incubadora ou obter maiores informações pode dirigir-se ao TECPAR/INTEC - Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775 – CIC.

Disponível na internet: www.tecpar.br/intec