Informatização no IPEM

Autor: Heitor Luiz Santos.

 

O IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná - é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. Possui sede em Curitiba e agências regionais localizadas em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Umuarama.

O IPEM tem por finalidade a execução da política metrológica nacional, normalização, qualidade industrial e certificação compulsória no Estado do Paraná.

O presente artigo apresenta um resumo do trabalho efetuado para a informatização dos seus escritórios. A informatização do IPEM passa pela instalação de uma rede com mais de 50 estações de trabalho, com interligação em todas as suas agências. A informatização, inserida no Programa de Qualidade Total, além de melhorar o atendimento, agilizará os trabalhos na fiscalização de produtos e equipamentos.

No Plano de Informatização, a Celepar disponibilizará ao IPEM os produtos e serviços da Rede Estadual de Comunicação de Dados e Serviços, tais como: Cadastro Integrado de Autoridades, Banco de Dados do Estado, Administração de Bens Móveis, Jurisprudência Federal, Jurisprudência Estadual, Sistema Integrado de Documentos, Correio Eletrônico, Automação de Escritório, Agenda Individual e de Compromissos, Quadro de Avisos e Formulários Eletrônicos.

Resumo da solução proposta

A solução proposta para o IPEM traduz-se em uma rede formada por microcomputadores interligados. Desta forma, tanto os escritórios regionais ficarão ligados à sede, como todos os setores da sede também ligados entre si, formando uma rede única de computadores, permitindo a ligação imediata entre quaisquer setores / escritórios regionais.

Outra proposição é a elaboração de uma única base de dados que una todos os cadastros hoje existentes.

Estas soluções permitirão que os vários departamentos e agências regionais do IPEM-PR possam resgatar rapidamente dados/informações essenciais à boa tomada de decisões.

Também a utilização do Correio Eletrônico tornará possível a comunicação entre departamentos/agências de maneira mais eficaz e desburocratizada, melhorando o desempenho e aumentando a performance em tempo de resposta.

As estações de trabalho, além da integração a nível institucional, permitirão o acesso a todos os Sistemas corporativos do Estado do Paraná, a partir de qualquer estação da rede, através da REDEPAR - Rede Estadual de Comunicação de Dados e Serviços.

O acesso também será permitido a Sistemas externos ao Estado, como por exemplo o PRODASEN, e acesso à rede Internet.

Benefícios

Eis alguns benefícios que advirão da solução da proposta:

Diminuição do tráfego de papéis, atuação mais coordenada do corpo funcional da empresa através do compartilhamento de Sistemas e Informações, trabalhos internos com melhor acabamento gráfico com a utilização dos softwares, acesso a sistemas corporativos do Estado, uso do Correio Eletrônico, conferência de documentos/atualização cadastral feitos a partir de relatórios diários.

Também haverá a possibilidade de adotar, em futuro próximo, a atualização cadastral através de leitura ótica de código de barras, que já é objeto de estudo bastante avançado pelo IPEM-PR, INMETRO-SUR/SC E INMETRO/RS.

Sistemas específicos

São os seguintes os sistemas a serem implantados na rede do IPEM para atendimento das suas necessidades:

  • LEGIS - Tem como objetivo disponibilizar todo o acervo referente à legislação metrológica em vigor.
  • VERIN - O objetivo é a integração em um único sistema e uma única base de dados, dos aplicativos (Bombas Medidoras, Balanças, Taxímetros, Texteis, Cobrança Bancária e Movimento de Arrecadação).
  • MERPRE - O Sistema de Mercadoria Pré-Medida tem como objetivo manter um cadastro de acondicionadores e produtos analisados, permitindo que sejam feitas consultas e relatórios estatísticos e gerenciais.
  • PROJECTS - Sistema para acompanhar e controlar os projetos em execução no órgão.
  • CONTDOC - Sistema para controlar e acompanhar a utilização de documentos oficiais de uso do órgão. Pode ser extensivo às regionais.
  • SISJUR - Acompanhamento de todo o processo jurídico oriundo de Autos de Infração.
  • FROTA - Controle da frota, tanto em termos de manutenção quanto em termos de utilização.
  • SISCOE - O Sistema tem como objetivo o controle de almoxarifado.
  • SISPAT - Efetua o controle dos bens patrimoniais.
  • SISCON - Apoio ao Setor de Contabilidade no controle de empenhos, ordem de pagamento, razão, balancetes, prestação de contas e arrecadação.
  • DIÁRIAS - Sistema que emite proposta de concessão de diárias e Boletim Financeiro.

Plataforma Tecnológica

A plataforma tecnológica adotada é a da rede de microcomputadores, com arquivos centralizados na sede do IPEM, em Curitiba, tendo computadores com maior capacidade de processamento para prestar serviços de dados e de banco de dados. Todos os escritórios ficarão ligados permanentemente à Sede.

Nesta plataforma existe a possibilidade de desenvolvimento de Sistemas isolados (para ser executado somente em uma estação da rede); de Sistemas com base de dados compartilhada, onde várias estações da rede terão acesso a estes sistemas; e de Sistemas de arquitetura Cliente/Servidor, onde o processamento é distribuído entre a estação de rede e o Servidor de Banco de Dados.

Equipamentos

Tipo e quantidade de equipamentos que serão utilizados: