Intranet com Microsoft Office

Autoras: Annelisa P. Ferreira e  Caroline M aria Bonk ( Estagiária - GPT )

Todos sabemos e, creio eu, concordamos que a Internet é um ótimo meio de divulgação e acesso a informações, sendo o processo de navegação agradável e simples. Por isso, seria muito interessante se, via Internet, os funcionários da Celepar pusessem à disposição arquivos sobre seus trabalhos e experiências. O único problema, assim como para a maioria das pessoas com objetivo semelhante, é a dificuldade de se confeccionar um página - principalmente em se tratando de sites em constante atualização!

Se você costuma utilizar o Word, Access, PowerPoint ou Excel - ou seja, se é um usuário de computadores - então você é um criador de páginas em potencial. Afinal, a Microsoft incorporou a estes seus produtos a possibilidade de se salvar os arquivos em html, permitindo a construção de páginas com quase todas as características de arquivos destes softwares, e com a incorporação de hyperlinks (inclusive para outros arquivos). Bem, a GPT está desenvolvendo um projeto que, utilizando-se desta facilidade, pretende tornar disponível uma base de conhecimentos da CELEPAR na Intranet do Estado. Para isso, desenvolverá um site com sistema de frames, que seja capaz de pegar arquivos html escritos previamente, e "simplesmente", salvos pelos funcionários, e gerenciá-los no browser conforme navegação do usuário.

É claro que, para que o sistema seja eficiente, estes arquivos deverão respeitar um padrão, e deverão estar devidamente organizados entre si. Por isso, haverá pessoas responsáveis pela determinação do padrão, pelo gerenciamento dos documentos, pelas interligações interessantes, entre outros detalhes.

 

wpe3.gif (39467 bytes)

Salvando documentos em html

Para salvar um documento do Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, Microsoft Excel, Microsoft Access como HTML, é preciso selecionar a opção Salvar como HTML do menu Arquivo, e, se for o caso, seguir as instruções. Então será possível abri-lo diretamente pelo Netscape - caso não o consiga, não significa necessariamente que falta alguma coisa para fazer, mas sim que o programa deve estar com algum problema, tendo que ser reinstalado. A seguir, algumas considerações sobre este procedimento:

Word

Ao criar uma página da Web, não é possível utilizar recursos como realces ou capitulações.

A inserção de desenhos é feita indiretamente. Deve-se editá-los, recortá-los e colá-los, selecionando a opção colar especial do menu editar (clicando na opção figura). O mesmo deve-se fazer para figuras do tipo auto-formas e wordArt.

O estilo colunas de jornal não é suportado; para obter o mesmo efeito, é necessário inserir uma tabela, e ocultar as linhas de grade.

Os efeitos negrito, itálico, sublinhado simples e tachado simples, sobrescrito e subscrito, podem ser utilizados. Os demais tipos de sublinhado, as bordas e os sombreamentos não são suportados, e qualquer marcador utilizado será convertido para o padrão (· ).

Para criar um hyperlink: 

wpe4.gif (45451 bytes)

- Para outra parte do mesmo documento:

Selecionar a palavra ou desenho;

A partir do menu Inserir, escolher a opção Hyperlink, e especificar o "local definido no arquivo" (segundo campo);

- Para outro documento:

wpeF.gif (64805 bytes)

Mesmo procedimento anterior, porém definindo no primeiro campo "vincular a arquivo ou URL" a localização do documento destino (que pode não ser um documento do Word).

Excel

Os recursos de figura e de desenho não funcionam para criar uma página da Web. Porém, gráficos são inseridos normalmente.

Para criar um hyperlink:

  • Para outra parte do mesmo documento:

Selecionar a célula e/ou intervalo;

Escolher a opção Hyperlink do menu Inserir, e ao clicar em "Procurar", surgirá a seguinte tela, para escolher a célula e/ou planilha destino:

wpe5.gif (47916 bytes)

Para outro documento: Assim como mostrado para o Word.

Importante: Quando for salvar ou modificar um arquivo HTML, é necessário especificar no campo "intervalos e gráficos a converter", os intervalos almejados para o arquivo final. Caso contrário, o arquivo HTML final conterá também as informações anteriores à modificação - inclusive se as novas forem no mesmo intervalo. Para que os dados sejam eliminados, selecione-os em "intervalos e gráficos a converter" e clique em "Remover". Mesmo processo para adicionar intervalos, clicando em "Adicionar".

Powerpoint

Ao salvar o documento como HTML, haverá a inclusão de botões de navegação; caso queira retirá-los, é necessário fazê-lo pelo FrontPage.

É possível utilizar todos os recursos do PowerPoint:

  • Utilizar os campos de texto, com qualquer tipo de letra e efeitos (negrito, etc.);
  • Inserir qualquer objeto, figura ou gráficos;
  • Usar os recursos de auto-formas e desenhos;
  • Utilizar os efeitos de sombreamentos, formatação, etc.

Para criar um hyperlink para outra parte do mesmo documento ou para outro documento, procede-se assim como para o Word.

Ao salvar, pode-se escolher o "estilo da página" da Web. Para criar uma página com frames, seleciona-se a segunda opção - "Molduras do navegador".

Ao fazer efeitos de animação, se o sistema não possuir o programa Microsoft PowerPoint Animation Player, será necessário carregá-lo (é feita uma solicitação ao salvar). Existem várias maneiras de instalá-lo (por exemplo, pode ser através do Microsoft TechNet, ou pelo link "Carregar Microsoft PowerPoint Animation Player" do índice da página criada).

wpe7.gif (23850 bytes)

Ao salvar, na tela "definir as opção da página de informações" deve-se especificar os dados que na página da Web serão mostrados pelo índice.

Access

O Microsoft Access cria uma página da Web para cada página do relatório, folha de dados e formulário desejado. Utiliza-se, para isso, o Assistente de Criação para a Web, selecionando Salvar como HTML no menu Arquivo e seguindo todas as instruções, pois já estarão todas explicadas como num help.

Sobre o formato HTML que deseja ser definido como padrão, escolhe-se entre estático e dinâmico de acordo com as necessidades do aplicativo.

Pode-se adicionar hyperlinks em formulários e folhas de dados para saltar para objetos contidos no mesmo banco de dados ou em outro banco de dados do Microsoft Access, para documentos criados com o Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint e para documentos na Internet ou em uma Intranet.

Em relatório os hyperlinks também podem ser inseridos. Embora não funcionem quando exibidos no Microsoft Access, eles funcionarão quando o usuário der saída no relatório dentro do Word, Excel ou do HTML.

wpe9.gif (52315 bytes)

Armazena-se hyperlinks em campos de tabelas da mesma forma como se armazena números de telefone. Pode-se, também, criar um rótulo ou uma figura em um formulário ou relatório, ou um botão de comando em um formulário e inserir um hyperlink.