Investimentos em tecnologia

Com investimentos na ordem de US$ 3,5 milhões, a CELEPAR está ampliando a sua capacidade técnica instalada. Dentro da pauta das novas aquisições, foi expandido a sua memória em discos magnéticos para 115 gigabytes, além de um acréscimo em 16 mips na unidade central de processamento, o que totalizou 60 milhões de instruções por segundo. Também foi adquirido uma nova controladora de comunicação, a qual ampliou a capacidade de acesso aos bancos de dados residentes nos computadores centrais.

Na área de rede de comunicação de dados, a CELEPAR está partindo para a filosofia compatível com sistemas abertos - padrão OSI - com a aquisição de uma rede privativa de comunicação de dados em tecnologia de comutação de pacotes, em protocolo X25, que será a base para a rede de comunicação de dados do Estado. Desta maneira, a empresa passa a disponibilizar uma infraestrutura para que os órgãos usuários (Secretarias e vinculadas) levem a informatização ao interior do Paraná. Atualmente, além de Curitiba, mais 28 municípios são atendidos pela rede. A previsão é que neste ano este número chegue a casa de 52 diferentes localidades conectadas à rede de comunicação de dados da CELEPAR.

O projeto da rede, como explica o presidente Paulo Roberto Miranda, vai oferecer condições de conectividade de diferentes ambientes operacionais entre os órgãos do Estado, além de prover uma série de serviços como correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso as bases de dados externas, entre outras facilidades. Segundo Miranda, estão também sendo efetuados investimentos em tecnologia voltada ao processamento distribuído, compreendendo microcomputadores, redes locais e sistemas Unix.