Investindo no Futuro

Autora: Luciana Aparecida Antunes Becker - GAC

A CELEPAR, em meados de 1997, estabeleceu uma parceria com a conceituada Universidade Estadual de Londrina – UEL, e passou a integrar o consórcio de empresas que auxiliam no funcionamento do Projeto GENESIS/GENORP. A proposta do Projeto GENESIS é a geração de Novos Empreendimentos em Software, Informações e Serviços através da Universidade. O GENORP é a base do Projeto no Norte do Paraná, que está localizada na UEL, telefone (043) 371-4723. Além da infra-estrutura e das Assessorias em várias modalidades inerentes ao empreendedorismo, também é disponibilizada uma bolsa do CNPq aos participantes, visando criar condições para que o empreendedor se desenvolva, criando, assim, condições para que a nova empresa entre no mercado de Informática.

Desde então, a CELEPAR vem participando de diversas maneiras no Projeto, ora em reuniões para definição de condução dos trabalhos do GENORP, ora no processo de seleção dos projetos que virão a compor o GENESIS/GENORP. A CELEPAR também auxilia na viabilização da participação do Projeto em Feiras do segmento de Informática, como ocorreu na Intersoft/98. Vai atuar no intercâmbio de tecnologias, com a visita de alguns componentes do GENORP à CELEPAR, para conhecer e assimilar a metodologia desenvolvida de acompanhamento de projetos.

Em janeiro de 1999, quando muita gente estava de férias, na UEL ocorreu o encontro de várias Instituições, e lá estava a CELEPAR para contribuir no processo de seleção da etapa de trabalhos avançados, ou seja, trabalhos que já estão em pleno desenvolvimento e que necessitam de um esforço adicional para serem concluídos. Os trabalhos apresentados eram de altíssimo nível e foram rigorosamente avaliados.

Entre os trabalhos apresentados, estavam alguns que já participaram de Simpósios Nacionais e Internacionais e que ganharam inclusive prêmios. Os trabalhos apresentados nesta etapa de seleção foram os seguintes:

  • VENDA DE ILUSÕES – Software multimídia, educativo, voltado para a área de prevenção no uso de drogas por crianças;

  • UM OLHAR SOBRE O SOLO – Aplicativo multimídia educacional, focado no uso e tratamento do solo;

  • GRAMÁTICA MANIA – Software que ensina a gramática da língua portuguesa, com avaliação do usuário por meio de testes;

  • PROFALA – Software multimídia infantil com o comando da voz, focado no tratamento fonoaudiólogo;

  • PROCESS DRIVER – Ferramenta Case para multiplataformas;

  • LOCOMOSHOW – Software multimídia que compreende um Atlas do Aparelho locomotor Humano, englobando os sistemas ósseo, muscular e articular;

  • DECAMERON – É um jogo de RPG (Role- playing Game) para computador, que cria uma espécie de comunidade virtual na Internet.

Ocorreu em fevereiro, nova seleção de trabalhos para ingressar na primeira fase do Projeto GENESIS/GENORP. Isto significa a continuidade de um projeto que tem tido sucesso e muito tem agregado na formação dos futuros profissionais de Informática.

O projeto GENESIS/GENORP, http://genesis.dcop.uel.br, é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos seus trabalhos, e isto é fruto de um esforço de vários segmentos, entre os quais podemos citar: empresários, a própria Universidade (UEL), professores, alunos participantes, o Governo do Estado e Instituições públicas e privadas, cabendo reconhecer, em especial, o trabalho da Coordenação do Projeto, a Professora Cleusa Rocha Asanome.

Se você quer conhecer mais sobre o Projeto GENESIS/GENORP, a CELEPAR, mais uma vez, investindo no Projeto, irá disponibilizar em abril, durante duas semanas, na página inicial do Site do Estado do Paraná, www.pr.gov.br, na área de evidência, um link para a home page do Projeto.