Jogos Mundiais da Natureza

Autor :Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

— Vai ter levantamento de copo ?

— Não sei, mas se tiver, tô nessa. (risadas gostosas)

A cena: uma loja em Foz do Iguaçu, eu fazendo algumas comprinhas, o resto da loja vazia, e dois vendedores conversando entre si. Eu, com cara de sonso, como quem não quer nada, mas sem perder palavra do que era dito.

Fui à Foz para estudar as necessidades de infra-estrutura para a instalação do verdadeiro parque de informática que dará suporte à realização dos Jogos Mundiais da Natureza. Embora jocoso, esse diálogo realmente aconteceu, e ele ilustra o interesse e a ebulição que eles estão provocando na região da Costa Oeste. Assim como os vendedores, os motoristas de táxi, os empregados do hotel e quantas pessoas mais com as quais conversamos.

Antes de continuar, a resposta ao vendedor: não vai ter levantamento de copo, os jogos são coisa séria, e são uma tremenda sacada de como alavancar o desenvolvimento turístico de uma região tão bonita quanto desconhecida.

Ao norte de Foz do Iguaçu estende-se um imenso lago. E bota imenso nisso! Chegou a afundar as inesquecíveis Sete Quedas, que se encontram (encontravam ?) à cerca de 300 Km de distância. Tem uma margem de 1500 Km, mais ou menos, depende do tamanho da régua que se usa para medir. De qualquer forma é um imenso perímetro, muito maior, por exemplo, do que o Paraná tem com o Oceano Atlântico, no que agora podemos chamar Costa Leste.

Os Jogos estão sendo planejados há mais de 2 anos. A Celepar foi formalmente introduzida no projeto há cerca de um ano e, desde então, temos trabalhado pesado para dotar os Jogos de uma infra-estrutura de primeiro mundo.

Na sede do comitê, no Hotel Carimã, em Foz, teremos 2 servidores (um é back up do outro), com a finalidade de:

  • suportar cerca de 30 estações de rede local (basicamente para uso por parte de jornalistas nacionais e internacionais que vêm cobrir os Jogos);
  • receber as ligações telefônicas (via fax-modem) que os demais micros espalhados pela região nos enviarão através de 8 linhas telefônicas;
  • Comunicar-se com a Celepar (e conseqüentemente com o mundo) através da Internet.

Nas cidades lindeiras, haverá outro lote de cerca de 30 computadores espalhados em todos os locais onde ocorrerão competições. Eles servirão para uso dos jornalistas e também para captura do resultado dos jogos e disseminação dos resultados oficiais (via Internet).

Os micros pertencem ao Governo do Paraná e, uma semana após a realização dos Jogos, começarão a ser distribuídos às Faculdades Estaduais isoladas, na forma de laboratórios de informática, para uso por parte de alunos.

OS LOCAIS DOS JOGOS

Com cerca de 230 mil habitantes, Foz do Iguaçu é o maior pólo Turístico do Paraná e fica na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Está situada a 637 km da capital paranaense, e a 1.050 km de São Paulo. O Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Histórico da Humanidade - com a ajuda dos projetos desenvolvidos pela Itaipu Binacional, confirma Foz do Iguaçu como símbolo de preservação ecológica. Em Foz do Iguaçu os locais que sediarão os Jogos Mundiais da Natureza são:

CATARATAS DO IGUAÇU

As Cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Formadas por 275 quedas isoladas e 19 grandes saltos, constituem uma paisagem única onde acontecerá a cerimônia de abertura, dia 27 de setembro de 1997, às 19 horas.

PARQUE DA BARRAGEM

A construção de um canal artificial interligando o reservatório de Itaipu e o Rio Paraná, permitirá a migração intermitente de cerca de 20 mil peixes de quase 100 espécies diferentes, que vencerão a barreira formada pela usina de Itaipu. Esse mesmo canal será o epicentro de um fantástico Parque Aquático e Científico: o Parque da Barragem. A Inauguração do Parque acontecerá durante os Jogos e sediará as competições de Canoagem - Slalom e Rafting.

BASE NÁUTICA DE TRÊS LAGOAS

Na praia artificial de Três Lagoas, a 6 km do centro da cidade, será implantada uma Base Náutica que abrigará piers, garagem coberta para barcos, pátio de manobras, oficinas, bicicletários, posto de saúde e outras facilidades. Nesta base acontecerão algumas etapas das provas de Vela, Travessia e Ciclismo.

IGUASSU GOLF CLUB & RESORT

Próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, encontra-se o Iguassu Golf Club & Resort. Um lugar especial que oferece um magnífico campo de Golfe, com 18 buracos, dois lagos e uma completa infra-estrutura. Nas instalações deste Resort de primeira classe, serão realizadas as provas de Golfe dos Jogos Mundiais da Natureza.

SANTA TEREZINHA DE ITAIPU

Santa Terezinha de Itaipu possui cerca de 17 mil habitantes e está a 10 minutos de Foz do Iguaçu. No Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, a 16 km do centro da cidade, terá início a prova de Triathlon.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Com cerca de 24 mil habitantes, São Miguel do Iguaçu está a 40 km de Foz do Iguaçu. No aeroporto da cidade acontecerão as provas de Pára-Quedismo e algumas etapas de balonismo.

ITAIPULÂNDIA

Com cerca de 5.000 habitantes e a 84 km de Foz do Iguaçu, Itaipulândia está sendo destacada como modelo de crescimento e organização social. Para sediar algumas etapas das provas de Vela, Balonismo, Hipismo e Ciclismo, está sendo implantada uma Base Náutica, dotada de completa infra-estrutura. A Base estará localizada a aproximadamente 14 km do centro de Itaipulândia, às margens do Lago de Itaipu.

MISSAL

De cultura alemã predominante, Missal conta com 10.000 mil habitantes e está a 100 km de Foz do Iguaçu. No Centro Turístico Vila Natal, a 15 km do centro da cidade, acontecerão três etapas da competição de Canoagem de Travessia e uma demonstração de Balonismo.

 

 

SANTA HELENA

Santa Helena possui uma população de 19.483 habitantes e está a cerca de 130 km de Foz do Iguaçu. Na Base Náutica, distante 20 km do centro da cidade, serão realizadas algumas etapas das competições de Hipismo, Vela e Balonismo.

ENTRE RIOS DO OESTE

Com uma população de 3.069 habitantes e a 160 km de Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste receberá uma Base Naútica, distante cerca de 4 km do centro da cidade, onde serão realizadas algumas etapas das competições de Hipismo, Travessia, Vela, Ciclismo e uma demonstração de Balonismo.

PATO BRAGADO

Com uma população de 3.600 habitantes e a 150 km de Foz do Iguaçu, Pato Bragado estará sediando o maior circuito da Modalidade de Ciclismo.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

De cultura alemã predominate, Marechal Cândido Rondon possui 37.603 habitantes e está a 190 km de Foz do Iguaçu. No distrito de Porto Mendes, a 15 km da sede do município, uma Base Náutica está sendo implantada e abrigará algumas etapas das provas de Canoagem de Travessia, Hipismo, Ciclismo, Vela e demonstrações de Balonismo.

MERCEDES

Mercedes possui uma população de 4.482 habitantes e está a 195 km de Foz do Iguaçu. No distrito de Arroio Guaçu, distante 15 km da sede do município, será realizada a competição de Orientação com Arco. Em Mercedes também haverá uma demonstração de Balonismo.

GUAÍRA

Com 29.259 habitantes, Guaíra está situada a 649 km da capital paranaense, e a 250 km de Foz do Iguaçu. O Centro Náutico e Recreativo da cidade receberá complementação em sua infra-estrutra a fim de sediar algumas etapas das provas de Canoagem de Travessia, Ciclismo, Vela, Pesca e Balonismo

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Consulte a bela página dos jogos na Internet em www.pr.gov.br/jmn