Lançamento do Portal da Comunidade

Autora: Helen Cristina Carcereri

O lançamento do Projeto Portal da Comunidade aconteceu no dia 16 de junho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Este projeto foi concebido e teve seu piloto implementado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) com cinco comunidades, tendo sido a sua gestão repassada para a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade através do Secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira. Este projeto tem uma parceria forte entre as grandes secretarias, iniciativa privada, instituições de ensino e a sociedade civil organizada.

O projeto consiste na implementação de um portal Internet, desenvolvido pela Celepar, constituindo um espaço para organizar as informações de cada comunidade, o que contribui para a promoção da inclusão digital, social e econômica dos seus membros, a partir da divulgação de suas ofertas de produtos e serviços à população, e do acesso a informações e serviços, públicos e privados, na Internet. Para que os serviços oferecidos pelo Portal sejam auto-sustentáveis, o projeto inclui e capacitação das lideranças comunitárias em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e em Gestão, cujo planejamento e execução couberam, respectivamente, à Celepar e a FAE Business School. Esse treinamento, após avaliação realizada pelo grupo executor dessa parceria, foi consolidado e serve de modelo para a continuidade do projeto, podendo vir a ser ministrado por outras entidades parceiras. A implementação dos acessos à Internet coube à Brasil Telecom. Nesta nova fase, com a Secretaria de Relações com a Comunidade assumindo a gestão do projeto, a Celepar fornecerá os serviços de hospedagem e manutenção do Portal, além do assessoramento na execução dos módulos de TIC. Cresce o número de parceiros no projeto, tendo já aderido a TVE, o DETRAN, a PROVOPAR e o SESC.

Estavam presentes no evento o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, que representou o governador Roberto Requião, secretários do Estado, autoridades locais, prefeitos e a comunidade em geral. Segundo Pessuti, já há projetos para implantar o Portal em comunidades rurais para que possam acessar, por exemplo, o alerta geada entre outros serviços que visam o aperfeiçoamento do seu trabalho no campo. “São coisas como esta que mostram que o governo Requião veio para se integrar com a população; com o Portal da Comunidade possibilitaremos a inclusão de milhares de pessoas”, disse.

Para o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, o portal é o começo de um grande trabalho de inclusão social e que levar a tecnologia para comunidades carentes é prioridade deste governo. O secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, destacou a importância das parcerias e do desafio de fazer a inclusão digital.

Da implantação piloto participaram cinco comunidades: Associação de Moradores da Vila Rose, do Núcleo Gralha Azul e do Leão (Agudos do Sul), União das Associações de Moradores do Portão e a Femoclan. A meta do projeto é dentro dos próximos 60 dias ter mais 10 comunidades inauguradas, ou seja com seus líderes treinados, o Portal implantado e os pontos de acesso à Internet instalados em suas associações. Até o final de 2003, mais 50 comunidades devem estar inseridas no programa, com 100 pessoas treinadas.

Uma meta desafiadora é a implementação dos treinamentos em outras áreas do conhecimento, de acordo com as necessidades de cada comunidade, e à medida que a Secretaria possua infra-estrutura para dar suporte às demandas, através de parcerias com outros segmentos da área pública e privada.

Para acessar o Portal basta entrar no site do Governo do Paraná através do endereço http://www.pr.gov.br/serc ou diretamente no endereço http://www.portalcomunidade.pr.gov.br.