Lavoisier em ação na WEB

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

Creio que foi este senhor que disse que “na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. Traduzindo este pensamento para os nossos dias e para a nossa realidade tecnológica, poder-se-ia dizer: “Na web nada se cria e nada se perde, tudo se copia”. Se esta frase tiver algo de verdade, valeria a pena navegar por sítios bem feitos. Olhar, aprender e apreender, poderia bem ser um programa de trabalho a quem pretende estar na Internet e lá ficar.

Coerente com este programa de trabalho, estou iniciando uma navegação sistemática por sites de qualidade dentro da net. A cada mês pretendo apresentar um deles. Criei 10 categorias de avaliação (sempre as mesmas) de tópicos que na minha opinião fazem com que um sítio seja destacado nos bilhões de sítios que estão aí.

Para cada categoria, e já de cara admitindo uma boa dose de arrogância, vou lançar uma nota entre 1 (fraco) e 5 (excelente), com intervalos de variação de meio em meio. O objetivo final é dar uma nota ao sítio. Antes de prosseguir, gostaria de estabelecer os meus critérios de avaliação e julgamento:

1. Não me interessa muito o conteúdo do sítio. Nem se ele vende produtos de qualidade ou não. Nem se propagandeia temas fúteis ou mesmo inúteis. O que interessa aqui é a forma e não tanto o conteúdo. Vou apenas tomar cuidado para não fazer apologia de sites ilegais, imorais ou ofensivos.

2. Embora a lista de 10 critérios seja uma tentativa de diminuir a subjetividade, não nos iludamos. As notas, o parecer e até mesmo a seleção de qual site mostrar é inteiramente subjetiva. É, portanto, a minha opinião que está aqui.

3. A nota final, obtida pela média das notas parciais, certamente não há de ter um grande valor. É apenas uma tentativa de fechamento da avaliação do sítio.

4. Por razões óbvias, não vou avaliar sítios aparentados com o http://www.pr.gov.br, nem seus similares. Não seria ético fazê-lo.

5. Mesmo que um sítio seja aqui criticado, considere que ele foi escolhido como um sítio de qualidade. Os erros apontados precisam ser minimizados e estão aqui para aprendermos alguma coisa com eles.

6. Finalmente, o leitor está convidado a navegar no candidato enquanto lê a avaliação. Imagens aqui colocadas serão estáticas, apequenadas e monocromáticas. Não é a mesma coisa do que navegar nelas.

Com este programa em mente, vamos ao sítio escolhido para inaugurar esta série.

Sítio: http://www.zara.com

Categoria:

Moda

Trata-se de um sítio bastante completo mostrando lojas, coleções, catálogos, cheio de flashs, sons, cores e formas. Vale uma visitada.

Beleza

O site começa com uma imagem de uma moça muito bonita, e um fundo despojado. Depois, durante a navegação as imagens continuam bonitas, embora não mais tão despojadas. A nota é 3,5.

Impacto

É forte o impacto causado. Compare, prezado leitor, esta entrada de sítio, com aqueles sítios burocráticos que infestam a rede. Nota 4,0.

Entedimento

Este site não usa palavras na navegação. Experimente escolher uma roupinha para olhar. Você pode navegar mesmo sendo analfabeto. As linhas de produtos também são apresentadas na forma de ícone. No começo é um pouco confuso, mas depois de 2 minutos de uso fica claro. Nota 4,0.

Público definido

Harmonia

Tem um som (embora se possa desligá-lo) bastante desagradável. Aliás, um não, três sons. Ainda estou para visitar uma página em que o som agregue valor e não atrapalhe. Existem inúmeros elementos na página e eles aparentemente disputam o seu olhar. A coisa podia ser mais low profile. Nota 2,5.

Dinamismo

Haja flash. Às vezes o sítio chega a assustar de tanta coisa que explode na cara. É uma decisão estratégica dos seus construtores, afinal eles estão disputando raros minutos de atenção com os concorrentes. A estratégia de esconder os comandos e só apresentá-los quando o cursor anda por lá foi extensivamente usada. Nota 3,0.

Cor

Misturar mais do que 2 cores exige um talento especial, acho que todos concordamos com isso. O site começa agradavelmente misturando tons de verde e amarelo, mistura perigosa, mas certamente agradável. Na navegação interna, o site fica parecendo aquelas cortinas de tiras de plástico (uma de cada cor). Não chega a ficar agressivo, mas poderia (poderia?) ser algo mais discreto. Nota 4.0.

Adequação da mensagem

A mensagem parece bem adequada ao público alvo. A idéia de mostrar um catálogo de itens, além de oferecer endereços de lojas no mundo todo, associado a dicas de manuseio desses itens parece fechar bem o ciclo da comunicação. O “fale conosco” parece fraquinho, são poucas as empresas no mundo que conseguem lidar com isso de maneira completa. Nota 4,0.

Limpeza

As páginas não parecem muito limpas. O que para alguns pode ser um fundo excitante, para outros pode ser só sujeira. Certamente é uma questão de gosto. Nota 3,5.

Comportamento

A página é mal-comportada. Nada de comandos textuais em locais fixos na tela. Isso pode complicar o uso pela primeira vez, mas a navegação é fácil. Quando se quebram os paradigmas e ainda assim a navegação é fácil, estamos diante de um belo trabalho. Nota 4,0.

Em resumo, a média final do sítio é 3,6.