Ligação Unix a Mainframe

Autor: Rubens Cesar Macedo

O objetivo da ligação do ambiente UNIX ao Mainframe é o de se testar aplicativos Natural/ADABAS, os quais tem que rodar de forma transparente nestes dois ambientes. Também se quer reaproveitar os terminais 3270 (síncronos) do Mainframe, já que temos aproximadamente 1600 terminais e queremos que funcionem como terminais VT100 (assíncronos) do ambiente UNIX.

Quando adquirimos o ambiente UNIX, nós o configuramos de forma a fazer emulação de terminais 3270 e transferência de arquivos como o Mainframe.

As formas de ligação entre estes dois ambientes, na época, só contemplava a parte de telecomunicações; mais tarde foi disponibilizada a ligação via canal ao Mainframe.

Mas, por estarmos buscando uma transparência total de ambientes, entre UNIX e Mainframe, houve a necessidade de se encontrar produtos para o Mainframe, produtos estes que disponibilizassem a emulação de terminais do Mainframe para o UNIX. Pois, para o usuário a forma de trabalho tem que ser a mesma a que ele já está acostumado, independente do ambiente em que estiver trabalhando.

A figura a seguir mostra os tipos de ligações (equipamentos, protocolos e velocidades) pretendidas no início do projeto.



Foram feitas várias ligações entre o ambiente UNIX e o Mainframe na tentativa de se atingir tal objetivo.

As figuras seguintes ilustram estas ligações.

1. UNIX ao Mainframe via SNA:



O usuário a partir de um terminal do UNIX, utilizando-se do software HCON, que é um emulador de terminal 3270 em ambiente UNIX, passa por um adaptador SDLC; um modem; uma linha telefônica; outro modem; uma controladora de linhas 37X5; a um canal que está ligado ao Mainframe; ao VTAM; ao CICS ou TSO-E, o qual vai estabelecer o envio de telas para o usuário.

De um terminal ligado ao Mainframe realiza-se o caminho inverso.

2. UNIX ao Mainframe via SNA/X25:





O usuário a partir de um terminal do UNIX, utilizando-se do software HCON, que é um emulador de terminal 3270 em ambiente UNIX, passa por um adaptador X25; um modem; uma linha telefônica; outro modem; uma controladora de linhas 37X5 (NPSI); a um canal que está ligado ao Mainframe; ao VTAM; ao CICS ou TSO-E, o qual vai estabelecer o envio de telas para o usuário.

De um terminal ligado ao Mainframe realiza-se o caminho inverso.

3. UNIX ao Mainframe via TCP-IP/X25:

O usuário a partir de um terminal do UNIX, utilizando-se do software TCP-IP, o qual permite emular um terminal 3270 (serviço TN3270 do TCP-IP) em ambiente UINX, passa por um adaptador X25; um modem; uma linha telefônica; outro modem; uma controladora de linhas 37X5 (NPSI); a um canal que está ligado ao Mainframe; ao VTAM; ao TCP-IP do Mainframe, ao NETWORK; ao ADABAS/NATURAL, o qual vai estabelecer o envio de telas para o usuário.
De um terminal ligado ao Mainframe realiza-se o caminho inverso.

Esta ligação foi realizada em equipamento HP e SUN; a máquina da IBM está sendo configurada para este fim.

4. UNIX ao Mainframe via TCP-IP ligado a canal:



O usuário a partir de um terminal do UNIX, utilizando-se do software TCP-IP, o qual permite emular um terminal 3270 (serviço TN3270 do TCP-IP) em ambiente UNIX, passa por um adaptador de canal, a um canal que está ligado ao Mainframe; ao TCP-IP do Mainframe, ao NETWORK; ao ADABAS/NATURAL, o qual vai estabelecer a troca de mensagens/dados com o usuário.

Do Mainframe para o UNIX, realiza-se o caminho inverso.

Para que os objetivos fossem atendidos, estamos utilizando e testando os seguintes softwares:

1. No Mainframe:

. Sistema operacional MVS/XA
. VTAM para gerenciamento de terminais
. CSFI e ANET para emulação de terminais síncronos/assíncronos
. IND$$FILE para transferência de arquivos UNIX/Mainframe
. ADABAS sistema gerenciador de banco de dados
. NATURAL linguagem de programação de 4ª geração
. NETWORK para comunicação entre ADABAS
. TCP-IP protocolo de comunicação
. TSO-E editor
. CICS gerenciamento de aplicativos

2. No UNIX:

. AIX sistema operacional
. TCP-IP protocolo de comunicação
. ADABAS sistema gerenciador de banco de dados
. NATURAL linguagem de programação de 4ª geração
. NETWORK para comunicação entre ADABAS
. TCP-IP protocolo de comunicação