Linux, um pequeno sistema desempenhando um grande papel

Autora: Estela Mari Peracetta ( Estagiária - GSO )

LINUX, UM PEQUENO SISTEMA DESEMPENHANDO UM GRANDE PAPEL

O Sistema Operacional LINUX é uma versão do Sistema Operacional UNIX e foi originalmente escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda, via Internet, de vários programadores voluntários. Linus Torvalds iniciou escrevendo o kernel (núcleo), como um projeto particular, inspirado em seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tannenbaum.

Em outubro de 1991, Linus Torvalds anunciou a 1.ª versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores respondem ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux um sistema operacional completo.

A CELEPAR, com interesse de atender e oferecer novas alternativas a seus clientes, analisou o LINUX Red Hat da Conectiva Internet Solutions. Trata-se de um software de domínio público, podendo ser obtido via Internet. Várias versões podem ser encontradas, distintas por alguns recursos característicos. Recursos esses, incorporados ao produto por programadores ou por uma empresa, como é o caso do Linux Red Hat. Os recursos de hardware utilizados na instalação e análise do produto foram os seguintes: um microcomputador 486DX2-50 com 16 MB de RAM e HD de 250 MB.

Dentre os diversos recursos do produto destacam-se: programa de instalação todo em português, facilitando sensivelmente a instalação e configuração do software. Possui, também, um gerenciador de pacotes que auxilia na instalação, consulta, verificação e desinstalação de novos pacotes. Este recurso pode ser usado facilmente, pois é apresentado através de uma janela contendo os ícones associados a tais recursos.

Quanto ao ambiente gráfico, o produto conserva uma interface padrão, porém é opcional um ambiente gráfico desenvolvido pela Conectiva, muito semelhante ao WINDOWS padrão Microsoft. O inconveniente deste ambiente é a demanda de mais recursos de memória RAM para utilização das configurações gráficas do ambiente.

Além dos recursos mencionados anteriormente, o LINUX é um sistema multiusuário e multitarefa que possui protocolo TCP/IP e diversos serviços de rede nativos, tendo como ponto forte a conectividade e compartilhamento de sistemas de arquivos Windows e UNIX. O ponto mais significativo está no fato de que este sistema pode ser uma boa opção no que diz respeito a serviços de rede e serviços Internet, atendendo às necessidades de pequenos clientes, com um mínimo de custo em software, pois trata-se de um produto de domínio público.