Lotus Notes: O que Há de Novo na Versão 5.0

Autora: Marcia Yurimi Ono Sens - GSR

A versão 5 do Lotus Notes introduz uma nova e potente interface do usuário, novos e melhorados recursos de correio e agenda e suporte de padrões da Internet.

NOVA INTERFACE DO USUÁRIO

O Notes revela uma interface de usuário completamente nova, estruturada para permitir que o usuário tire vantagem da nova força do Notes, caso esteja visualizando um banco de dados do Notes, contribuindo com um grupo de discussão, lendo mensagem ou apenas surfando na Web. Apesar de a interface do usuário ter mudado, o usuário ainda pode usar o Notes anterior Área de Trabalho das versões anteriores do Notes.

Página Bem-vindo

Inicie na página Bem-vindo para todas as suas informações importantes. A página Bem-vindo contém algumas tarefas básicas e você pode personalizá-la, também:

Acesso instantâneo ao correio, à agenda e às listas a fazer.

Personalização da página para consultar as suas mensagens e compromissos mais recentes.

Adição dos seus sites da Web favoritos ou grupos de notícias.

Pesquisa instantânea dos sites da Web, documentos locais, bancos de dados ou qualquer outra coisa.

Notes Tour.

Indicadores

Crie indicadores para qualquer coisa à qual você deseje retornar mais tarde, caso seja do Notes ou da Internet.

Navegação

Navegue através de páginas abertas de informações com divisórias e botões de navegação universais similares ao da Web.

Botões de tarefas

Use novos botões de tarefas para alternar rapidamente entre uma janela e outra. Os botões de tarefas substituem o menu Janelas de versões anteriores do Notes.

NOVOS RECURSOS DE CORREIO E DE AGENDA

Você pode usar os novos recursos de correio, como cabeçalhos de endereço similares ao cc:Mail, regras de correio, arquivamento de correio mais fácil e procura fácil de endereços de correio pela Internet. Você pode se organizar com recursos avançados de Agenda e de Programação, como tarefas que seguem você de um local a outro, gerenciamento melhorado da agenda, uma agenda do grupo e mais.

Pode criar documentos de aparência profissional usando os novos recursos de edição do Notes.

Suporte de tabela melhorado.

Pode imprimir visualizações para visualizar como os seus documentos ficarão quando impressos.

Pesquisar a Web com suporte para quadros e GIFs animados ou usar o Microsoft Internet Explorer 4.x

SUPORTE DOS PADRÕES DA INTERNET

O Notes aceita padrões de mensagem da Internet para que você agora possa visualizar mensagens da Internet, páginas da Web e grupo de notícias com fidelidade total (por causa do suporte de MIME e de HTML) e segurança (usando certificados SSL, S/MIME e X.509).

Você pode ler e enviar mensagens para qualquer servidor IMAP ou POP3 (o seu Provedor de Serviço da Internet, por exemplo). Você pode ler e enviar mensagens para um grupo de notícias NNTP, pesquisar qualquer diretório LDAP como o bigfoot.com ou o four11.com. Isso é útil especialmente quando você estiver no meio de um endereçamento de uma mensagem de correio e precisar procurar rapidamente um endereço de correio eletrônico.

O ASSISTENTE CONFIGURAÇÃO DO CLIENTE

Quando você instala o cliente do Notes, o Notes executa o Assistente de Configuração do Cliente para guiá-lo tranqüilamente pela configuração das conexões iniciais. O Notes lhe exibe avisos para o tipo de conexão que você precisa: Rede de Discagem da Microsoft, Discagem Direta do Notes (Modem de Discagem na versão anterior), LAN ou, novo no Notes Versão 5, Discagem da Internet. Você também terá a oportunidade de configurar uma conta do correio da Internet, escolher um servidor NNTP e um servidor LDAP para procuras de nomes.

NOVO ASSISTENTE DE CONFIGURAÇÃO DE CONEXÃO MÓVEL

Depois que você está conectado, o Notes tem um novo recurso que cria automaticamente conexões de servidores quando você configura um local para uso remoto. Quando você edita uma localidade móvel ou cria uma nova localidade, o Notes oferece assistente de configuração para ajudá-lo nesse processo.

O botão Assistente de Configuração de Conexão é exibido na parte superior dos quatro tipos de documentos de localidade que necessitam de conexões remotas. Quando você clica no botão, o Notes solicita o tipo de conexão necessário: Rede Dial-up da Microsoft, Discagem Direta do Notes (Modem de Discagem na versão anterior), Discagem Direta da LAN e do Notes ou o novo tipo de conexão fornecido com o Notes Versão 5.0, Discagem da Internet.

Após selecionar o tipo de conexão, o assistente o guiará pela configuração.