Lucas, um exemplo no Programa de Inclusão Digital

Autora: Assessoria de Comunicação Social - Celepar

 

O garoto Lucas Pedro dos Santos é um exemplo no Programa Inclusão Digital, pois com apenas 13 anos de idade já é monitor no Telecentro de Quedas do Iguaçu - Fazenda Araupel (MST), mais precisamente na Brigada Mao Tsé Tung.

Entrevistado pela revista Bate Byte, ele fala sobre o Telecentro no assentamento Quedas do Iguaçu (MST).

O Lucas disse que acha legal que muitas pessoas vão poder ter acesso ao computador como nunca tiveram. “Além de que, podem mexer em computador, podem ensinar outras pessoas que não sabem e daí aprimoram seus conhecimentos. É assim no nosso acampamento. O Telecentro, foi instalado numa época oportuna, que estava liberado o cadastro do CPF, e estão fazendo gratuitamente o que é muito bom, não precisa ir à cidade e pagar um real ou até mais. Pode ser feito lá mesmo e assim estamos contribuindo com a comunidade com trabalhos e no que for preciso. E mais, o software livre é bom pois não é necessário pagar pelo seu uso como no caso do Windows NT.

Como monitor no Telecentro de Quedas do Iguaçu marco presença lá, todos os dias. E nas horas de folga aproveito para fazer pesquisas nos programas instalados, principalmente, do Linux que é o mais utilizado e o que hoje está sendo mais divulgado”.

Lucas participou do 1º Festival Latino Americano de Música Camponesa, patrocinado pela Secretaria da Educação na Fazenda Orgânica, antigo Parque Castelo Branco em Curitiba .

Participação de Márcia Schüler (Diretora de Desenvolvimento).