MERCOSOFT 94


Autor: Eloir José Sbalqueiro

Sistemas que atendem ao cidadão foram apresentados pela CELEPAR.

A Base de Dados INFOBRASIL que recupera os últimos 26 anos de informática em nosso País, foi lançada oficialmente no Paraná pela CELEPAR, durante a Feira do Mercosoft, realizada de 17 a 21 de maio, no Parque Barigüi. Esta obra, que reúne 2237 referências bibliográficas dos trabalhos publicados nos Anais dos Congressos da Sucesu, abrangendo o período de 1968 a 1993, foi apresentada nacionalmente no mês passado, durante a Comdex, no Rio de Janeiro.

Viabilizada em disquete através do software Microisis da Unesco, a base possibilita aos seus usuários a recuperação de informações por autores, títulos, assuntos e datas, além da impressão de relatórios. Desenvolvida pela Divisão de Documentação e Biblioteca da CELEPAR e editada com o apoio da IBM, a obra, que se constitui numa importante fonte de pesquisa, será enviada às bibliotecas e instituições de pesquisa do País.

AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS

No estande da CELEPAR no Mercosoft os visitantes puderam conhecer o sistema de empréstimo de publicações da Biblioteca Pública do Paraná. Quando da reabertura do prédio ao público, tanto a carteirinha como os livros possuirão uma etiqueta com código de barras para registro automático do empréstimo e devolução, bem como as consultas poderão ser feitas através de terminais de computador.

A Câmara Técnica de Padronização. Normalização e Automação dos Acervos Documentais do Sistema Estadual de Informações demonstrou a Base de Dados SEIbib, estruturada a partir de funções do Microisis que, segundo a coordenadora da Câmara, Olga Maria Soares da Costa, está sendo disponibilizada às instituições interessadas do Estado dentro da proposta da informatização padronizada de bibliotecas.

DADOS PÚBLICOS

Quem passou pelo estande da CELEPAR ficou sabendo, por exemplo, que a população paranaense é formada por 8.026.532 pessoas, das quais 1.313.094 residem em Curitiba, segundo dados apurados pelo censo do IBGE de 1991.

Além destas informações, o visitante teve acesso aos dados sócio-político-econômicos dos 371 municípios do Estado, que compõem a base pública administrada pelo IPARDES.

Ainda na relação dos números públicos que estiveram à disposição do cidadão no Mercosoft, o Detran permitiu ao proprietário de veículo verificar a situação atual das multas, enquanto, pelo sistema da Secretaria da Fazenda, era possível saber o valor do IPVA, bem como a agência bancária onde este imposto deve ser recolhido.

A outra aplicação pública foi o Sistema de Protocolo Integrado da Secretaria da Administração, onde todo o trâmite do processo (documento protocolado no governo) pode ser acompanhado através de um computador.

Ainda na área administrativa, se podia saber da atual situação das empresas que compõem o cadastro de fornecedores do Estado, além da relação dos bens móveis e imóveis patrimoniados nas secretarias e suas vinculadas diretas.

Os visitantes observaram, também, como se processa a marcação de uma consulta informatizada pelo IPE.

VIATURA

A Polícia Militar esteve presente no estande: da CELEPAR com o sistema de despacho de viaturas, mais conhecido pela população pelo número 190. Desde o momento do telefonema e a conseqüente abertura da ocorrência, passando pelas etapas que envolvem o despacho para uma das 3 áreas operacionais de Curitiba, a viatura despachada, até a solução da ocorrência, todas estas fases estão informatizadas.

Um detalhe comentado pelo chefe do Centro de Operações, major Antônio Carlos Ribas, é que o Copom recebe em média 1700 chamadas/dia - Curitiba e parte da região Metropolitana - das quais 38% são trotes, casos que a polícia identifica facilmente o autor pelo número do telefone em que foi feita a ligação.

EDUCAÇÃO

A Secretaria da Educação apresentou o Sistema Escola atualmente instalado em 14 estabelecimentos de ensino dos seis maiores municípios paranaenses. Este sistema atende todo o trabalho de uma secretaria de escola, começando pela matrícula até a expedição do boletim do aluno.

CONSUMIDOR

Para o consumidor preocupado com os seus direitos, o Procon demonstrou no Mercosoft como se processa o atendimento que hoje é totalmente informatizado, desde a pré-qualificação da queixa, até a última fase do processo, a audiência entre as partes envolvidas. Segundo a responsável pelo setor de atendimento, Elaine França, nos primeiros 4 meses do ano, o Procon já abriu 6.000 reclamações.

ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia também se fez presente através de uma apresentação multimídia da Casa da Ciência e Tecnologia, especialmente sobre a tecnologia de alimentos. Ainda na área tecnológica, o Tecpar apresentou um software para análise de processos de produtos.

Na área educacional, a Universidade Estadual de Londrina demonstrou 4 aplicações desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso da Ciência da Computação. O SUPRA, uma ferramenta simplificadora do processo de desenvolvimento para Clipper, o sistema de apoio à administração departamental, o editor gráfico, além do jogo educativo de visualização de função.

EM SÍNTESE...

Na avaliação do presidente Paulo Roberto de Mello Miranda, a participação da CELEPAR no Mercosoft/94 atingiu plenamente os objetivos, uma vez que os principais sistemas que atendem ao cidadão foram apresentados pelos nossos clientes. "Desta forma pudemos demonstrar os benefícios proporcionados pela informática pública no atendimento direto à população paranaense", enfatizou Miranda.

PALESTRAS PROFERIDAS PELOS TÉCNICOS DA CELEPAR

Dia 18/05/94 - 10h30m

AMBIENTES UNIX: Dimensionamento e seleção - NELSON NAOKI UMEDA (DICOP)

Tratou sobre critérios técnicos para dimensionamento e seleção de plataforma UNIX, para receber aplicações que venham do mainframe, de modo a determinar o porte adequado do equipamento.

Dia 18/05/94 - 11h30m

REDES E OSI - ARMANDO RECH FILHO (ASTEC)

A palestra interconexão e interoperabilidade entre sistemas abertos - modelo de referência OSI, apresentou os princípios desta arquitetura. Na análise das sete camadas do modelo, foi privilegiada com maiores detalhes a camada 7 (sete) - aplicação - onde foram mostrados os elementos de serviços genéricos (ACSE ROSE, RTSE, CCR, RDA, TP) que interfaceiam com os processos de aplicação da mesma forma que elementos específicos tais como MHS (Correio Eletrônico), FTAM (Transferência de Arquivos), CMIP (Gerenciamento) entre outros. A palestra incluiu também aspectos motivacionais que apresentam a direção para sistemas abertos no mundo dos negócios.

Dia 18/05194 - 15h

DOWNSIZING E OUTSOURCING - PEDRO KANTEK (GPT)

A palestra foi baseada na dissertação de mestrado. Perspectivas de ganhos econômicos obtidos quando os sistemas de informação migram em direção a plataformas abertas e de menor porte.

Dia 19/05/94 - 8h30m

REDE PARANAENSE DE PESQUISA - JOSÉ ANISIO SALAZAR (DICOP)

A palestra sobre a Rede Paranaense de Pesquisa foi programada para estudantes. A apresentação dividiu-se em duas partes. Na primeira Salazar discorreu sobre a situação da Rede Paranaense, incluindo um breve histórico da Rede Nacional. Na segunda etapa, proferida pelo professor Sérgio Mainetti Jr., da PUC, foi enfocada a Internet, seus serviços e o potencial de uso pela comunidade de ensino e pesquisa paranaense.

Dia 19/05/94 - 11h30m

REDES HETEROGÊNEAS - RUBEN CESAR MACEDO (GPT)

O tema tratou de ligação de uma rede multiprotocolo. Descrição de ambientes, onde são interligadas as redes no ambiente CELEPAR (PTCP/IP - NOVEL - SNA).

Dia 19/05/94 - 15h

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES - Maria Alexandra V. C. da Cunha (GPT)

O enfoque da palestra foi sobre impactos da tecnologia da informação nas organizações, especialmente na organização pública. Ameaças e oportunidades.

Dia 20/05/94 - 8h30m

QFD APLICADA À DEFINIÇÃO DE REQUISITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇõES - DANTE ANTUNES (GPT), PAULO FUCK (GAD) e ROGÉRIO MENDES (GAC)

Especificação de produtos na área da indústria. Adaptar ferramenta para especificação de sistemas de informações, onde são considerados os aspectos técnicos e humanos, no sentido de que uma metodologia, por melhor que seja, não vai ter sucesso, se não considerar o lado humano.

Dia 20105/94 - 9h30m

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM SOFTWARE - DANILO SCALET (GPS)

O tema tratou dos fatores que influenciam a qualidade do processo, desde a definição de requisitos até a sua construção, considerando aspectos de abordagem da solução, do ciclo de vida adotado e de referências normativas.

Dia 20/05/94 - 11h30m

SUBCOMITÊ ISO 9126 DA ABNT - VANDERLEI VILHANOVA ORTÊNCIO (GPT)

Na ocasião foi discorrido sobre a importância que a questão de normatização vem recebendo no âmbito internacional, principalmente no que diz respeito às relações comerciais entre os diversos países. Foram relatados ainda os trabalhos que estão sendo realizados pela Comissão de Estudo de Qualidade de Software, cujo objetivo é traduzir e adaptar a norma ISO/IEC 9126 à realidade brasileira.

Como tendências da evolução do processo normativo internacional, Vanderlei vislumbra o seguinte quadro futuro: consolidação da engenharia de software, viabilidade de crescimento das fábricas de