Mainframe, Netware for SAA & um bom casamento

Autor: José Francisco Marochi Mayer

Muito se tem falado da evolução dos micros, da sua capacidade de processamento e da ameaça constante e crescente ao “mainframe”.

Na verdade cada vez mais me convenço de que a cooperação entre esses dois ambientes é que fará a diferença na informática do Futuro.

È constante escutar , em tom de brincadeira, que os micros estão ficando tão poderosos que logo vão se tornar “mainframes”. Também, as funções dos micros se ampliam e quando se pensa em potencial gráfico, é claro que desbancam qualquer terminal 3270.

Mas, algo novo surge no reino dos “mainframes”!

Embora seja um software carregado no ambiente de microcomputadores- mais especificamente em Rede Locais (LAN) – O Netware for SAA traz uma nova perspectiva. A grande novidade corre em primeiro lugar pela possibilidade de emular terminais em cores ( e também gráficos, se você tiver o software respectivo) e, mais que isto, usar o “mouse”. Isto mesmo!. Já é possível usar o mouse no “mainframe “ desde que você esteja emulando um terminal através do Netware for SAA

Não acredita? Vá correndo ao primeiro micro que você encontrar; se estiver conectado à rede, tiver um “mouse” e alguém na frente dele, deixe tudo como está, exceto pelo alguém, remova-o.

Pronto. Agora você pode entrar no SNG e começar a trabalhar, usando o “mouse”.

Para tirar dúvidas iniciais, escreva o mnemônico “MOUSE”, que é um exemplo de uso. Na verdade, o SNG já está operando nesta modalidade: você vai perceber que basta colocar o “mouse” sobre uma das Pfs e “clicar” o botão do “enter”.

Da mesma forma, se quiser selecionar uma função da tela de “menu”, basta posicionar na linha e “clicar”. Fácil, não é mesmo?

Ai vai um esquema dos botões:



Daqui para frente, é por sua conta.

Você já percebeu que pode saltar para qualquer campo da tela e escrever. Agora você não precisa mais procurar a tecla de “TAB”, nem ficar usando as “ flechinhas” para chegar onde você queria. Peque uma carona com o “mouse” e vapt-vupt...

Esta é a vez do “mainframe” se aproximar do microcomputador.

A propósito, para alterar o tamanho do cursos é só teclar “Scroll Lock” no teclado de 101 teclas e SHIFT+PRSC” no teclado de 84.