Mais um Rato de biblioteca invade a Internet

Escrito por Dante Carlos Antunes - GPT - ramal 334

Este artigo é endereçado àquelas pessoas que, como eu, têm a mania de vasculhar as prateleiras de livrarias, de sebos e de bibliotecas. Pois bem, acaba de ser inaugurada a era dos ratos internéticos de livrarias!

Ainda é raro encontrar na Internet livros virtuais, que possam ser lidos diretamente da tela do computador (eu particularmente nunca me deparei com um). Penso que falta resolver como as editoras e os autores vão ser remunerados. Entretanto já existem catálogos, resumos, artigos e referências bibliográficas que estão à disposição de quem os quiser encontrar.

Nos próximos parágrafos vou descrever alguns endereços eletrônicos que descobri, resultantes das minhas andanças pela rede. Como o foco de minhas pesquisas tem sido a área de informática, as editoras, livros e livrarias que cito neste artigo giram em torno deste assunto.

Escrito por Dante Carlos Antunes - GPT - Ramal 334 Na verdade, o primeiro contato virtual que tive com uma empresa do ramo foi com a Computer Literacy Bookshops, uma loja americana que vende livros via Internet, cujo endereço é “http://www.clbooks.com/”. Também já encomendei livros da Powell´s Technical Books (“http://www.po-wells.com/cgi-bin/track.pl/Techni-cal.html”).

Iguais a estas existem algumas outras, tanto lá fora como aqui no Brasil. Um exemplo é a Livraria Cultura de São Paulo que pode ser encontrada via o endereço “http://www.livcul-tura.com.br”.

Normalmente estas livrarias possuem um catálogo que pode ser acessado via palavras-chave e permitem aquisição via cartão de crédito internacional. Um ponto de partida para quem estiver interessado em livrarias estrangeiras da área de computação é:

http://www.bookport.com/Booksellers/bbookstoresC.html”.

Recentemente, quis estender a minha busca além das livrarias. Foi quando me surgiu a idéia: “Por que não procurar diretamente nos home pages das editoras, já que são elas que produzem os livros?” Como é mostrado em seguida, meu tiro acertou no alvo.

A minha pesquisa começou pelo Yahoo!. Fui navegando até encontar o subdiretório que trata das companhias que publicam livros (Business and Economy: Companies: Publishing). O endereço da página com os apontadores para estas empresas é:

http://www.yahoo.com/Business_and_Economy/Companies/Publishing/Directories/

Não pretendo mostrar aqui todos os resultados da minha pesquisa, apenas os que penso ser mais significativos até o momento.

Quem já comprou livros acadêmicos da área de informática deve ter ouvido falar das editoras Prentice Hall e Addison-Wesley. Pois elas podem ser encontradas via os endereços: http://www.prenhall.com/” e “http://www.aw.com/”.

O que me incentiva a continuar vasculhando estes catálogos eletrônicos é que volta e meia me deparo com alguma coisa interessante. Como exemplo, cito o livro Advances in Knowledge Discovery and Data Mining publicado pelo MIT Press. A figura 1 mostra a tela inicial da página que descreve esta obra. Para quem tiver interesse em mais detalhes o endereço para chegar até lá é: “http://www.mitpress.mit.edu/mitp/recent-books/comp/fayap.html

Além de referências a livros, é possível obter artigos técnicos. Neste caso com o texto integral. Para tanto o rato de livraria deve orientar a sua pesquisa para as universidades espalhadas pelo mundo. Como ponto de partida para esta busca sugiro ir até a home page “http://www.inf.ufrgs.br/” do Instituto de Informática da UFRGS. Um dos endereços interessantes que obtive a partir desta página é: “http://donkey.cs.arizona.edu:1994/bib/”, conhecido como Computer Science Glimpse Server, que permite o acesso por palavra-chave a mais de 300.000 citações bibliográficas (pode ser útil para quem está fazendo algum trabalho acadêmico).

Por falar em pesquisa acadêmica, não posso esquecer de dar o endereço para se chegar às bibliotecas brasileiras que estão conectadas na Internet: “http://www.cade.com.br” (acessar o link biblioteca) e “http://www.celepar.br/governo/ biblio/bibbrasil.html”.

Encerro este artigo por aqui com a sensação de que esqueci um monte de coisas. Mesmo assim convido os que apreciam esta atividade de escarafunchar livrarias, a se aventurarem pela rede.