Mais um ano que se acaba

Autor: Comitê Editorial

Mais chavão que isso impossível, mas a verdade é que é a hora de parar e pensar no ano que passou, respirar fundo e preparar o ano que vem.

Estes 12 meses foram pródigos em mudanças. No Governo do Paraná, na Celepar e no Bate Byte. A empresa entra no seu 40o. aniversário que será comemorado no final de 2004 esbanjando saúde e vitalidade. O Bate Byte segue junto, a caminho do seu 14o. ano de vida e de ininterrupta circulação.

As novidades do ano foram a recuperação para a máquina estatal de alguns serviços grandes e importantes que estavam sendo conduzidos por empresas contratadas, a afirmação da importância do software livre na comunidade governamental, a disposição de compartilhar aplicações e experiências com outros estados e outras esferas de governo, o desenvolvimento forte de aplicações de governo eletrônico, a valorização do sindicato de processamento de dados na condução da empresa, entre outras.

Outro ponto importante que vale a pena citar é o desenvolvimento local conjunto da ferramenta DIRETO que já é o padrão de correio eletrônico no Governo do Paraná, com cerca de 8000 caixas postais. Em outros locais também: o estado do Rio Grande do Sul, onde nasceu, Santa Catarina, Paraíba, além de diversos organismos do Governo Federal.

Seria perigoso falar de aplicações de Governo, com óbvios riscos de cometer injustiças, esquecer coisas importantes, mas tem uma que merece citação, por atuar na educação e mexer com cabeças e mentes da nossa juventude: O portal da educação (www.diaadiaeducação.pr.gov.br). Autêntica ferramenta eletrônica, sólida e consistente, vai melhorar significativamente a qualidade das aulas da nossa escola pública, principalmente se lembrarmos que junto com o programa, vem a conexão de 100% das escolas públicas à Internet com pelo menos um laboratório. De quebra ajuda a reduzir a exclusão digital, fenômeno bem moderno, mas nem por isso desimportante.

A recente realização do Congresso Internacional de Software Livre em Curitiba foi um sucesso: estiveram conosco além de autoridades do Governo, pessoas importantes do software livre no mundo, além de forte presença da comunidade acadêmica. A suite de escritório OpenOffice está de casa nova, residindo a partir de agora nos servidores da Celepar.

Para o ano em que seremos quarentões, a expectativa é a melhor possível: os desafios são grandes e não param de crescer. A vontade de fazer frente a eles também é grande e cresce mais rápido ainda. Se a nossa Celepar fosse uma pessoa, daria para dizer, meio na brincadeira e meio a sério: Cabeça de 40 mas corpinho de 20 e poucos, pronta para o desafio, pronta para a vida.

Feliz 2004 a todos!