Mensagem do presidente

Autor: Marcos Vinícius Ferreira Mazoni

Senhores comunicadores:

Comemorando o 14º aniversário desta revista Bate Byte, queremos nos dirigir especialmente aos comunicadores de emissoras de rádio, jornais e televisão do Estado do Paraná, que têm a possibilidade generosa de se comunicar com a mais larga escala de pessoas. Se comunicam com aquelas que não têm acesso às informações mais elitizadas. Se comunicam com as que têm acesso. Se comunicam com a população de uma maneira geral.

Esses comunicadores podem, através desse espírito público que possuem e que estamos aqui reafirmando e convocando-os a utilizarem esse espírito público, dar possibilidades a essas pessoas de conseguir acessar as novas tecnologias, conseguir o que hoje é disponível somente para alguns, que é a tecnologia da informação ou a Internet.

Se usássemos a Internet para chegar a essas pessoas, não estaríamos quebrando essa lógica da exclusão, estaríamos comunicando para aqueles que já têm acesso. Hoje, já existe um novo espaço de acesso, um espaço construído pelo Governo do Estado do Paraná, que são os nossos Telecentros, que é todo o nosso projeto de inclusão digital. E para que se consiga fazer com que isso tenha resultado efetivo, precisamos trazer essas pessoas da exclusão digital para um ambiente gratuito onde, com orientação, vão poder navegar na Internet, acessar os conhecimentos, que são formadores da sociedade do futuro.

Portanto, amigos comunicadores, está nas mãos de vocês a possibilidade de tirar essas pessoas da exclusão digital. Esta mídia, é a mídia que vai permitir que todo conhecimento que está na Internet possa ser acessado pelas pessoas mais simples e mais humildes dos municípios paranaenses, a começar por aqueles de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo ou em situações mais agressivas socialmente, e que essas pessoas tenham a possibilidade de ter um futuro melhor para si e para seus filhos.