Mercosoft/1996

Autora: Cristina Angela Filipak Machado

Todos os anos acontece o Mercosoft. Para manter a tradição este ano será nos dias 10,11 e 12 de abril. Este evento é tradicional na área de informática e tem como organizadora a Sucesu-Pr. Ele está dividido em nove segmentos que são : New Media, Informática na Saúde, "Empregabilidade", Qualidade, Telecomunicações, Info-Mundo, Orientação à Objetos voltada a Cliente-Servidor e Engenharia de Software.

A Celepar mais precisamente a GPT - Gerência de Prospecção Tecnológica irá organizar o segmento de Engenharia de Software. Este foi planejado para atender às questões que surgem da evolução tecnológica e a inserção destas evoluções nas empresas e, associado a isso, a busca da garantia de qualidade dos produtos gerados.

O principal objetivo, no âmbito das novas tecnologias e paradigmas, será discutir conceitos, oportunidades e dificuldades em explorar estes novos recursos que já estão a nossa disposição e como melhor aproveitá-los. Neste contexto serão abordados entre outros temas a Análise Orientada a Objetos, implicações da arquitetura cliente/servidor e como administrar estas mudanças tecnológicas e culturais nas organizações.

Aspectos de qualidade de software serão tratados sobre três enfoques: o gerencial, o do produto de software, e o do processo de desenvolvimento de software.

O aspecto gerencial visa o estabelecimento de indicadores de qualidade no processo de desenvolvimento, onde estes viriam a apoiar o gerente na identificação clara dos riscos do projeto ajudando-o na tomada de decisão e no estabelecimento de metas de qualidade para a equipe do projeto.

No aspecto relacionado com o processo de desenvolvimento de software, procura-se discutir mecanismos que permitam adaptar atividades no processo para assegurar o cumprimento das características de qualidade em conformidade com os requisitos do projeto.

Quanto ao produto de software, serão discutidas técnicas de avaliação, métricas e critérios de aceitação.

Os temas que serão abordados neste evento serão :

Dia : 10 de Abril de 1996

* 9:00 - 10:00 Uma experiência em análise, projeto e desenvol-vimento de sistemas usando orientação à objetos. Eber de Oliveira, CPQD-TELEBRÁS;
* 10:00 - 11:00 Avaliação de qualidade de produto de software Luiz Carlos de A. Oliveira, CELEPAR;
* 11:00 - 12:00 Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas para Arquitetura Cliente/Servidor Hermínio Manaia Ferreira Lourenço, Plena Consultoria e Planejamento em Informática Ltda;
* 14:00 - 16:00 Painel : Impactos dos novos paradigmas e recursos na Tecnologia da Informação Cezar Taurion Chede - ORIGIN Hermínio Manaia Ferreira Lourenço, Plena Consultoria e Planejamento em Informática Ltda.; Danilo Scalet, CELEPAR;

Dia : 11 de Abril de 1996

* 9:00 - 10:00 Gerenciamento de processo de desenvolvimento de software através de indicadores de qualidade Paulo Alcion de Oliveira, CELEPAR;
* 10:00 - 11:00 Métricas de desempenho durante o desenvolvimento de software André VillasBoas, CPQD - TELEBRÁS;
* 11:00 - 12:00 Engenharia de software no contexto do Planejamento Estratégico de Informações Denis Alcides Rezende, Nove D Consultoria em Informática.