Metodologia & tecnologias - nosso desafio diário

Autor: Ozir Francisco de Andrade Zotto - GPT

A Intranet da Gerência de Prospecção Tecnológica pode ser vista diretamente no endereço www.gpt.celepar.gov.pr, ou na Intranet CELEPAR, dentro do item Corporação/Gerências. Procuramos oferecer em nossa Intranet uma visão despretensiosa do que somos e fazemos, embora desenvolvimento de páginas em html não seja nossa especialidade.

Como pode ser visto na figura abaixo, além das informações institucionais, a nossa Intranet também serve como "mural" para divulgação de notícias internas, que sejam do interesse de nosso grupo de trabalho. Este foi o caso do destaque que a revista Database Programming & Design deu ao encontro ISO SQL3 em Curitiba, onde o papel de anfitriões exercido pelos nossos colegas Vanderlei, Ricardo e Sowek foi considerado um grande facilitador para os resultados conseguidos nas 3 árduas semanas de trabalho. Outro exemplo bem informal foi o nascimento do filho de nosso amigo Ricardo, que também mereceu destaque na "primeira página".

No frame da esquerda, que serve como índice dos assuntos, também são inseridos alguns temas que estejam em pesquisa interna, como a emulação de terminal 3270 feita via WinFrame, que esteve em teste até recentemente. [1]

Os itens permanentes de nossa Intranet são:

- Procura

- Institucional

- Produtos

- Portfólio de Tecnologias

- Solicitação de Serviços à GPT

- BateByte

- Downloads

Utilize o link Procura não apenas para pesquisar assuntos que estejam na própria Intranet GPT, mas também como ponto de partida para pesquisas na Internet, através do Yahoo! e do AltaVista. Assim você estará economizando pelo menos o acesso inicial a esses sites, pois sua pesquisa já será enviada com as informações desejadas, inclusive a linguagem, no caso do AltaVista.

Na parte Institucional estão as informações resumidas sobre a GPT e a DITED.

wpeA.jpg (1952 bytes)

Em Produtos estão as quatro principais áreas de atuação da GPT: Prospecção e Pesquisas de Tecnologias; Consultoria e Suporte; Metodologia e Padrões e Divulgação de Tecnologias. Essa parte da Intranet ainda está para ser desenvolvida, e tem um grande potencial de crescimento

wpeB.jpg (3137 bytes)

O Portfólio de Tecnologias é um projeto bem sucedido da GPT junto com a GPS, que pretende se tornar um ponto de referência para todas as tecnologias em uso pela CELEPAR.

A Solicitação de Serviços da GPT é um QA Lotus Notes acionado direto do browser. Como estão sendo utilizados recursos ActiveX para acionar o Notes, este aplicativo estará disponível de forma completa apenas para quem estiver usando o Internet Explorer com Windows 95. Quem tiver Windows 3.11 ou o browser Netscape poderá apenas consultar as solicitações de serviços registradas, mas a opção para incluir novos serviços não estará disponível.

O Bate Byte é publicado há mais de 8 anos pela CELEPAR, sob a coordenação da GPT. Desde a edição nº 45, de agosto de 1995, está disponível na Internet. Este é mais um caminho para chegar ao nosso valoroso periódico.

Na área de Downloads há uma sempre crescente coletânea de softwares muito úteis. São arquivos shareware, freeware e demos disponíveis para recuperação rápida, sem precisar gastar horas preciosas de navegação para serem conseguidos. Os programas disponíveis estão classificados em Ferramentas de Programação; Tratamento de Imagens; Redes/Conexão; Para uso na Internet; Utilitários Diversos; Anti-Vírus e outras Miscelâneas. Se você estiver precisando de algum programa shareware que não esteja em nosso repositório, solicite que providenciaremos. [2]

Existem outras coisas mais, e muitos planos para tornar mais informações disponíveis. Atualmente está sendo definido na GPT o processo produtivo Manter Conteúdo de Base de Conhecimento, que, após implantado, sistematizará a atualização dessas informações.