Migrando para melhor

Autor: Ozir Francisco de Andrade Zotto

 

Apresentado no Painel da Procuradoria Geral do Estado - PGE, dia 22/09/2004.

As novas tecnologias a serviço do trabalho interativo

Interdependência e integração: tendência mundial

Há uma tendência que vem ganhando ímpeto durante os últimos anos, a crescente interdependência e integração da humanidade. Isso pode ser observado em fenômenos como a fusão dos mercados financeiros mundiais, a dependência humana em relação às fontes diversas e interdependentes de energia, alimentos, matérias-primas, tecnologia e conhecimento, e no surgimento de sistemas de comunicação em nível global. Há uma tendência que vem ganhando ímpeto durante os últimos anos, a crescente interdependência e integração da humanidade. Isso pode ser observado em fenômenos como a fusão dos mercados financeiros mundiais, a dependência humana em relação às fontes diversas e interdependentes de energia, alimentos, matérias-primas, tecnologia e conhecimento, e no surgimento de sistemas de comunicação em nível global (BAHAI, 1998).

Essa tendência para transformar o mundo numa “aldeia global” também está gerando impactos tecnológicos e culturais nas empresas. A Tecnologia da Informação (TI) é um dos instrumentos gerenciais mais utilizados pelas empresas como alavanca para o processo de adequação aos novos cenários de negócios. Como instrumento gerencial, a TI é vista não somente como facilitadora mas também como indutora de alterações organizacionais. Uma das formas de como a TI mais está afetando as organizações é permitir o surgimento de uma nova forma de trabalho - o trabalho cooperativo com auxílio de computador.

O trabalho cooperativo com auxílio da Tecnologia de Informação

A complexidade e o tamanho das tarefas do mundo atual exigem maior interação entre as pessoas e entre grupos de pessoas de talentos multidisciplinares. Proporcionar o suporte computacional para que pessoas possam interagir cooperativamente é o objetivo da disciplina da ciência da computação que se convencionou chamar CSCW (Computer Supported Cooperative Work). Groupware tem sido usado para designar os software que implementam essa tecnologia.

A implantação de ferramentas groupware nas organizações procura produzir melhoria na eficácia administrativa, ao dar assistência na comunicação, colaboração e coordenação das atividades dos grupos, ampliando as interações humanas e minimizando as interferências tecnológicas.

A evolução da Tecnologia de Informação na administração pública do Paraná

A história da evolução das Tecnologias de informação na adminstração pública do Estado do Paraná teve seu início em 1964, com a criação da Celepar (Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná). No começo dos anos 90, inicia-se a transição desse modelo centralizado, baseado em teleprocessamento, para um ambiente de processamento distribuído em redes. Essa passagem caracteriza um amadurecimento para a adoção de soluções integradoras, que culminam em 1995 com a implantação de uma solução de correio eletrônico distribuído e automação de escritório (Lotus Notes) e o ponto de presença do Governo do Estado na Internet. Uma nova revolução inicia-se em 2003, com a opção estratégica preferencial por software livre.

Impactos do uso da TI no trabalho colaborativo na administração pública do Paraná

Em 1998 foi iniciado um estudo formal para avaliar os impactos organizacionais e sociais produzidos pela utilização de tecnologias de informação colaborativas na administração pública do Paraná, com ênfase na ferramenta groupware Lotus Notes. Com esse trabalho produziu-se uma dissertação de mestrado, publicada em novembro de 2000 (ZOTTO, 2000).

Entre diversas outras conclusões, o uso daquela tecnologia pela administração pública no local de trabalho, as opiniões convergiram para uma melhora geral nos processos de comunicação (69%), coordenação (44%) e com algumas características de colaboração (29%), que são os três propósitos fundamentais que os sistemas groupware procuram atender.

Também confirmou pesquisas acadêmicas anteriores, que enfatizam o papel de elementos organizacionais (tais como modelos mentais, que afetam o modo como as pessoas entendem e assimilam groupware e propriedades estruturais, como sistemas de premiação e normas de trabalho), influenciando significativamente como a tecnologia groupware é implementada e usada. Ou seja, a forma como os usuários são apresentados às tecnologias colaborativas, a quantidade e qualidade das informações recebidas influenciam significativamente a sua futura utilização.

A importância das questões humanas no trabalho colaborativo

A principal lição a ser aprendida para se trabalhar com groupware é que, embora as tecnologias e a infra-estrutura sejam novas e interessantes, para aumentar o potencial de sucesso de uma implantação é necessário manter o foco principal nas questões humanas. (COLEMAN, 1997) comenta que, para desafios técnicos sempre há uma solução técnica para ser encontrada, entretanto, mesmo que a tecnologia seja eficiente e funcione bem, é essencial o suporte da cultura organizacional para uma implementação bem sucedida. Ele adverte que, mesmo que a cultura organizacional para a colaboração exista, se não houver justificativa econômica para a solução, a implementação falhará. Finalmente, mesmo que os fatores combinados de tecnologia, e os aspectos econômicos e culturais favoreçam a implementação, o sucesso de um projeto ainda pode ser destruído pela política empresarial.

Coleman até desenvolveu uma fórmula para calcular a probabilidade de sucesso de uma implementação groupware:

Groupware bem sucedido = Tecnologia + Cultura + Economia + Política

Quanto mais à direita dessa equação estiver um fator, maior é o potencial de impacto que ele tem para o sucesso de um projeto. Tecnologia tem peso igual a 1, Cultura igual a 2, Economia igual a 3 e Política igual a 4.

Nessa perspectiva, o potencial de sucesso para a utilização de tecnologias colaborativas baseadas em software livre pela administração pública do Paraná é bastante animador. Por tratar-se de uma decisão política do mais alto nível, que conta com o fator economia também preponderante na tomada de decisão para esse caminho, sobram os dois itens de menor peso para serem tratados internamente dentro de cada instituição, a cultura e a tecnologia.

O presente evento - Painel PGE: Migrando para melhor, ao privilegiar temas direcionados aos usuários, demonstra estar no caminho certo para uma transição otimizada para esse novo mundo de colaboração interativa.

Referências

1. BAHAI, Comunidade Internacional. Momento Decisivo para Todas as Nações. São Paulo: Ed. Bahá'í do Brasil, 1998. Disponível em: http://www.bahai.org.br/direitos/Mom_Dec_Integra.htm.

2. COLEMAN, D. Groupware: Collaborative Strategies for Corporate LANs and Intranets. USA: Prentice Hall. 1997.

3. ZOTTO, O. F. A. Um estudo dos efeitos organizacionais e sociais da utilização da tecnologia groupware Lotus Notes na administração pública do estado do Paraná. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.