Modernização do Colégio Estadual do Paraná

Autores:
Jorge Haas - GAC
Vitório Yoshinori Furusho - DITEC-B
Marina Murakami - CEP
Onilda S. Mello - CEP
Alexandre A. Maoski - CEP



O Colégio Estadual do Paraná - CEP foi criado pela Lei nº 33, de 13 de março de 1846. É o mais antigo do Estado. O CEP é considerado modelo no ensino público do Estado e por ele passaram milhares de alunos, sendo que um número significativo deles destaca-se na vida pública paranaense e brasileira. Podemos citar alguns: Adhail Sprenger Passos, Affonso Camargo, CR Almeida, Dalton Trevisan, Dino Almeida, Euro Brandão, Heron Arzua, Herson Capri, Ivo Arzua Pereira, Jânio Quadros, Leopoldo Scherner, Maurício Requião, Poty, Ney Braga, Renê Dotti, Riad Salamuni, Roberto Requião e Saul Raiz.

O CEP possui atualmente 5.050 alunos nos seguintes cursos: Assistente Administrativo, Ator, Educação Geral, Secretariado, Técnico em Edificações, Técnico em Prótese Odontológica, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Processamento de Dados.

O Governo do Estado vem envidando esforços no sentido de melhorar a qualidade do ensino público estadual, através do PROJETO QUALIDADE NO ENSINO PÚBLICO DO PARANÁ.

O Colégio, inserido também nesse contexto, realizou reformas em suas instalações e elaborou um PLANO de METAS que foi aprovado pelo Conselho Escolar. Nesse Plano de Metas um dos objetivos a ser alcançado é a modernização/atualização dos laboratórios e dos processos administrativos. Então, foi realizado levantamento e análise de necessidades para modernizar/implementar os recursos de informática aplicados às áreas de ensino, pesquisa e administração, concluindo com um Plano Diretor de informática no segundo semestre de 1994. Esse Plano tem uma abrangência para o período de 1995 a 1997.

O planejamento compreende a informatização das áreas administrativas, a modernização e a ampliação da capacidade dos Laboratórios de Informática, Observatório Astronômico, Planetário e Ginásio de Esportes. O Plano Diretor de Informática foi aprovado ainda no segundo semestre do ano passado e já foi realizada a licitação. A empresa ganhadora foi a IBM.

A informatização do Colégio iniciou-se com a implantação do Curso de Auxiliar em Processamento de Dados no ano de 1982, com os seguintes equipamentos: 2 Calculadoras (Sharp e Olivetti), 1 Computador Honeyweel Bull, 3 máquinas Gama 30, 1 perfuradora de cartões, 1 conferidora de cartões e 1 classificadora de cartões. Agora, com a implementação desse Plano, o CEP passará a ser o mais moderno Colégio no ensino público do Estado, contando com noventa microcomputadores, assim distribuídos:

ÁREA QTDE
Administrativo 16
Acadêmica 68
Ginásio de Esporte 1
Observatório Astronômico 1
Planetário 1
Servidor 2
Administração da Rede Local 1
Total 90

A infra-estrutura de informática será composta de duas redes locais, uma administrativa e outra acadêmica. A rede administrativa estará conectada à Rede Estadual de Comunicação de Dados do Paraná. Através dessa rede será possível acessar todos os sistemas Corporativos do Estado. E a Rede Acadêmica será utilizada para fins didáticos no ensino do uso de recursos de informática e formação de Técnicos de Processamento de Dados.

A Rede Local Administrativa servirá às seguintes áreas administrativas: Direção, Assessorias, Secretaria, Arquivo Geral, Grupos Auxiliares, Divisão Pedagógica e Biblioteca. A Rede será composta por Estações PC-AT 486 SX2 50 MHz.

A Rede Local Acadêmica servirá aos cursos de formação em Técnico em Processamento de Dados, Secretariado, Técnico em Edificações e aos outros cursos. A rede terá quatro laboratórios e cada laboratório 16 estações, sendo um deles com Estações Multimídia PC-AT 486 SX2 50 Mhz e os outros laboratórios com estações PC-AT 486 SX2 50 Mhz.

No Observatório Astronômico e Planetário serão utilizados os seguinte microcomputadores: um microcomputador acoplado ao telescópio através da câmera CCD, para obtenção de imagens dos astros, e um outro microcomputador para uso administrativo, permitindo acesso aos BBS e FAX. Esses equipamentos não estarão ligados às Redes Locais. A configuração para esse ambiente é composta de um Pentium 100 Mhz e um PC-AT 486 DX 50Mhz.

No Ginásio de Esportes será instalado um microcomputador para auxiliar na administração e programação das atividades esportivas, através de uma Estação PC-AT 486 SX2 50 MHz.

Os Sistemas de Informações Corporativas a serem utilizados pelo CEP serão os seguintes: Controle de Patrimônio, Protocolo Integrado, Administração de Materiais, Controle de Almoxarifado, Cadastro Integrado de Autoridades, Controle de Orçamento, Malote Eletrônico, Histórico de Pagamento de Pessoal, Manutenção de Dados Históricos, Sistema de Administração da Educação, Sistema Estadual de Registro Escolar, Sistema Integrado de Administração Financeira, Sistema Integrado de Pagamento de Pessoal e Sistema de Ponto Eletrônico. Além desses sistemas, existe o interesse do CEP em automatizar a sua biblioteca (acervo de aproximadamente 30.000 volumes).

Os softwares operacionais são os seguintes: Netware, MS-DOS e Windows. Os Softwares a serem utilizados nas Redes Acadêmica e Administrativa são os seguintes: MS-Office Professional, Corel-Draw, Almanaque Abril, Dbase for Windows, Linguagem C++, Clipper, MS-Cobol, Visual Basic, Turbo Pascal Windows, Aurélio, Anti-Vírus, Norton Utilities, CPBackup e Winfax. Nas Estações do Observatório Astronômico e Planetário, os seguintes softwares serão utilizados: Canon of Eclipses, Voyage to the Planets, Voyage to the Stars, Distant Suns, Eclipse Live, Epoch 2000, MegaStar, Mira, PhotoStyler, SkyPro, StarBase e The Sky GSC.

Em março deste ano chegou a primeira remessa de equipamentos e agora em maio chegaram mais trinta microcomputadores como parte do Plano do CEP.

Com a implantação do plano, o CEP pretende obter os seguintes benefícios: melhorar o planejamento, coordenação, execução e avaliação das atividades pedagógicas; melhorar o atendimento dos serviços de empréstimo de livros; facilitar a troca de informações via computador; maior rapidez no tráfego de informações; administração mais eficiente do patrimônio; maior agilidade e precisão nos controles acadêmicos; maior velocidade e precisão nas pesquisas sobre astronomia; aumento de produtividade das atividades pedagógicas; maior satisfação dos alunos; colocação de técnicos no mercado de trabalho com capacitação em recursos de informática modernos e atualizados; acesso a informações de outros órgãos sem se deslocar; melhor administração e controle dos recursos financeiros; melhor administração e controle dos recursos humanos; melhor administração e controle do orçamento - melhor controle e acompanhamento dos documentos protocolados e racionalização dos processos administrativos e pedagógicos.