NÃO CASE COM UMA MULHER, CASE COM O WORD

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

Me desculpem as mulheres feministas mais exaltadas, mas vem aqui cenas explícitas de chauvinismo explícito. Paciência. As coisas são como são. Pensando melhor, este texto é só para homens. Se você é mulher, NÃO CONTINUE!

Refiro-me à característica nova do Word de tomar decisões de modo autônomo, sem que se lhe peça ou mande qualquer coisa. Ele encasqueta uma coisa e não há (NÃO HÁ!) maneira dele se tocar que não está agradando. Por exemplo, esses dias estava escrevendo um texto e queria terminar a frase por um "A" maiúsculo. (Não posso nem mostrar a frase aqui. Afinal estou usando o próprio, e seu eu for escrever a frase tal qual era,... crau!).

Pensei com meus botões: se quero terminar a frase por A seguido de ponto, vamos a eles. Teclei SHIFT A seguido de ponto. Imediatamente o WORD, num espasmo, transformou meu A . em ª. (Note que na frase anterior o A e o ponto estão separados por um espaço. Se não separar... crau!).

Não paro de descobrir lugares e momentos para essas gracinhas do WORD. Esses dias digitava um questionário. Escrevi a pergunta e pacientemente digitei duas linhas de sublinhado, que era o local de resposta. Quando terminei a segunda linha e dei enter,... Cadê ?, O que aconteceu ?, Caluda !, Sossega leão... Não teve jeito, o WORD engoliu as minhas duas linhas e devolveu uma linha bem grossa.

E quando você começa uma frase com "O fulano fez ...", ou "o microcomputador vai ...", ou qualquer coisa que se inicie com o artigo definido masculino singular O, tão comum em português. Pois o danado deste programa de quem se fala, imagina que em vez de O, queremos aquela bolinha de itemização. E, manda ver, sem piedade. Típica pixotada dos seus construtores. Em inglês pouquíssimas frases começam com "O", mas aqui no Brasil esse troço não podia ser usado desse jeito.

Agora a briga é outra: você escreve uma série de alguns hifens, e aparece caido dos céus um risco horizontal que atravessa o papel de um extremo a outro e que é impossível de arrancar fora. Pelo menos estou tentando há 15 minutos sem sucesso algum. Paciência, se não dá para tirar, deixa o risco aí. É mais ou menos como no casamento. Alguém pode perguntar E porque você foi digitar alguns hifens ? A resposta é simples, ao estilo de Jânio Quadros: fi-lo porque qui-lo. Ora, eu digito o que me vem no bestunto e ninguém, muito menos esse reles programa, tem nada a ver com isso.

Daí, enquanto escrevia este texto, fui fuçar no Word, para ver que mais tragédias inesperadas e não encomendadas poderiam acontecer. Fiquei horrorizado com a quantidade de besteiras que ele se mete a fazer. Indo um pouco mais longe, descobri um texto delicioso no Help do Word, mais ou menos nos seguintes termos: O que fazer se você mandar o word parar de trocar coisas e ainda assim ele continuar trocando.... SOCORRO ! CÁSPITE ! ACUDAM-ME !

Eis a prova de que não minto. O texto a seguir é um cortar-colar do help do word:

Desativei as opções de formatação automática e o Word continua formatando o meu documento.

· Certifique-se de que esteja na guia correta quando clicar em AutoCorreção no menu Ferramentas:

· Para controlar as alterações automáticas que o Word efetua enquanto você digita, clique na guia AutoFormatação ao digitar. Em seguida, selecione ou desmarque as opções que desejar. Para obter ajuda sobre uma opção, clique no ponto de interrogação e, em seguida, clique na opção.

· Para controlar quais as alterações automáticas o Word efetua no texto selecionado do documento ou em um documento inteiro de uma só vez, clique na guia AutoFormatação e, em seguida, selecione ou desmarque as opções que desejar. Para obter ajuda sobre uma opção, clique no ponto de interrogação e depois clique na opção.

· Se você desmarcou a caixa de seleção Caracteres de símbolo (--) por símbolos ( ¾ ) na guia AutoFormatação ao digitar (menu Ferramentas, comando AutoCorreção) e o Word continua a inserir símbolos, verifique a lista de entradas de AutoCorreção. No menu Ferramentas, clique em AutoCorreção, clique na guia AutoCorreção e verifique se a caixa Substituir contém o símbolo que indica que o Word está substituindo automaticamente. Você pode desativar a AutoCorreção desmarcando a caixa de seleção Substituir texto ao digitar, ou excluir a entrada selecionando-a na lista e clicando em Excluir.

· Verifique se a atualização automática está ativada para o estilo que o Word aplicou. Para desativar este recurso, clique em Estilo no menu Formatar, selecione o estilo na caixa Estilos e, em seguida, clique em Modificar. Desmarque a caixa de seleção Atualizar automaticamente.

· Se você desmarcou a caixa de seleção Títulos na guia AutoFormatação ao digitar (menu Ferramentas, comando AutoCorreção) e o Word continua a adicionar estilos de títulos ao seu documento, desmarque a caixa de seleção Definir estilos baseados na sua formatação na mesma guia.

Se eu li certo, são as instruções caso você mande o programa fazer uma coisa e ele não obedecer você! Terei entendido certo ? Como dizia aquele personagem do Jô Soares, me belisque, que devo estar sonhando (pesadelando).

Bom é isso. Acho que a indústria podia ir com menos sede ao pote. Grande parte das "vantagens" e bota aspas, muitas aspas nisso, que as versões novas desses programas famosos apregoam aos quatro ventos sobre as antigas, na minha opinião são puro lixo. Besteiras inúteis, penduricalhos, pentes, espelhinhos, bijuterias vagabundas, que não servem para absolutamente nada (exceto forçar você a comprar mais memória, mais disco, ...).

Para terminar, espero Ter (porque esse Ter virou maiúsculo ? Eu juro que não apertei SHIFT, ele virou sozinho) mostrado que o Word adquiriu algumas características da mulher após o casamento. Claro que é uma comparação forçada, não me levem muito a sério. Agora, tem uma coisa do Word que seria muito boa no casamento. É quando o programa deixa completamente de ser razoável, não há como conversar ou argumentar, não adianta explicar, pedir, implorar. Nessas horas é uma delícia puxar o fio da tomada...

Devo a frase do título a meu colega professor Parahuary, que em discussão sobre esta característica do Word, deixou escapar essa pérola de sabedoria. E pelo que ele contou, se segurem. O sucessor do windows 95 vem fervendo com essa "vantagem" — não esqueçam as aspas — para valer. O programa não pará de inventar coisas.