NED

Autor: Nathan Israel Koganas

NED: Um pequeno editor de tela inteira p/arquivos orientados a linha de até 64kb em tamanho. Ele suporta operações de rola, corta, copia, restaura e imprime, permitindo a entrada de todos os caracteres do set IBM.

Formato de uso: NED [nome-arquivo]

Após este comando abrirá e lerá o arquivo cujo nome (e caminho, se necessário) foram fornecidos inicialmente. Caso o nome não seja fornecido, o NED abrirá um novo arquivo e exigirá seu nome na saída (comando Save e Exit F7).

O original de um arquivo modificado é salvo com extensão BAK. O comando Abort(Shift-F1), abandona quaisquer modificações deixando o arquivo original intacto.

Linhas podem ser de qualquer , e cada uma deve terminar com ENTER. Linhas maiores que a largura da tela, apresentam um diamante no canto direito. Caracteres que ultrapassam 80 colunas (até 248 colunas) podem ser vistas com as teclas de setas.

Linhas podem ser quebradas teclando ENTER em qualquer ponto, ou juntadas teclando DEL no final da linha. Um bloco de textos é definido através do comando Mark (f$) movendo o cursos com as teclas de setas.

A área marcada é mostrada em vídeo inverso.
Pressionando F3, o NED imprimirá o bloco do texto marcado; F5 (Cut) remove o bloco para o buffer, do qual pode ser deslocado para qualquer ponto na posição do cursor (comando Paste -F6).

O comando Undo (F2) restaura caracteres eliminados com a tecla DEL (mas não com a tecla
BACKSPACE), isto caso o cursor não tenha se movido.

As teclas Home e End movem o cursor para o início ou fim da linha corrente respectivamente. A tecla TAB move o cursor para a próxima coluna resultante da divisão inteira por 8.

O Texto é entrado no modo inserção, pressionando a tecla INS altera-se o programa para o modo de sobreposição (Overwrite). NED configura a si mesmo para o modo de vídeo correto. Suporta modos de texto em EGA e VGA, além do padrão convencional de 80 colunas por 25 linhas. As teclas PgUp e PdDn rolam as linhas no arquivo pelo número de linhas mostradas, menos 5. As teclas Ctrl-PgUp e Ctrl-PgDn movem para o início ou fim do arquivo.

Qualquer caractere dentro do set IBM, pode ser entrado, pressionando a tecla Alt, e digitando o valor numérico decimal correspondente ao código ASCII, usando o teclado numérico, e soltando logo depois a tecla Alt.

NED Versão 1.10 – Novas funções e comandos.

Na versão 1.10 do NED, foi implantada a linha de status (linha 25), que informa ao usuário o seguinte (da esquerda p/a direita):
1.nome do arquivo sendo editado, [SEM NOME] caso não tenha sido fornecido nome.
2.Modo de inserção (Ins) ou sobreposição (Sob).
3.Memória disponível em bytes. (Quantos bytes sobram até o limite de 64Kb).
4.Total de linhas no arquivo.
5.Linha corrente do cursor.
6.6. Coluna corrente do cursor.

Nesta versão ainda, foram implementadas as seguintes funções:

1.Pesquisa – (Shift-F6). Procura um padrão introduzido de uma cadeia de até 80 caracteres, apesar de mostrar apenas as últimas 20 posições.
Para editar a cadeia sendo introduzida use BACKSPACE OU Ctrl-T para limpar. A cadeia é introduzida após o prompt “Acha:”.

2.Substituição – (Shift-F7). Permite alterar um padrão no arquivo. A introdução dos padrões de pesquisa e substituição é feita da mesma maneira descrita para pesquisa. A cadeia de pesquisa é introduzida após o prompt “Muda:” e a cadeia de substituição após o prompt “p:”. Nos modos de pesquisa e substituição a linha de prompt mostra os padrões, o total de linhas no arquivo, linha e coluna correntes. Enquanto o editor estiver nestes modos é possível usar as seguintes teclas de controle:
Ctrl-N : Acha/muda próxima ocorrência
Ctrl-P : Acha/Muda ocorrência anterior.
Ctrl-F :Acha/Muda primeira ocorrência no arquivo
Ctrl-L : Acha/Muda última ocorrência no arquivo
* : Muda todas as ocorrências encontradas a partir da posição corrente, serve p/substituição global.

Caso o padrão não seja encontrado aparecerá no canto inferior direito a mensagem: <<-- Não encontrado! Para sair destes modos tecle ESC, desta forma a linha de status retornará ao modo de edição normal.

3.Linha destino – (Shift-F8). É conveniente usar esta função para ir diretamente a uma linha no arquivo. Informe a linha de destino e tecle ENTER.

4.Ajuda On-Line – (F1) Esta função mostra na tela um resumo dos comandos do NED.

Nathan IsraelKoganas – CSD – 241
Adaptado de: Tom Kihlken – PC MAGAZINE 1988 Vol. 7 N° 19 (Utilities)