Na terra e no ar

Além da produção de alimentos as famílias rurais do Assentamento Contestado, no município da Lapa (PR), também estão produzindo e compartilhando conhecimento. A instalação pelo Governo do Estado de um telecentro Paranavegar abriu as janelas do mundo para cerca de 108 famílias de trabalhadores rurais que vivem no assentamento. O telecentro funciona junto à Escola Latino-Americana de Agroecologia que foi inugurada pelo governador Roberto Requião e pelo ministro da Reforma Agrária Miguel Rosetto.

Equipada com um servidor e cinco estações em ambiente software livre, o Telecentro do Contestado é dirigido por um conselho gestor formado pelos próprios agricultores e é utilizado não apenas como um laboratório de informática, mas também como uma ferramenta de trabalho, educação e lazer. Com acesso a Internet, o telecentro também é utilizado para pesquisas escolares, digitação e impressão de trabalhos e documentos, envio e recepção de e-mails. Além disso, em torno do telecentro acontecem atividades de lazer e oficinas temáticas, conforme o interesse e da organização da comunidade.

Segundo o assessor do Projeto Telecentro da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nelson Elemar Cândido, o Programa Paranavegar vive um momento importante depois de concluída a fase de conhecimento sobre o funcionamento dos telecentros e de instalação dos programas. “Nosso principal desafio, hoje, é fazer com que a população no entorno dos telecentros tire o máximo proveito deles”, acentuou.

A mesma idéia é compartilhada pelo técnico Gilmar Costa Auersvald, da equipe de inclusão digital da Secretaria de Assuntos Estratégicos, que em suas visitas pelo interior do Estado tem testemunhado não só a facilidade com que as crianças - muitas delas analfabetas - conseguem se desenvolver com o auxílio do computador. “Além do uso das ferramentas tecnológicas, os telecentros se transformaram em verdadeiros centros de integração comunitária através da realização de atividades sociais e de recreação”, confirma Aursvald.