Navegar é preciso

Autor: José Francisco Marochi Mayer


SNG - (Sistema de Navegação Genérico). Como o próprio nome diz, trata-se de um gerenciador de navegação. Neste caso, um gerenciador de navegação com possibilidade de uso por vários sistemas.

A navegação se baseia no fato de que, todos os sistemas que trabalham através da abertura de Menus, acabam tendo uma estrutura de árvore invertida. Partindo deste princípio, cadastramos estas estruturas em um arquivo (chamado Funções) e estabelecemos a ordem de abertura dos Menus de acordo com a hierarquia definida para as mesmas.

Observamos ainda um outro fato significativo. Os sistemas com navegação através de Menus estruturados acabam se tornando cansativos, no decorrer do tempo, para aqueles usuários que os usam com muita freqüência (podemos chamá-los de especialistas). Este tipo de constatação levou-nos a criar uma forma de acesso direto, para execução de uma determinada Função, intitulada navegação através de Mnemônicos. Para tanto, basta escrever um Mnemônico na linha de comando, prevista em todas as telas, e o SNG se encarregará de transferir o controle diretamente para esta Função. O mesmo procedimento pode ser feito através do Código da Função.

Também ocorre uma situação diferente que é o caso do usuário pouco habituado na utilização do sistema. Para este, também a navegação através de Menus pode ser aborrecida e muitas vezes inconclusiva pois, não conhecendo a estrutura da aplicação, necessita navegar por todos os Menus para encontrar o que deseja. Pensando neste usuário, desenvolvemos uma outra forma de acesso, às Funções, chamada Índice Remissivo. Para esta consulta, basta o usuário escreva qualquer palavra (ou mais de uma), relacionada ao assunto que deseja, para obter uma lista de todos os Títulos de Funções onde aparece o argumento utilizado. O SNG prevê o cadastramento de "sinônimos" para aquelas palavras que, embora não constem do Título, possam ser usadas como argumento de pesquisa.

Embora tenhamos várias formas para executar uma Função dentro do SNG, todas elas estão limitadas através dos Direitos de um determinado usuário sob uma aplicação. Isto significa que, na abertura dos Menus, serão apresentadas apenas as Funções que ele pode executar. Da mesma forma, através do "Índice Remissivo" serão mostrados apenas os Título aos quais é autorizado, No caso da utilização de um Mnemônico para o qual o usuário não tenha Direitos, será mostrados um aviso correspondente e não se executará a Função.

Finalizando, podemos dizer que o SNG é uma ferramenta na construção de novas aplicações, à medida que simplifica o desenvolvimento de programas, que são encarados como módulos estanques, economizando ainda a codificação dos programas de navegação e controle de acesso que a cada novo sistema são repetidamente escritos. Outra grande vantagem, é o estabelecimento de um padrão, tanto no diálogo dos sistemas quanto no formato das telas, mensagens e PF's utilizadas. Este último aspecto permite aos nossos usuários usar diversas aplicações, assim desenvolvidas, sem maiores impactos.