Netescola - Escolas Estaduais do Paraná

Autora: Márcia Cristina C. Nascimento  

Resumo

Nestes dias em que a Internet se populariza e em que surgem sites gratuitos que hospedam páginas pessoais, sem nenhuma contraprestação que não seja a visitação freqüente, é hora de disponibilizar para as escolas públicas ferramentas que permitam que elas também habitem o hiperespaço.

Considerando o papel fecundador que as escolas têm na sociedade por congregarem grande contingente de crianças e jovens e por fazê-lo por longos anos, as escolas têm, tanto de fato quanto de direito, um papel de modelador de como é e como será nossa sociedade. Portanto, é essencial que as informações sobre as escolas sejam disponibilizadas de forma transparente.  Dentro deste contexto, a Secretaria de Estado de Educação - SEED, em parceria com a Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR, desenvolveu o projeto NetEscola.  

O NetEscola oferece gratuitamente serviços para  as escolas estaduais do Paraná, apoiando as escolas no que se refere a:

 

  • Hospedagem de páginas Internet. As páginas são mantidas no provedor oficial do Governo do Estado, a CELEPAR.

  • Criação de páginas de uma forma amigável, sem a necessidade de conhecimentos prévios de programação Internet. Cada escola tem, de imediato, uma página Internet com alguns dados da escola como, por exemplo: localização, diretor e oferta de ensino. As escolas poderão criar suas próprias páginas através de modelos pré-elaborados com flexibilidade suficiente para uma possível personalização.

     

  • Disponibilização de contas de e-mail permitindo a comunicação entre as escolas, a SEED e a sociedade.

     

O NetEscola é uma ferramenta que contribui para a socialização da informação inserindo as escolas estaduais do Estado do Paraná na era da Internet, aproximando alunos, pais, professores, diretores, funcionários, sociedade e escolas, quebrando barreiras geográficas.

 

Introdução

Nestes dias em que a Internet se populariza ganhando cada vez mais adeptos, é hora de disponibilizar também para as escolas públicas ferramentas que permitam que elas desfrutem dos benefícios desta tecnologia. 

Esse artigo tem como objetivo mostrar a solução da Secretaria de Estado de Educação - SEED em parceria com a Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR desenvolvida para promover a utilização da Internet pelas escolas estaduais,  fazendo com que estas escolas se façam presentes na grande rede. 

A SEED está dividida em 31 Núcleos Regionais de Educação espalhados por todo o Estado, que são responsáveis pelas tarefas administrativas e pela orientação pedagógica das escolas sob sua jurisdição. Há cerca de 2.127 escolas estaduais no Paraná, que atendem aproximadamente 1.286.273 alunos em todo o Estado. 

O aplicativo NetEscola foi implantado em 05/09/2000, e os dados de agosto de 2001 indicam que das 2.127 escolas estaduais existentes no Paraná, aproximadamente 7% já estão utilizando de alguma forma os serviços oferecidos pelo NetEscola com a perspectiva deste número aumentar consideravelmente até o final do ano. 

As demais seções deste artigo estão assim organizadas: na seção 2 descrevemos como a utilização da Internet pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem; na seção 3 detalhamos os serviços oferecidos para as escolas; na seção 4 apresentamos o aplicativo NetEscola e todas as opções disponíveis aos internautas que acessarem o site; na seção 5 falamos das opções restritas às escolas registradas no NetEscola e, finalmente, na seção 6 apresentamos as nossas conclusões. 

A Internet  e as Escolas

 

A Internet tem se mostrado um importante meio de comunicação principalmente entre pessoas que se encontram distantes, permitindo uma aproximação virtual entre elas. Está sendo utilizada para disseminar informações que podem ser acessadas a qualquer momento de qualquer computador conectado à grande rede. 

As escolas têm um papel fundamental junto à sociedade por trabalharem com um grande contingente de crianças e jovens e por exercerem um papel de modeladoras de como é e como será nossa sociedade. Assim, as escolas precisam de recursos que facilitem, estimulem e enriqueçam o processo de comunicação com a sociedade em geral, bem como o processo de ensino-aprendizagem. 

Desta forma adotamos a tecnologia Internet para permitir que as escolas estaduais do Paraná publiquem informações acessíveis por qualquer pessoa e de qualquer lugar do planeta, para fornecer mais um meio de comunicação entre escolas, professores, alunos e sociedade em geral, para permitir a troca de experiências na área da educação, o esclarecimento de dúvidas e pesquisas via Internet. Por exemplo, com esta tecnologia é possível trabalhar conjuntamente com pessoas da mesma área ou disciplina mesmo estando geograficamente distante. 

Serviços Oferecidos pelo NetEscola

 

O NetEscola oferece gratuitamente serviços para as escolas estaduais do Paraná: hospedagem de páginas Internet, criação de páginas e disponibilização de contas de e-mail. Na seqüência explicaremos cada um destes serviços.

As escolas poderão armazenar as páginas criadas no provedor oficial do Governo do Estado, a CELEPAR. Cada escola tem direito a 10 MB (mega bytes) de espaço no servidor. 

Para facilitar a criação de páginas desenvolvemos editores que não requerem conhecimentos prévios de programação Internet, já que a grande maioria de nossos usuários, as escolas, não possui afinidade com esta tecnologia. Para efetuar a criação de páginas a escola precisa solicitar o registro no NetEscola, quando então ganhará um login, uma senha e um subdiretório com direitos únicos de gravação. Com estes dados a escola é livre para criar, modificar, atualizar ou excluir páginas. Não é permitido que uma escola modifique páginas de outra. 

Ao se registrar no NetEscola a escola ganha uma conta de e-mail que permite a comunicação com outras escolas, com a SEED e com a sociedade em geral. Cada escola  poderá ter até 5 contas de e-mail totalizando 10 MB (mega bytes) de espaço no servidor, ou seja, 2 MB por conta de e-mail. 

Cada um dos 31 Núcleos Regionais de Educação tem uma rede local conectada à rede corporativa de comunicação de dados do Estado e pode funcionar como provedor para as escolas. Se a escola achar mais conveniente, ela pode utilizar outro provedor, sendo que a escolha e os custos de conexão e assinatura são de responsabilidade de cada escola. 

Com estes serviços as escolas terão condições de entrar na era da Internet, estabelecendo um canal de comunicação com a sociedade em geral, através da home page criada e das contas de e-mails. 

O Aplicativo NetEscola

 

O aplicativo NetEscola pode ser acessado através do endereço: www.netescola.pr.gov.br. A página principal com todas as opções disponíveis é mostrada na figura 4.1. 

Figura 4.1 

Na opção "O que é o NetEscola" apresentamos o mapa do site com uma breve explicação de todas as seções.

 

Em "Registre sua Escola" explicamos o que a escola interessada em participar do NetEscola deve fazer para conseguir o registro.

 

Em "Núcleos Regionais de Educação" são apresentadas consultas que fornecem informações em relação aos núcleos como Municípios e Escolas que pertencem ao Núcleo, Endereço, Alunos Matriculados e Núcleos que já criaram home page.

 

Em "Escolas Estaduais do Paraná" o internauta poderá fazer consultas por vários critérios, como por município, por nome da escola ou parte dele, por ensino, por curso ou ainda consultar as escolas que já criaram home page (figura 4.2). Preenchendo os critérios é apresentada uma lista de escolas, e para cada escola será automaticamente gerada uma página com dados de localização, direção e oferta de ensino (figura 4.3). Se a escola já criou páginas no NetEscola aparecerá um link para a "Home Page Personalizada". Cada escola registrada ganha também um domínio, ou seja, um endereço do formato www.nomeescola.netescola.pr.gov.br através do qual os usuários poderão acessar diretamente  a  home  page  da  escola  sem  passar

pelo NetEscola.

 

Figura 4.2 

"Criar Home Page da Escola" é o espaço reservado apenas para as escolas registradas no NetEscola, onde é possível criar páginas através dos editores ou transferir páginas criadas em outro editor para o servidor NetEscola. Apresentaremos maiores detalhes na seção 5.

 

"Notícias" é um espaço para disponibilizar informações de interesse das escolas.  

"Perguntas mais freqüentes" é um canal para tirar dúvidas e consultar as perguntas que já foram feitas e respondidas, e tem um funcionamento bem simples. As pessoas elaboram suas perguntas e enviam para a equipe do NetEscola através da opção "Fale Conosco". A equipe responde a pergunta e, se julgar necessário, publica-a nesta seção.

 

Em "Links Importantes" apresentamos endereços Internet que têm algum significado para a área educacional, possibilitando assim, o acesso aos sites previamente selecionados.

 

Figura 4.3 

As dúvidas e sugestões poderão ser enviadas pela opção "Fale Conosco". 

O acesso à caixa postal é feito através da opção "WebMail", onde é possível fazer a leitura e o envio de emails. 

Para as seções WebMail e Criar Home Page é necessário informar um login e uma senha de acesso, pois estas opções são restritas apenas para as escolas registradas no NetEscola. As demais seções são abertas para todos os internautas. 

O Ambiente para a Criação de Páginas

 

Partimos do princípio de que a maioria das escolas não tem intimidade com programação Internet, e sendo assim, criamos editores interativos, com recursos de "Ajuda", para que a criação de páginas aconteça de forma amigável. As escolas poderão criar suas próprias páginas através de modelos pré-elaborados com flexibilidade suficiente para uma possível personalização. 

O NetEscola possui dois editores de criação de páginas: o "Assistente de Criação" e o "Editor de HTML", onde as páginas são criadas de maneira interativa. 

Pelo "Assistente de Criação" o usuário precisa escolher um dos 4 modelos de páginas apresentados (figura 5.1) e preencher os dados solicitados, como Título, Textos, Imagens e Links. As páginas são criadas com o formato do modelo selecionado e o aplicativo gera automaticamente o código HTML, porém este código poderá ser modificado posteriormente conforme o usuário desejar. 

Utilizando o "Editor de HTML" o usuário pode criar sua própria estrutura de página, através das opções disponíveis para inserir texto, imagens, tabelas, links, marcadores e numeração (figura 5.2). Da mesma forma como ocorre na opção "Assistente de Criação", faz-se necessário somente preencher os dados solicitados e o aplicativo gera automaticamente o código HTML.

Desta forma as escolas podem optar por um destes editores e criar as páginas sem necessitar de grande conhecimento de programação Internet. 

As escolas que preferirem criar páginas mais elaboradas poderão utilizar qualquer outro editor, como por exemplo FrontPage, Flash ou Dreamweaver, e apenas transferir os arquivos para o servidor do NetEscola. Neste caso é utilizado o "Gerenciador de Arquivos", onde também é feita toda a administração do site da escola. 

Ainda no ambiente de criação de páginas as escolas encontrarão as seções "Tutoriais" e "Downloads". 

Em "Tutoriais" são colocados apostilas, artigos a respeito de HTML e assuntos relacionados à criação de páginas.

Em "Dowloads" estarão softwares freeware ou shareware que não precisam de licença e que poderão auxiliar as escolas no processo de criação de páginas. 

Este é o ambiente dedicado às escolas registradas no NetEscola onde elas encontrarão mecanismos e facilidades para construirem suas páginas. 

Conclusão

 

O NetEscola possibilita, através dos editores de criação de páginas, que mesmo escolas sem muita intimidade com programação Internet possam construir páginas disponibilizando as informações que julgarem necessárias. 

Com o serviço de hospedagem as páginas criadas são armazenadas gratuitamente no provedor oficial do Governo do Estado, a CELEPAR. 

Através das contas de e-mail as escolas têm um canal de comunicação com outras escolas, com a SEED e com a sociedade em geral, o que representa um grande ganho, pois é mais uma forma de trocar experiências, desenvolver pesquisas em parceria com pessoas geograficamente distantes. 

Desta forma, o NetEscola é uma ferramenta que contribui para a socialização da informação, inserindo as escolas estaduais do Paraná na era da Internet, aproximando alunos, pais, professores, diretores, funcionários, sociedade e escolas, quebrando barreiras geográficas.

Figura 5.1

Figura 5.2