Nossa história é antiga...

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro


O Bate Byte está de aniversário de 3 anos, mas ele é apenas o último de uma série de publicações que existiram na CELEPAR. Venha conosco, vamos a um passeio no tempo.

Tudo começou em 1978, com o INFORME DA DIEST. A DIEST era a divisão de estudos, um setor vinculado ao antigo Departamento de Manutenção de Sistemas (DEMAN). Aliás, junto com a história dos informativos, poderíamos montar outra com os diversos organogramas que esta Empresa já teve nos últimos anos. Dariam um livro e tanto.

Era o início da reserva de mercado, e os primeiros números deste informe trataram justamente do que era novidade na época. Lembro-me de ter escrito um artigo louvando a excelência de um Cobra 400 (máquina multiusuário, com 8 terminais e 64Kb de memória, para os 8 compartilharem entre si).

Falávamos de SIDS, LABOS, EDISAS, bem como dos softwares de mainframe que eram importantes na época, como CICS release 1.3 (lançamento da programação a nível de comando), IIS (Instructional Information System), VSAM, APL (este o único que continua sendo uma novidade).

Foram mais de 20 números, e quando a DIEST acabou, sendo absorvida pela DISOF, ele passou a circular como INFORME DA DISOF. Aqui foram mais 20 e tantos números, tendo o último circulado em setembro de 81.

Nessa altura, estávamos montando a Sala de Clientes (que foi como se chamou a nossa primeira estrutura tipo CI. E logo vieram as "notícias de auto serviço", boletim orientado aos clientes. Como curiosidade, ele era impresso em papel vermelho, que era para chamar a atenção. Também este informativo acabou (em setembro de 1983) quando se encerraram as atividades da SCL.

Em 84, começaram a ser organizadas as atividades do Centro de Informações da CELEPAR (agora com este nome). Junto com ele nasceram 3 publicações: Informação e Soluções, publicado em conjunto com a DIDOB, destinado ao público interno, e que teve 10 edições; Cadernos do CI, contendo publicações e apostilas geradas no CI e utilizadas em cursos, que teve 30 exemplares, e o CI Informa. Este último tinha o seu formato especial: não era reproduzido em copiadoras, e sim impresso um a um em impressoras matriciais, de última geração (um estouro, para a época). Foram 39 números, de março de 86 a janeiro de 1990.
Nesse intervalo, existiram publicações de nomes diferentes, mas sempre editadas pela biblioteca e com a finalidade de divulgar o acervo (Informativo SEDOC, 78/79, 4 números; Informativo CDB, 89/92, 5 números).

Quando o Centro de Informações foi extinto, em seu lugar nasceu a DISUD (Divisão de Suporte ao Desenvolvimento) e nós descobrimos o "pulo do gato". Atrelando a publicação a um determinado órgão da empresa, nós praticamente o condenávamos à morte, toda vez que este setor tivesse o mesmo fim.

Daí, fizemos uma rápida enquete, entre os interessados, buscando escolher um nome que nada tivesse a ver com a DISUD. Ganhou "BATE BYTE", sugestão do colega Mayer.
Providência das mais acertadas, pois logo a DISUD foi extinta, nascendo em seu lugar a GPT, Gerência de Prospecção Tecnológica, que é hoje quem edita o BB.

Esperamos ter traçado um pequeno panorama do que foram as atividades de divulgação nos últimos 15 anos. Esperamos ter o mesmo pique e a mesma confiança dos leitores para os próximos 15.