Notas: Código Aberto

Expresso na Caixa...

 

O sistema de correio eletrônico, catálogo de endereços e agenda “Expresso Livre”, poderá ser adotado em breve pela Caixa Econômica Federal (CEF). Diretores e técnicos da Caixa estiveram na Celepar para conhecer as funcionalidades do sistema e ficaram bastante entusiasmados com o Expresso. A definição deverá ser sair em breve.

e na Câmara

Também a Câmara Municipal de Curitiba deverá adotar o Expresso. Técnicos do legislativo municipal estão sendo treinados para efetuar a instalação e a configuração dos pacotes do sistema. Para autenticação de usuários deverá ser utilizado o banco de dados LDAP. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Informática em Sistemas Computacionais Baseados em Software Livre, que ficará responsável pela transferência de conhecimentos para os técnicos do Legislativo.

Hospitais do Paraná terão sistema em software livre

O Hospital da Polícia Militar de Curitiba será a primeira instituição pública do Paraná a contar com um sistema de gestão hospitalar desenvolvido em software livre. Para isso, a Celepar está firmando convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a primeira e única instituição brasileira que utiliza o sistema Care 2x-BR, o mesmo que será instalado nos hospitais públicos do Paraná. Desenvolvido originalmente na Alemanha, o sistema integra diversas aplicações de organização hospitalar, com informações e controles administrativos, de serviços médicos, agendamentos, calendários, prescrições, prontuários, exames, ocupação de quartos e leitos, utilização de equipamentos, gestão de pessoal, com a integração de hospitais, centros de saúde, laboratórios e consultórios médicos. O Care 2x-BR é baseado em um framework projetado para suportar aplicações de telemedicina. Sua arquitetura é composta de módulos com tecnologia voltada à Internet e programas de código aberto e suporta conexões de redes comuns e sem-fio (padrões Ethernet, TCP-IP e Wi-Fi). As padronizações para a Internet permitem o uso de web-Readers e de outras ferramentas para pessoas que utilizam acessórios especiais. O sistema também possui características para aplicação em vários idiomas, o que permite sua distribuição no mundo inteiro. O projeto deverá contar com a participação do Ministério do Planejamento que financiará bolsas de estudos para treinamento de pessoal.

Observatório Ibero-Americano para o Conhecimento Livre

Com o objetivo de expandir informações sobre o uso de tecnologia e promover o intercâmbio de iniciativas nessa área, especialmente sobre o uso e desenvolvimento do software livre, representantes governamentais de diversos países assinaram acordo para a criação do Observatório Ibero-Americano para o Conhecimento Livre. A assinatura ocorreu durante o Encontro Internacional sobre Conhecimento Livre e a II Conferência Internacional de Software Livre, ocorrido em Mérida na Província de Extremadura (Espanha). O Governo do Paraná, um dos signatários do acordo, foi representado pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni.

Além do Governo do Paraná, assinaram o acordo de cooperação representantes dos governos de Extremadura (Espanha), Argentina, Uruguai (Junta Departamental de San Jose), República Dominicana, Ministério da Ciência e Tecnologia da Venezuela, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Local e Regional da Colômbia, Escritório de Cooperação Internacional do Peru e governos do México e do Panamá.

Segurança: Sergipe adota sistema do PR

Desenvolvido pela Celepar para a Secretaria de Segurança do Paraná, o sistema Boletim de Ocorrência Policial está sendo utilizado pelo Governo de Sergipe. Para isso, a Celepar disponibilizou todos os códigos-fontes e demais aplicativos para uso da Agência de Tecnologia e Informação de Sergipe. O sistema estabelece rotinas para criação, impressão, cancelamento e complementação do Boletim de Ocorrência e do Termo Circunstanciado de Infração Penal. Além disso, possui outras funcionalidades importantes como pesquisas, consultas, estatísticas, cadastro de tabelas, entre outras funcionalidades. O repasse do sistema foi feito através de convênio com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP), que tem incentivado o compartilhamento de soluções entre os Estados. Em Sergipe, o sistema será implantado nas 95 delegacias policiais do Estado, começando pelas 60 principais que já estão interligadas por rede.

Relatórios auxiliam no combate a aftosa

Para impedir quer a febre aftosa entrasse em seu território, o Paraná contou com o apoio da Celepar que disponibilizou à Secretaria da Agricultura e ao Ministério da Agricultura, desde que foram encontrados focos da doença em Mato Grosso do Sul, relatórios de todos os animais suscetíveis à doença e dos produtos de origem animal oriundos daquele Estado vizinho nos últimos meses. Inicialmente foram gerados relatórios dos animais que saíram do Paraná a partir do final de outubro com destino a outros estados, especialmente para São Paulo. Estas informações foram fundamentais para a campanha nacional de vacinação que iniciou recentemente.

Modelo de migração e capacitação

A Secretaria de Educação do Paraná (SEED) é exemplo de migração e capacitação em software livre. Desde 2003 a SEED capacitou mais de 500 professores e funcionários da capital e do interior. Os treinamentos desenvolvidos pela Celepar continuam com uma média de 200 professores/mês que, por sua vez, reproduzem os conhecimentos a outros colegas. O programa de treinamento compreende a capacitação em Linux, OpenOffice.org.br, Mozilla Firefox e Expresso Livre.

O setor educacional do Paraná conta com vários projetos desenvolvidos em software livre, entre eles o Paraná Digital, Portal Dia-a-Dia Educação, Sistema de Registro Escolar, Consulta Escola, SEED em Números, Projeto Multiterminal, Fera, Expresso Livre, sítios dos Jogos Colegiais, Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Jogos Universitários, Fundepar e Conselho Estadual de Educação. O Projeto Paraná Digital atenderá todas as 2.100 escolas da rede estadual com a instalação de 44 mil estações multiterminais, todas com software livre.

Informática na Penitenciária

Durante as comemorações de seu centenário, a Prisão Provisória de Curitiba (Presídio do Ahu) inaugurou uma escola de informática que atende tanto a população carcerária como os funcionários da unidade. Para a implantação do laboratório, a Secretaria da Justiça fez parcerias com o Banco do Brasil, que fez a doação dos computadores, e com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), responsável pela instalação dos programas e pelo treinamento dos usuários. O laboratório conta com um servidor e 10 estações equipadas com softwares livre (sistema operacional Linux e programa de escritório Open Oficce). Incialmente, os cursos para detentos e funcionários estão sendo ministrados por técnicos da própria Penitenciária Central de Curitiba e da Celepar.

LinuxWorld chega ao Brasil em 2006

Inserindo definitivamente o Brasil na rota dos mercados mais promissores para a linguagem aberta, o LinuxWorld Conference & Expo faz sua estréia no país em maio de 2006, em São Paulo. Esta será a primeira edição do evento, que já está presente em 15 países, na América do Sul.

Comunidade virtual Linux

A IBM vai reunir em uma comunidade virtual os desenvolvedores de Linux no Brasil. Batizada de projeto OpenPower, a iniciativa acontece simultaneamente nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão e, agora, no Brasil. Ao fazer parte do Projeto OpenPower, os desenvolvedores podem investigar e explorar suas aplicações com plataformas de servidores Linux, pois terão acesso remoto direto e gratuito, via SSH, aos mais recentes servidores OpenPower baseados em processadores POWER5. Além disso, estão disponíveis fóruns de discussão, notícias e tutoriais.

O cadastro no projeto é gratuito e deve ser feito no site www.openpowerproject.org/br.

Cooperação educacional

Os governos do Paraná e da Província de Extremadura assinaram acordo recentemente para troca de tecnologia de informação na área educacional. Apesar de ser uma das regiões mais pobres da Espanha, Extremadura é conhecida por seu alto nível de desenvolvimento de sistemas educacionais baseados em software de código aberto. O Paraná, por sua vez, possui um dos portais mais conceituados nessa área, o "Dia-a-Dia Educação", da Secretaria da Educação, que além de permitir que a população acompanhe a situação e a gestão das escolas, serve também para o aprimoramento do currículo escolar. Através do acordo de cooperação, Paraná e extremadura deverão disponibilizar seus sistemas para uso mútuo.

Sistema agiliza confecção de identidade

Em fase de implantação, o sistema de requerimento eletrônico desenvolvido pela Celepar está agilizando o processo de confecção e distribuição das carteiras de identidade em todo o Paraná. O programa permite que todos os dados necessários para a carteira sejam transmitidos via on-line de qualquer lugar do Estado. Com isso, o prazo para a entrega do documento, que antes eram de 30 dias para a capital e 60 dias para o interior, foram reduzidos para 5 e 10 dias, respectivamente.