Notebooks! eles estão chegando!

Autor: Dante Carlos Antunes

Enquanto circulava pelos corredores da Feira de Informática, um fato me chamou bastante atenção. Em vários estandes, lá estavam eles, leves, pequenos, portáteis, despretensiosamente exibindo animações através do seu display VGA, como querendo dizer “breve teremos um encontro marcado”. Estou falando dos NOTEBOOK COMPUTERS.

Ao vê-los, minha imaginação voou para o futuro. Vislumbrei uma empresa de prestação de serviços em informática onde cada analista e programador teria um desses equipamentos à sua mão, que estaria conectado a uma rede SEM FIOS, através de algo parecido com a telefonia celular. Quando o técnico chegasse para mais um dia de trabalho, abriria a sua gaveta, apanharia o notebook e ligaria.... Pronto! Teria acesso ao mainframe, à rede de micros, às impressoras e a todos os outros recursos existentes na empresa. E isto tudo sem precisar plugar qualquer equipamento!

Nesse meu sonho, o notebook poderia ser levado a qualquer local dentro das dependência da empresa e, ainda assim, continuaria conectado à rede. Alguns, mais fanáticos, teriam o impulso de até levá-lo para o banheiro quando estivessem concentrados em um serviço interessante que não quisessem interromper.

Fico antevendo as possibilidades de um ambiente com esta flexibilidade.... É bom provável que se torne uma realidade dentro dos próximos cinco anos.

Convido-o a imaginar comigo!